A hora é agora! Apoie a realização do 1º Festival Pernambucano de Literatura Negra

Quem acompanha minhas publicações aqui na coluna Negras Que Movem muito provavelmente já deve ter visto a seguinte frase: Sigamos criando e ocupando espaços.

Pois bem, estou muito orgulhosa em contar sobre a criação de um novo projeto, que espero que se consolide e se some aos trabalhos que ecoam por aí.

No próximo dia 20 de novembro, data que marca o Dia da Consciência Negra, ocorrerá o 1º Festival Pernambucano de Literatura Negra, evento que venho idealizando, pensando e planejando com perseverança e dedicação.

E estou aqui hoje também para te convidar a apoiar a realização desse festival, que já nasce com a missão de promover uma representatividade literária tão necessária e urgente. 

Este link da plataforma Benfeitoria direciona para a campanha de financiamento, que dá direito a recompensas imperdíveis, como livros autografados e vídeos de agradecimento nas redes sociais. As contribuições podem ser feitas até o próximo sábado, dia 19. Então, não perde tempo e já deixa o seu apoio. 

O evento contará com lançamento de livro, sessão de autógrafos, palestra e rodas de diálogos. Estamos no mês da Consciência Negra e esse é um momento extremamente simbólico para estrear o festival, que busca ter um calendário permanente com três edições a partir do próximo ano. 

Nesta edição de estreia, vamos dar voz e evidenciar o trabalho produzido por autoras negras pernambucanas. E, em 2023, teremos as edições infantojuvenil e plural, além da edição voltada para as autoras.

Podemos contar com você para contribuir com a campanha e também para apoiar a divulgação? Colabore e compartilhe esta iniciativa com as pessoas ao seu redor.

Acha que a sua organização pode apoiar o festival? Entra em contato conosco também. Além das contribuições via a campanha de financiamento coletivo, as pessoas e empresas interessadas em apoiar o evento também podem entrar em contato pelo e-mail [email protected] ou pelos seguintes perfis no Instagram: @jaquefraga_ e @livronegrasou.

Essa é uma ótima oportunidade para exercermos, de fato, o nosso antirracismo.

Vamos nessa?

Sigamos criando e ocupando espaços. 

Serviço

1º Festival Pernambucano de Literatura Negra

Campanha de financiamento: https://benfeitoria.com/projeto/festival-pernambucano-de-literatura-negra-11sa

Prazo de doação: 19 de novembro de 2022

Contatos: [email protected];  @jaquefraga_ e @livronegrasou 

Sobre a autora

Jaqueline Fraga é escritora, jornalista formada pela Universidade Federal de Pernambuco e administradora pela Universidade de Pernambuco, com MBA em Comunicação e Jornalismo Digital pela Universidade Cândido Mendes. Apaixonada pela escrita e pelo poder de transformação que o jornalismo carrega consigo, é autora do livro-reportagem “Negra Sou: a ascensão da mulher negra no mercado de trabalho”, obra finalista do Prêmio Jabuti, e do “Big Gatilho: um livro de poemas inspirado no BBB 21”. Também é coautora do livro “Cartas para Esperança”. Escreve por profissão, prazer e terapia. Escreve porque respira, respira porque escreve. Pode ser encontrada nas redes sociais nos perfis @jaquefraga_ (Instagram e Twitter) e @livronegrasou (Instagram).

** ESTE ARTIGO É DE AUTORIA DE COLABORADORES OU ARTICULISTAS DO PORTAL GELEDÉS E NÃO REPRESENTA IDEIAS OU OPINIÕES DO VEÍCULO. PORTAL GELEDÉS OFERECE ESPAÇO PARA VOZES DIVERSAS DA ESFERA PÚBLICA, GARANTINDO ASSIM A PLURALIDADE DO DEBATE NA SOCIEDADE.

+ sobre o tema

O que aprendemos com as pretinhas da ginástica artística nessas olimpíadas

Que as Olimpíadas estão levando nossos nervos e resgatando...

Notas para uma nova geração de políticas antirracistas

Entre 2003 e 2016, o Brasil conheceu sua primeira...

A musculatura dos afetos. É preciso dançar o xirê da dignidade

São Paulo 18 de junho BRASIL. ANO 522 P.E. (Pós-...

Refletindo sobre a Cidadania em um Estado de Direitos Abusivos

Em um momento em que nos vemos confrontados com...

para lembrar

Dissimular e ferir: verbos conjugados pela branquitude no cotidiano racista.

   Sabe aquele pedido de desculpa ou aquela expressão facial...

Desde a CF/88 há cotas para brancos e ricos e ninguém nunca questionou

Vira e mexe nós encontramos pessoas que condenam a...

Por quem eu luto?

Nossos passos vêm de longe; mas vão pra onde?  Inicio...

Competência Feminina Negra diante de Chefes e Colegas de Trabalho Negros: Desafios e Reflexões

Hoje, mês da consciência negra, não focalizaremos no racismo...

Racismo estrutural e preconceito implícito em tecnologias médicas: agora que sabemos, o que podemos fazer?

Cada vez mais, sinto que as pessoas de má vontade usam o tempo de modo muito mais eficaz do que as pessoas de boa...

Um convite especial: vamos à Bienal do Livro da Bahia?

Desde que publiquei meu primeiro livro, o Negra Sou, finalista do Prêmio Jabuti 2020, as minhas lembranças junto às bienais do livro têm ganho...

Refletindo sobre a Cidadania em um Estado de Direitos Abusivos

Em um momento em que nos vemos confrontados com atos de violência policial chocantes e sua não punição, como nos recentes casos de abuso...
-+=