A certeza da impunidade: Danilo Gentilli manda tirar vídeo que o denunciava de racismo no Youtube

Danilo Gentilli manda tirar vídeo do PSTU do Youtube

Do site do PSTU

Vídeo denunciava racismo de apresentador, que perguntou “quantas bananas você quer pra deixar essa história pra lá” a ativista do movimento negro

Vídeo foi retirado a mando de Gentili, segundo Youtube

Um vídeo que denunciava as piadas racistas do “comediante” Danilo Gentilli, postado no Youtube peloPortal do PSTU, foi retirado do ar nesta quinta-feira.

Segundo a notificação do Youtube, o vídeo foi retirado devido a reivindicações de direitos autorais de Gentilli. “Recebemos reivindicações de direitos autorais sobre o material que você enviou, como segue: o de Danilo Gentili sobre o vídeo “Quantas bananas vc quer pra deixar essa história pra lá?”, afirma o comunicado do Youtube.

Quantas bananas você quer?
O vídeo publicado pelo Portal do PSTU trazia uma entrevista com Thiago Ribeiro, jovem negro de 29 anos que, recentemente, denunciou Gentilli por suas piadas de explícito conteúdo racista. Cansado das piadas sem graça do “comediante”, Thiago Ribeiro postou no Youtube um vídeo com uma coletânea de piadas racistas de Gentili. O vídeo obteve 800 visualizações, inclusive uma visualização do próprio Gentili, que conseguiu tirar o vídeo do Youtube por meio da cláusula de uso de imagem.

Através do seu perfil no Twitter, Thiago interpelou Gentili sobre a proibição do vídeo. A resposta de Gentilli foi pra lá de desprezível: “vamos esquecer isso… Quantas bananas você quer pra deixar essa história pra lá?”, escreveu o comediante em seu Twitter. Na sequência, muitos seguidores de Gentilli desataram ataques racistas contra Thiago. Todos eles, inclusive Gentilli, foram denunciados por crime de racismo ao Ministério Público de São Paulo e à Polícia Federal sobre o ocorrido. Também foi realizado um Boletim de Ocorrência na Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania e na Delegacia de Crimes Raciais e Delitos de Intolerância.

Gentilli se utilizou do mesmo expediente para retirar, do youtube, a entrevista de Thiago ao Portal do PSTU. Em três dias de exibição, a entrevista já tinha sido visualizada por mais 4.100 usuários.

Como se não bastasse, para defender suas piadas racistas, Gentilli se apóia no direito à “liberdade de expressão”. O que só pode ser uma piada de mau gosto do “comediante” que não tem o menor escrúpulo em censurar qualquer crítica a algo que mais do que uma simples piada: é crime, tipificado em lei.

Se você ainda não viu o vídeo, assista aqui sua nova versão. Agora, com a censura imposta por Gentilli.

Fonte: Maria Frô

+ sobre o tema

Migrações negras no pós-abolição do sudeste cafeeiro (1888-1940)

O presente artigo tem por objetivo analisar o processo...

Racismo, miscigenação e casamentos interraciais no Brasil

Quando escrevo sobre racismo no Brasil, muitos leitores (em...

Sete em cada 10 admitem diferença de tratamento para negro e branco

Cerca de 125 milhões de brasileiros reconhecem o tratamento diferente...

Quem é racista o ano todo também é racista no Carnaval; a diferença é que usa fantasia

por Eliano Jorge no Terra Já não são tão habituais...

para lembrar

Perseguida, única negra em concurso de beleza diz: “Represento os pretos!”

A foto acima traz as candidatas participantes do Concurso...

Livro mostra como os bailes de soul ajudaram a construir o movimento negro brasileiro

Jovens cariocas aprenderam, dançando, o beabá do empoderamento. (foto:...

PM afasta 12 policiais por morte de rapaz que aguardava entrega de lanche em favela de SP

Imagens de câmera de segurança contrariaram versão dos oficiais....
spot_imgspot_img

Aquela que volta

Eu tive grandes sortes este ano, encontros até prováveis, mas quase impossíveis. Um deles foi dividir o mesmo espaço-tempo e palco com Leda Maria...

Aqui tem preto?

As barreiras raciais e as sociais andam intrinsecamente juntas. Além da rejeição pela cor, a origem humilde —ou até mesmo de classe média— pode inviabilizar a...

Gaviões da Fiel desliga Ana Paula Minerato após acusação de racismo contra cantora negra

A modelo e musa da Gaviões da Fiel Ana Paula Minerato foi desligada de todas as atividades da escola de samba da torcida organizada...
-+=