A Lei 12.033 e o sistema de justiça

por: Ivair Augusto Alves dos Santos

Com a aprovação do Projeto de Lei 36 /99, do deputado Paulo Rocha (PT-PA), foi sancionada, em 29 de setembro, a Lei nº 12.033,  que torna pública, em vez de privada, a ação para processamento de crime de injúria, quando a ofensa atingir a raça, cor, etnia, religião ou origem. A mudança está no fato de que a ação está condicionada à representação do ofendido. Isso significa que, para processar criminalmente o ofensor, a vítima deverá fazer uma representação ao Ministério Público, que vai se incumbir de promover a ação, se entender que é cabível.

 

Um dos principais argumentos para a criação desse projeto de lei foi que as pessoas vítimas de injúria em razão da raça, cor, etnia, religião ou origem são geralmente pobres e não têm como arcar com os custos de um processo. O argumento utilizado pelo deputado Antonio Carlos Biscaia foi o seguinte. “Aquele que desconhece a assistência judiciária prestada pela Defensoria Pública , provavelmente, desconhece também o Ministério Público“. Segundo o deputado Biscaia, a alteração é conveniente porque “a ação pública condicionada evita que a vítima venha a sofrer intimidação para não ajuizar queixa-crime ou retirá-la, caso tenha feito“.

 

A ação penal pública condicionada à representação deve conter o pedido/autorização do ofendido ou de seu representante legal, que declarará o desejo de que a persecução penal prossiga. O pedido pode ser verbal ou oral. A denúncia que não contenha a exposição do fato criminoso deverá ser rejeitada pelo juiz. A falta de assinatura do Ministério Público na denúncia acarreta sua nulidade. Nessas ações o juiz pode decretar de ofício a prescrição.

 

A primeira questão que se coloca é conhecer quantas seriam as ações penais de injúria qualificadas por cor ou raça. Esta resposta daria uma dimensão do impacto da Lei 12.033/09 no seio da população negra.

 

Ao pesquisar o número de processos em diversos Tribunais de Justiça dos Estados, destacaram-se os dados do TJ do Rio de Janeiro. No período de 2005-2007, tem-se o total de 6.208 ações penais que, por si só, é um número expressivo de casos quando se lembra tratar-se unicamente do Estado do Rio de Janeiro.

 

Quando se avaliou a quantidade de casos de racismo que conseguiram transformar-se em ações judiciais, apresentou-se um cenário novo. Segundo Seth Racusen (2002), para cada 17,7 Boletins de Ocorrência, somente 1 se viabiliza em ação no Judiciário. Isso pode significar um cenário de milhares de ocorrência que chegam às Delegacias de Polícia, com motivação em práticas de racismo, que acabam sendo filtradas e transformadas em centenas de ações, ocorrendo mensalmente no judiciário carioca.

 

Ao tomar como hipótese a pesquisa apresentada por Seth Racusen (2002), de que em média 17,7 ocorrências só uma acaba em ação penal, temos um número de 109.981 ocorrências no período de 2005 a junho de 2007. Um quadro que apresenta uma realidade de um racismo estrutural da sociedade brasileira, que acaba sendo invisibilizado, como se as práticas de racismo ocorressem de forma eventual e não tão freqüentemente como indicam os dados.

 

Os dados fornecidos pelo TJ-RJ revelam uma sociedade brasileira que convive com milhares de situações de racismo no seu cotidiano e ignora, minimiza e acaba deixando uma lacuna ética, com efeitos perversos para o conjunto da população negra. As ações penais são resultado do trabalho dos movimentos negros que, durante todo o século XX, denunciou a existência da discriminação racial e contribuiu para a conscientização da população negra de como ocorriam as manifestações de racismo.

 

Em diversas pesquisas já mencionadas e em depoimentos de militantes do movimento negro envolvidos em serviços de assistência jurídica, é recorrente a afirmação de que, por parte do poder judiciário, Ministério Público e delegados, a tendência é desqualificar determinadas atitudes como não sendo crime de racismo tipificado na lei antidiscriminatória, transformando-as em injúria. Estabeleceu-se um padrão normativo em relação à maioria de casos de situações de práticas de racismo que tenderá a ser desclassificado de racismo para a injúria. O comportamento dos magistrados e dos promotores parece estar longe de ser de aplicadores ou executores dogmáticos da legislação; pelo contrário, tem prevalecido a sua interpretação em transformar a maioria das situações de discriminação racial em injúria.

