Redes sociais: Manifestações livres sobre qualquer assunto

Por: Leno F. Silva

 

Nesses tempos em que as redes sociais invadem a vida de todos nós é impossível não reconhecer que esse instrumento de comunicação e de “relacionamentos” mais ajuda do que atrapalha.

No último mês de 2012 acompanhei centenas de mensagens publicadas democraticamente dos mais diversos cantos do Brasil e do mundo. Teve de tudo e isso é muito bom, porque um “post” expõe, para a rede de amigos, opiniões,
posicionamentos, visões, ou simplesmente simpatia ou discordância por inúmeros assuntos os quais nos deparamos no dia a dia.

E os três verbos milagrosos “curtir”, “comentar” e “compartilhar”, podem transformar um singelo conjunto de palavras em sucesso de audiência, tema de debate ou até instigar o seu aprofundamento em outros lugares mais apropriados.

Por meio do facebook aquela timidez em se manifestar publicamente fica atenuada e apenas um clique permite
romper barreiras que, às vezes, são intransponíveis pelos caminhos mais tradicionais, como a busca de um apoio psicológico, por exemplo, para resolver problemas de introspecção excessiva.

Mas é preciso ter calma porque a virtualidade dessa rede social não substitui a vida de fato, nem os contatos de carne e osso, olho no olho; nem o diálogo propositivo e tantas outras expressões imprescindíveis para a construção de relações que alimentam a beleza que é viver e fomentar encontros, principalmente os que ocorrem por meio de escolhas conscientes, sinceras e com total liberdade de ação.

Se a catarse dos “posts” reflexivos, inspiradores, e aqueles que transmitem visões otimistas e melhores de mundo instigar, ao menos, o autodesenvolvimento dos milhões de amigos que frequentam o espaço virtual talvez, no futuro, seja possível promover uma grande revolução humana e, quiçá, a instituição e a prática de novos parâmetros de comportamento e de convivência, visto que a mudança publicada com certa facilidade no facebook começa e se constitui, de fato, em cada um de nós. Por aqui, fico. Até a próxima.

 

 

 

+ sobre o tema

Que escriba sou eu?

Tenho uma amiga que afirma que a gente só prova...

Em carta a Dilma, MPL lembra de índios e pede diálogo com movimentos sociais

Convidado para reunião com a presidenta, Passe Livre pediu...

Vox/Band/iG: Dilma cai de 56% para 54%

Candidata petista varia para baixo pela primeira vez dentro...

Movimento negro cobra auxílio emergencial de R$ 600 e vacina para todos pelo SUS

Nesta quinta feira (18), a Coalizão Negra por Direitos,...

para lembrar

LITERATURA: 5º FAN 2009

OMO-OBA: HISTÓRIAS DE PRINCESAS Kiusam Oliveira OS NOVES...

Chomsky: “Crescimento da extrema-direita é consequência do neoliberalismo”

Em seminário realizado em SP, filosófo estadunidense alerta: a...

Combate à desigualdade exige mudanças estruturais

Oxalá em 2012 haja maior participação popular nas mobilizações...

Produção de Madonna cancela encontro com AfroReggae, diz coordenador

Fonte: Folha OnLine-O coordenador da ONG AfroReggae, José Júnior,...

Fim da saída temporária apenas favorece facções

Relatado por Flávio Bolsonaro (PL-RJ), o Senado Federal aprovou projeto de lei que põe fim à saída temporária de presos em datas comemorativas. O líder do governo na Casa, Jaques Wagner (PT-BA),...

Morre o político Luiz Alberto, sem ver o PT priorizar o combate ao racismo

Morreu na manhã desta quarta (13) o ex-deputado federal Luiz Alberto (PT-BA), 70. Ele teve um infarto. Passou mal na madrugada e chegou a ser...

Equidade só na rampa

Quando o secretário-executivo do Ministério da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Cappelli, perguntou "quem indica o procurador-geral da República? (...) O povo, através do seu...
-+=