A hora é agora! Apoie a realização do 1º Festival Pernambucano de Literatura Negra

Quem acompanha minhas publicações aqui na coluna Negras Que Movem muito provavelmente já deve ter visto a seguinte frase: Sigamos criando e ocupando espaços.

Pois bem, estou muito orgulhosa em contar sobre a criação de um novo projeto, que espero que se consolide e se some aos trabalhos que ecoam por aí.

No próximo dia 20 de novembro, data que marca o Dia da Consciência Negra, ocorrerá o 1º Festival Pernambucano de Literatura Negra, evento que venho idealizando, pensando e planejando com perseverança e dedicação.

E estou aqui hoje também para te convidar a apoiar a realização desse festival, que já nasce com a missão de promover uma representatividade literária tão necessária e urgente. 

Este link da plataforma Benfeitoria direciona para a campanha de financiamento, que dá direito a recompensas imperdíveis, como livros autografados e vídeos de agradecimento nas redes sociais. As contribuições podem ser feitas até o próximo sábado, dia 19. Então, não perde tempo e já deixa o seu apoio. 

O evento contará com lançamento de livro, sessão de autógrafos, palestra e rodas de diálogos. Estamos no mês da Consciência Negra e esse é um momento extremamente simbólico para estrear o festival, que busca ter um calendário permanente com três edições a partir do próximo ano. 

Nesta edição de estreia, vamos dar voz e evidenciar o trabalho produzido por autoras negras pernambucanas. E, em 2023, teremos as edições infantojuvenil e plural, além da edição voltada para as autoras.

Podemos contar com você para contribuir com a campanha e também para apoiar a divulgação? Colabore e compartilhe esta iniciativa com as pessoas ao seu redor.

Acha que a sua organização pode apoiar o festival? Entra em contato conosco também. Além das contribuições via a campanha de financiamento coletivo, as pessoas e empresas interessadas em apoiar o evento também podem entrar em contato pelo e-mail [email protected] ou pelos seguintes perfis no Instagram: @jaquefraga_ e @livronegrasou.

Essa é uma ótima oportunidade para exercermos, de fato, o nosso antirracismo.

Vamos nessa?

Sigamos criando e ocupando espaços. 

Serviço

1º Festival Pernambucano de Literatura Negra

Campanha de financiamento: https://benfeitoria.com/projeto/festival-pernambucano-de-literatura-negra-11sa

Prazo de doação: 19 de novembro de 2022

Contatos: [email protected];  @jaquefraga_ e @livronegrasou 

Sobre a autora

Jaqueline Fraga é escritora, jornalista formada pela Universidade Federal de Pernambuco e administradora pela Universidade de Pernambuco, com MBA em Comunicação e Jornalismo Digital pela Universidade Cândido Mendes. Apaixonada pela escrita e pelo poder de transformação que o jornalismo carrega consigo, é autora do livro-reportagem “Negra Sou: a ascensão da mulher negra no mercado de trabalho”, obra finalista do Prêmio Jabuti, e do “Big Gatilho: um livro de poemas inspirado no BBB 21”. Também é coautora do livro “Cartas para Esperança”. Escreve por profissão, prazer e terapia. Escreve porque respira, respira porque escreve. Pode ser encontrada nas redes sociais nos perfis @jaquefraga_ (Instagram e Twitter) e @livronegrasou (Instagram).

** ESTE ARTIGO É DE AUTORIA DE COLABORADORES OU ARTICULISTAS DO PORTAL GELEDÉS E NÃO REPRESENTA IDEIAS OU OPINIÕES DO VEÍCULO. PORTAL GELEDÉS OFERECE ESPAÇO PARA VOZES DIVERSAS DA ESFERA PÚBLICA, GARANTINDO ASSIM A PLURALIDADE DO DEBATE NA SOCIEDADE.

+ sobre o tema

Desafios das mulheres negras no mercado de trabalho

As mulheres negras enfrentam desafios históricos na sua inserção...

Saúde é direito, não mercadoria, o SUS é nosso ele salva vidas!

A pandemia causada pelo novo Coronavírus jogou luz na...

Direito à Ancestralidade

Independentemente de como você professa sua fé, pessoas pretas...

para lembrar

Onde estão as pessoas brancas como eu?

Uma vez, uma amiga me disse, enquanto me explicava...

Lugar de fala: o medo branco

ESTABELECER QUE MINORIAS SÓ PODEM FALAR DOS PROBLEMAS DO...

Lançamento de livro sobre o racismo terá palestra de Kabengele Munanga, em São Paulo

Organizada por Dennis de Oliveira, a obra reúne textos...

Kabengele Munanga, professor

O 13 de Maio, data da assinatura da Lei...

Refletindo sobre a Cidadania em um Estado de Direitos Abusivos

Em um momento em que nos vemos confrontados com atos de violência policial chocantes e sua não punição, como nos recentes casos de abuso...

O homem branco brasileiro de condomínio e o ato simbólico de “descer”

No documentário Um Lugar ao sol (Daniel Mascaro, 2009), sobre moradores de coberturas, temos um clássico exemplo de como a arquitetura brasileira revela a...

As Ações afirmativas em tempo Espiralar: (re)existência, luta, palavra e memória

“A voz de minha bisavó ecoou criança nos porões do navio, ecoou lamentos de uma infância perdida. A voz de minha avó ecoou obediência...
-+=