 

As ações que aparecem em maior quantidade são as que estão enquadradas no art. 140, § 3º, do Código Penal, como injúria. Ao examinar o número total de ações penais no ano de 2005, 2006 e 2007 (até junho), tem-se os seguintes dados: 1.886, 2.773 e 1.549 respectivamente. Ao se comparar com os números enquadrados como injúria no mesmo período correspondente, encontra-se: 1.650 (2005), 2.543 (2006) e 1.436 (até junho de 2007). Traduzindo em percentuais, verifica-se que os casos de injúria representaram 87,5% (2005), 92%(2006) e 92,7% (2007). Isso significa que uma média em torno de 92% dos casos de práticas de racismo acabou sendo desclassificada como injúria.

 

A principal consequência, ao transformar os crimes de prática de racismo em injúria está no caminho que estas ações passam a receber do sistema penal, porque as ações acabam não tendo representação no período dos 6 meses e são arquivadas, extinguindo a punibilidade dos acusados. As consequências da desclassificação acabam criando um padrão referencial, que é alimentado pelo uso da jurisprudência.

 

A partir de 30 de setembro de 2009, o cidadão que for moralmente ofendido por injúria referente à raça, cor, etnia, religião, origem ou condição de pessoa idosa ou portadora de deficiência pode dispensar o advogado e recorrer ao Ministério Público para formular uma representação contra o seu ofensor. A Lei 12.033 alterou o Artigo 145 do Código Penal de 1940, ao permitir que esse tipo de ação se torne pública condicionada, ou seja, que o Ministério Público possa ajuizar a ação, desde que solicitado pelo ofendido, sem a necessidade de intermediários. Pela legislação anterior, esse tipo de ação era de caráter estritamente privado, ou seja, a pessoa agredida constituía advogado para representá-la na ação. Agora o agredido tem a opção de pedir ao promotor que a represente. Na ação penal pública condicionada, a ação criminal só é ajuizada com o consentimento expresso da vítima.

 

Como o prazo para a representação ao Ministério Público sobre a vontade de mover a ação é de seis meses a partir da revelação da identidade do autor da agressão, o procurador disse que, com a nova regra, a vítima deverá se manifestar no prazo de seis meses a partir do momento em que a lei entrou em vigor.

 

Com a Lei nº 12.033/09, o trabalho de informar e subsidiar o Ministério Publico e o Magistrado sobre o cotidiano das relações raciais, pelo movimento negro no Brasil ganha uma nova dimensão. A experiência de mais de 20 anos da criminalização do racismo  impôs uma dura realidade às vitimas de racismo. A legislação por si só não garantiu as mudanças que o Constituinte de 1988 acreditava ao definir o racismo como imprescritível e inafiançável.

 

Os dados fornecidos pelos Tribunais de Justiça e a experiência do movimento negro na assistência judiciária às vitimas do racismo mostraram um sistema de justiça é incapaz de reconhecer a existência do racismo institucional e estrutural na sociedade brasileira.

 

+ sobre o tema

Marcos Coimbra: O “povão” e a nova maneira de avaliar os candidatos

Por Marcos Coimbra, no Correio Braziliense   A...

A periferia que a esquerda não viu!

Alguém já parou pra pensar que a esquerda pode estar...

A luta de uma escritora da Islândia para que não haja mais tragédias como a do bebê sírio. Por Paulo Nogueira

E então penso comigo. Tanta gente desinspiradora tem ocupado meus...

Candidatos Negros: Deputados Estaduais Eleitos em São Paulo 2010

Leci Brandão  - 86.298 votos JOSÉ CANDIDO...

para lembrar

Diário Oficial publica vetos de Dilma ao Código Florestal

Presidente vai enviar uma medida provisória ao Congresso para...

Sim! Sou negra!

“Por favor, você poderia encher a garrafa de café?”....

Padrinho da classe C

Um dos principais pesquisadores do País, Marcelo Neri fala...

Índia diz que emergentes resistiram juntos à pressão na COP 15

Um ministro da Índia disse nesta terça-feira que o...

Fim da saída temporária apenas favorece facções

Relatado por Flávio Bolsonaro (PL-RJ), o Senado Federal aprovou projeto de lei que põe fim à saída temporária de presos em datas comemorativas. O líder do governo na Casa, Jaques Wagner (PT-BA),...

Morre o político Luiz Alberto, sem ver o PT priorizar o combate ao racismo

Morreu na manhã desta quarta (13) o ex-deputado federal Luiz Alberto (PT-BA), 70. Ele teve um infarto. Passou mal na madrugada e chegou a ser...

Equidade só na rampa

Quando o secretário-executivo do Ministério da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Cappelli, perguntou "quem indica o procurador-geral da República? (...) O povo, através do seu...
-+=