A emergência dos negros franceses – “Noirs”

A emergência dos negros franceses – “Noirs”

 

Negro britânico, zwart e afro-alemão é algo muito normal de se dizer quando não se é francês.  No entanto, até recentemente, dizer na França “noirs” ou “negros”  significava procurar encrenca.  Recentemente os negros na França se deram conta de que viviam numa condição em que o mantra da igualdade, um dos princípios fundadores da República, para eles não funcionava.  O historiador negro francês Pap Ndiaye escreveu um livro sobre o problema, intitulando-o “La condition noire”, “A condição negra”. .

Ndiaye explica, numa entrevista, o que significa esta condição: “A condição negra, na França, é uma maneira de sentir-se francês, ao mesmo tempo em que se é considerado como não francês.  Se você for negro, a maioria das pessoas, em Paris, lhe perguntará de onde é que você vem.  É um jeito de lhe dizer: você deve ser de um outro lugar.  Você não deve ser francês”.

Veja outros vídeos como este em www.truveo.com

Pap Ndiaye, historiador francês e professor associado da Escola de Altos Estudos em Ciências Sociais, em Paris, chamou ampla atenção para o corrente debate sobre a diversidade e a representação, na França, com seu livro “La condition noire: essai sur une minorité française’ ,”A condição negra: ensaio sobre uma minoria francesa”. Ndiaye (1965) tem pai senegalês e mãe francesa. .

Pap Ndiaye é membro do Le Capdiv, Le Cercle d’Action pour la Promotion de la Diversité en France (Círculo de Ação para a Promoção da Diversidade na França).

Leia:

Black Worlds University

Le Cran

Leia mais:

Esta introdução explica os antecedentes franceses.

Até recentemente, categorias raciais e étnicas eram oficialmente um tabu na França, embora circulassem camufladamente e com amplitude na mídia e no discurso político sobre a “integração” de minorias de imigrantes.  Em anos recentes, homens e mulheres de cor começaram a se mobilizar como “noirs” (negros) de um modo até então sem precedentes na França.  Pap Ndiaye argumenta que a invisibilidade oficial dos negros franceses, mais do que ser a consequência lógica e pacífica de sua integração à sociedade francesa, pode ser analisada como consequência de processos discriminatórios.

No nível acadêmico, a situação é um tanto semelhante.  Na França, existem publicados mais livros e artigos sobre afro-americanos do que sobre povos afro-franceses ou afro-caribenhos.  Com efeito, a história afro-americana é um campo de estudos bem estabelecido na França.  Em contraste, estudos sobre imigrantes africanos, estudantes africanos, funcionários públicos de Guadalupe etc., são raros e não existe praticamente nada sobre os “negros franceses”, como se isto não possuísse legitimidade ou significado para descrever situações sociais passadas e contemporâneas.

A situação muda lentamente, na medida em que mais e mais franceses se dão conta da existência de uma apreciável minoria negra, com problemas e necessidades específicas.  O professor Ndiaye estuda as razões pelos quais esta história foi tão negligenciada, enfatizando motivos ideológicos, políticos e acadêmicos.  Ele discute também a legitimidade do conceito de “negros franceses” e analisa a recente ascensão de organizações negras na França.

Tradução: Carlos Eugênio Marcondes de Moura

+ sobre o tema

Concurso unificado: saiba o que o candidato pode e não pode levar

A 20 dias da realização do Concurso Público Nacional...

Estudo mostra que escolas com mais alunos negros têm piores estruturas

As escolas públicas de educação básica com alunos majoritariamente...

Show de Ludmilla no Coachella tem anúncio de Beyoncé e beijo em Brunna Gonçalves; veja como foi

Os fãs de Ludmilla já estavam em polvorosa nas redes sociais...

Geledés faz em Santiago evento paralelo para discutir enfrentamento ao racismo nos ODS

Geledés - Instituto da Mulher Negra realiza, de forma...

para lembrar

Mackenzie expulsa estudante que gravou vídeo armado e ameaçou matar negros

Pedro Baleotti, eleitor de Jair Bolsonaro, divulgou um vídeo...

Urban Outfitters é acusada de racismo

Mais uma da Urban Outfitters! Depois de ser processada...

Shopping de área nobre de SP quer apreender crianças de rua e entregar para PM

Estabelecimento no bairro de Higienópolis, uma das regiões mais...
spot_imgspot_img

Quanto custa a dignidade humana de vítimas em casos de racismo?

Quanto custa a dignidade de uma pessoa? E se essa pessoa for uma mulher jovem? E se for uma mulher idosa com 85 anos...

Unicamp abre grupo de trabalho para criar serviço de acolher e tratar sobre denúncias de racismo

A Unicamp abriu um grupo de trabalho que será responsável por criar um serviço para acolher e fazer tratativas institucionais sobre denúncias de racismo. A equipe...

Peraí, meu rei! Antirracismo também tem limite.

Vídeos de um comediante branco que fortalecem o desvalor humano e o achincalhamento da dignidade de pessoas historicamente discriminadas, violentadas e mortas, foram suspensos...
-+=