A escola que reproduz o racismo e a exclusão: desempenho dos alunos está relacionado à segregação racial

Em geral, o desempenho dos alunos é influenciado pela proporção de brancos e negros no ambiente escolar? A partir desta pergunta, uma pesquisa realizada na Faculdade de Administração, Economia e Contabilidade de Ribeirão Preto (FEARP) da USP analisou a questão da segregação racial nas escolas de ensino fundamental.

Pesquisa da FEARP revela que desempenho dos alunos está relacionado à segregação racial

Por Lucas Rodrigues USP Online

A pesquisa, que em breve deve ser publicada em um periódico da área, mostrou que sim, a segregação tem peso no rendimento escolar dos alunos negros, em particular no caso de escolas em que são a minoria na sala de aula.

O estudo, coordenado pelo professor Luiz Scorzafave, foi iniciado em 2009 pelo então pós-graduando Roberto Manolio Valladão, em trabalho para um projeto da FEARP chamado “Observatório da Educação”, e procurou em exemplos internacionais uma maneira de desenvolver sua metodologia de investigação.

Censo escolar e Prova Brasil

Para fazer a análise dessa situação, foram consultadas informações do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), um órgão oficial do Ministério da Educação. “Houve um trabalho intenso com a base de dados do Inep”, afirma Scorzafave.

Dessa fonte, foram considerados os números do censo escolar, para identificar a quantidade de alunos brancos e negros em cada escola, e da Prova Brasil, para estabelecer o desempenho dos estudantes nos diferentes municípios. A partir daí, avaliou-se a relação entre essas informações. “Fizemos um cruzamento de dados”, diz o professor.

A escola que reproduz o racismo e a exclusaoAlém disso, foram analisados casos isolados. Nesse sentido, foram escolhidos alunos brancos e negros que possuíam características socioeconômicas semelhantes, como a escolaridade dos pais, condições de habitação e financeira, entre outros. No final de todo o processo, foi criado um índice de segregação para facilitar a classificação de cada escola. Quanto maior o número, maior é a presença de segregação no ambiente escolar.

Gráfico mostra que a diferença entre notas de brancos e negros é mais acentuada onde a desproporção númerica de alunos negros e brancos é maior

Segregação

De acordo com o professor, a ideia de realizar um estudo sobre o assunto surgiu da necessidade de descobrir se o desempenho dos alunos é afetado em um ambiente segregado. A teoria era a de que fatores como preconceito e sentimento de deslocamento influenciavam nas notas dos alunos. Além disso, ele acrescenta que não existiam muitos trabalhos que abordassem esse tema. “Havia muito pouco critério de descriminação no ambiente brasileiro”.

Segundo ele, os resultados da pesquisa demonstram que, em escolas onde a grande maioria dos estudantes é formada por brancos ou negros, em relação a colégios em que a quantidade de alunos dos dois grupos é mais homogênea, a diferença entre as notas é maior. Os dados analisados são de 2005 e englobam as instituições de ensino fundamental de todas as cidades do estado de São Paulo.

Para o professor, a função do estudo não é chegar a uma conclusão, mas sim “levantar uma discussão sobre a importância desse problema social”, que ele acredita estar sendo deixado em segundo plano. Da mesma forma, atenta para o fato de que a pesquisa pode dar início a uma investigação mais profunda a respeito das causas que levam a esse resultado e de políticas públicas que o governo possa adotar para diminuir essa disparidade.

Fonte: Maria Frô

+ sobre o tema

Os Estados e a universidade pública

Por: PAULO GABRIEL SOLEDADE NACIF   A rede de...

Estudantes protestam contra adoção do Enem pela UFMG

Mais de mil alunos de cursinhos e escolas particulares...

Temática afro-brasileira terá publicação de obras didáticas para o Ensino fundamental

por: Ionice Lorenzoni   Estarão prontas este ano...

Pará e África unidos pela cultura

O olhar cinematográfico o acompanha desde a infância,...

para lembrar

Uso de meios digitais na educação pode melhorar aprendizagem

A inclusão de recursos digitais em salas de aula...

Candidato poderá desistir de vaga no Sisu; MEC institui lista de espera para sistema

Os candidatos que concorrem a vagas em instituições federais...

4,1 milhões de crianças e jovens estão fora da escola, diz MEC

Mais de 4,1 milhões de crianças e jovens em...

Dicas para lidar com o racismo na sala de aula

Não é fácil abordar a questão do racismo na...
spot_imgspot_img

Educação dos ricos também preocupa

É difícil imaginar o desenvolvimento de uma nação sem a participação ativa dos mais abastados. Aqueles que, por capricho do destino, nasceram em ambientes...

Inclusão não é favor

Inclusão não é favor. Inclusão é direito! Essa é a principal razão pela qual ações voltadas à promoção da equidade racial devem ser respeitadas, defendidas e...

Promessa de vida

O Relatório do Desenvolvimento Humano, divulgado nesta semana pelo Pnud, agência da ONU, ratificou a tragédia que o Brasil já conhecia. Foi a educação que nos...
-+=