terça-feira, outubro 4, 2022
InícioEm PautaRedes sociais: Manifestações livres sobre qualquer assunto

Redes sociais: Manifestações livres sobre qualquer assunto

Por: Leno F. Silva

 

Nesses tempos em que as redes sociais invadem a vida de todos nós é impossível não reconhecer que esse instrumento de comunicação e de “relacionamentos” mais ajuda do que atrapalha.

No último mês de 2012 acompanhei centenas de mensagens publicadas democraticamente dos mais diversos cantos do Brasil e do mundo. Teve de tudo e isso é muito bom, porque um “post” expõe, para a rede de amigos, opiniões,
posicionamentos, visões, ou simplesmente simpatia ou discordância por inúmeros assuntos os quais nos deparamos no dia a dia.

E os três verbos milagrosos “curtir”, “comentar” e “compartilhar”, podem transformar um singelo conjunto de palavras em sucesso de audiência, tema de debate ou até instigar o seu aprofundamento em outros lugares mais apropriados.

Por meio do facebook aquela timidez em se manifestar publicamente fica atenuada e apenas um clique permite
romper barreiras que, às vezes, são intransponíveis pelos caminhos mais tradicionais, como a busca de um apoio psicológico, por exemplo, para resolver problemas de introspecção excessiva.

Mas é preciso ter calma porque a virtualidade dessa rede social não substitui a vida de fato, nem os contatos de carne e osso, olho no olho; nem o diálogo propositivo e tantas outras expressões imprescindíveis para a construção de relações que alimentam a beleza que é viver e fomentar encontros, principalmente os que ocorrem por meio de escolhas conscientes, sinceras e com total liberdade de ação.

Se a catarse dos “posts” reflexivos, inspiradores, e aqueles que transmitem visões otimistas e melhores de mundo instigar, ao menos, o autodesenvolvimento dos milhões de amigos que frequentam o espaço virtual talvez, no futuro, seja possível promover uma grande revolução humana e, quiçá, a instituição e a prática de novos parâmetros de comportamento e de convivência, visto que a mudança publicada com certa facilidade no facebook começa e se constitui, de fato, em cada um de nós. Por aqui, fico. Até a próxima.

 

 

 

Artigos Relacionados
-+=
PortugueseEnglishSpanishGermanFrench