A desinformação dos manifestantes que foram à Avenida Paulista no último domingo

Pesquisa feito com 571 pessoas que compareceram ao protesto aponta que mais da metade entende que o PCC é um “braço armado do PT” e que Lulinha, o filho do ex-presidente Lula, é sócio da Friboi

Por Guilherme Franco, da Revista Fórum 

Um levantamento realizado com os manifestantes que foram à Avenida Paulista no último domingo (12) para protestar contra o governo da presidenta Dilma Rousseff (PT) mostrou que entre discursos de ódios e xingamentos, a desinformação política é evidente na maioria das pessoas que foram ao protesto.

O levantamento, coordenado pela professora de Relações Internacionais da Unifesp Esther Solano e pelo filósofo Pablo Ortellado, da Universidade de São Paulo (USP), teve o objetivo de analisar a confiança no sistema político e as fontes de informação.

As respostas das 571 entrevistas com manifestantes maiores de 16 anos, feitas entre 13h30 e 17h30, apontam que 64% acreditam que o PT quer implantar um regime comunista no Brasil e que 71% acham que Lulinha, o filho do ex-presidente Lula, é sócio da Friboi.

Outros dados também chamam a atenção. Cerca de 53% das pessoas entendem que a facção criminosa Primeiro Comando da Capital (PCC) é um braço armado do PT. Para 56%, o Foro de São Paulo quer criar uma ditadura bolivariana no Brasil. Sobrou até para os haitianos. Para 42,6% dos entrevistados, o PT trouxe 50 mil haitianos para votar na Dilma nas últimas eleições.

No que diz respeito à confiança em comentaristas políticos, a jornalista Rachel Sheherazade é a primeira colocada, com 49,40% dos votos. Em seguida, aparece o colunista da revista VejaReinaldo Azevedo, com 39.60%.

Já os políticos que mais receberam a confiança dos entrevistados foram Geraldo Alckmin (29%), José Serra (23,8%), Aécio (22,6%) e Jair Bolsonaro (19,4%).

Leia aqui a íntegra da pesquisa.

Foto: Paulo Pinto/Fotos Públicas

+ sobre o tema

EUA se abstêm pela primeira vez em voto na ONU contra embargo a Cuba

Pela primeira vez, os Estados Unidos se abstiveram de...

Leonardo Boff: Dez lições da crise brasileira

Toda crise acrisola, purifica e faz madurar. Que lições...

Abolicionismo do século 21

Por: Edson França Completamos no dia 13 de...

Cornel West: Goodbye, American neoliberalism. A new era is here

Trump’s election was enabled by the policies that overlooked...

para lembrar

Lewis Hamilton posta vídeo a favor de manifestações contra Bolsonaro

O heptacampeão britânico de F1, Lewis Hamilton, postou um...

Um lugar onde homem não entra

Nas manifestações de junho, uma quantidade sem fim de...

Manifestações contra Bolsonaro são marginalizadas pela mídia brasileira

Apesar da mobilização de milhares de pessoas em mais...

Manifestantes “decapitam” estátua de Cristóvão Colombo nos Estados Unidos

O navegador genovês Cristóvão Colombo, descrito em muitos livros...

Na ONU, organizações brasileiras alertam sobre os riscos de ampliar definição de terrorismo

Seis ONGs brasileiras pediram nesta terça-feira (14) que o Conselho de Direitos Humanos da ONU questione o Brasil sobre projetos de lei que ampliam a...

Mais de 12 mil pessoas já manifestaram apoio a vereador de Curitiba ameaçado de cassação

Desde o dia 5 de fevereiro, quando participou do ato por justiça a Moïse Kabagambe, o vereador Renato Freitas (PT) sofre uma série de ataques e é...

Manifestantes fazem atos contra Bolsonaro e a favor da vacina

Manifestantes foram às ruas na manhã deste sábado (19) em diversas cidades do País em protesto contra o governo do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) e...
-+=