“A escravatura é legítima”, dizia Fernando Pessoa. E cria polémica na CPLP

A Comunidade os Países de Língua Portuguesa pondera o nome de Fernando Pessoa para titular o Erasmus entre os países da organização.

Escritos de Fernando Pessoa parecem apoiar a escravatura aos 28 anos, mas especialistas consideram isso um “disparate” e “politização”.

A polémica sobre racismo e escravatura por parte de Portugal tem um novo caso: o poeta Fernando Pessoa. O seu nome foi escolhido para um programa semelhante ao Erasmus pela Comunidade os Países de Língua Portuguesa (CPLP) e a reação não se fez esperar: Protestos por parte de Angola.

O jornal Expresso das Ilhas, de Cabo Verde, fazia ontem notícia com esta nova polémica e questionava o facto de nenhuma personalidade do país ter criticado a escolha o poeta para o programa de intercâmbio académico dentro dos países da CPLP, organização sob a presidência rotativa de Cabo Verde.

Em causa estão afirmações racistas e favoráveis à escravatura por Fernando Pessoa feitas em escritos. Segundo o mesmo jornal cabo-verdiano, Pessoa terá dito aos 28 anos: “A escravatura é lógica e legítima; um zulu (negro da África do Sul) ou um landim (moçambicano) não representa coisa alguma de útil neste mundo.Civilizá-lo, quer religiosamente, quer de outra forma qualquer, é querer-lhe dar aquilo que ele não pode ter. O legítimo é obrigá-lo, visto que não é gente, a servir aos fins da civilização. Escravizá-lo é que é lógico. O degenerado conceito igualitário, com que o cristianismo envenenou os nossos conceitos sociais, prejudicou, porém, esta lógica atitude”.

Pessoa, alegadamente, não se fica por aqui e, refere a notícia, que um ano depois, em 1917, irá escrever: “A escravatura é a lei da vida, e não há outra lei, porque esta tem que cumprir-se, sem revolta possível. Uns nascem escravos, e a outros a escravidão é dada.”

Entre os críticos angolanos está Luzia Moniz, presidente da Plataforma para o Desenvolvimento da Mulher Africana, que se socorre a biografia do poeta, Fernando Pessoa: Uma (quase) autobiografia, de autoria de José Carlos Cavalcanti Filho, para acrescentar mais afirmações: “Ninguém ainda provou que a abolição da escravatura fosse um bem social” e também “Quem nos diz que a escravatura não seja uma lei natural da vida das sociedades sãs?”

Segundo o jornal Expresso das Ilhas, as afirmações de Luzia Moniz terão sido feitas em Lisboa na semana passada, na Assembleia da República, na cerimónia de abertura do ano da CPLP para a Juventude, na presença de “deputados, governantes dos Estados da CPLP, jovens, ativistas, intelectuais e académicos afrodescendentes, brasileiros, portugueses e africanos”. Entre o que a responsável disse na cerimónia está também a acusação de branqueamento do poeta: “Não sei se Pessoa é ou não bom poeta. Isso pouco interessa para o caso. A minha inquietação é o uso da CPLP para branquear o pensamento de um acérrimo defensor do mais hediondo crime contra a Humanidade: a escravatura”.

De acordo com a agência de notícias angolana, a Angop, a intenção de Portugal ao indicar o nome de Pessoa também mais não é do que uma tentativa de “branquear” a imagem do poeta.

A mesma agência considera que existem alternativas a Fernando Pessoa: “Eça de Queiroz, que era abertamente contra a escravatura, Jorge Amado, Corsino Fortes, Alda Lara, Alda Espírito Santo, José Saramago e Mário Pinto de Andrade.”

+ sobre o tema

Detenção de Mano Brown exemplifica a mensagem de Cores e Valores

Pedro Paulo Soares Pereira, 44 anos, também conhecido como...

Nota da coalização negra por direitos sobre o Covid-19

Estamos às portas de uma grave crise, com o...

Jornalista de Carta Capital registra falecimento tucano

Para Leandro Fortes, "a reação formal do PSDB ao...

Últimas tropas de combate dos EUA deixam o Iraque

Segundo redes americanas, tropas deixam o país em direção...

para lembrar

Justiça cassa 13 vereadores em São Paulo; advogado diz que lei não proíbe doações

Fonte:UOL - A Justiça Eleitoral de São Paulo cassou...

Temer e Terceirização: Empresários batem palmas, trabalhadores pagam o pato

Esta notícia é para você, caro amigo trabalhador, cara...

Procon-SP alerta sobre oferta de produtos nas redes sociais

Cada vez mais usadas como ferramentas para o...
spot_imgspot_img

Fim da saída temporária apenas favorece facções

Relatado por Flávio Bolsonaro (PL-RJ), o Senado Federal aprovou projeto de lei que põe fim à saída temporária de presos em datas comemorativas. O líder do governo na Casa, Jaques Wagner (PT-BA),...

Morre o político Luiz Alberto, sem ver o PT priorizar o combate ao racismo

Morreu na manhã desta quarta (13) o ex-deputado federal Luiz Alberto (PT-BA), 70. Ele teve um infarto. Passou mal na madrugada e chegou a ser...

Equidade só na rampa

Quando o secretário-executivo do Ministério da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Cappelli, perguntou "quem indica o procurador-geral da República? (...) O povo, através do seu...
-+=