A mulher e a dificuldade em denunciar…

A mulher ao longo de muitos anos, foi considerada objeto sexual, foi estuprada, violentada, designada a procriação, propriedade do homem, e através disso devia ser submissa ao seu marido, deixando com que ele fizesse o que bem entendesse, não podendo recursar-se, ou criar qualquer tipo de resistência e o pior, não possuía direitos , não tinha como denunciar.

Enviado por Amanda Martins Cruz de Mattos para o Portal Geledés 

Com a evolução da sociedade, depois de a Constituição Federal ter consagrado a igualdade entre os sexos, a mulher passou a ter consciência dos seus direitos e de como exercê-los. Foram criadas leis, tratados internacionais e convenções para assegurar e proteger os direitos da mulher e prevenir contra a violência, discriminação e preconceito, tais como: A Lei Maria da Penha, que é um mecanismo para coibir a violência doméstica e familiar contra a mulher; a criminalização do Feminicídio, agora tipificado como crime e inserido no Código Penal brasileiro; A Convenção Interamericana para prevenir, punir e erradicar a violência contra a mulher; a Convenção sobre a Eliminação de todas as formas de Discriminação contra a Mulher, ratificada por 186 Estados em 2010 entre outros.

Reconhecem a violência contra a mulher no âmbito público e privado, que constitui grave violação aos direitos humanos e limita o exercício dos demais direitos fundamentais, e para que tais mecanismos sejam efetivos e sua finalidade seja alcançada, foram criados Juizados de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher, com competência criminal e cível, bem como, o atendimento policial especializado para as mulheres, em particular nas delegacias de atendimento à mulher.

Além disso, é necessário o trabalho conjunto, articulado de ações da União, Estados, Distrito Federal e Municípios, integração do Poder Judiciário, do Ministério Público, da Defensoria Pública com as áreas de segurança pública, assistência social, saúde, educação e trabalho.

Ainda assim, atualmente, a mulher encontra grande dificuldade em ter seus direitos respeitados e de ser ouvida quando em condição de vítima, pois ainda é muito presente reflexos, no âmbito da desigualdade, que persistem na sociedade em decorrência de componentes de ordem histórico-cultural: a estrutura e instituição patriarcal, hierarquização entre o homem e a mulher ,submissão da mulher ao marido, principio oriundo do conceito de família na visão patriarcal.

Tendo em vista o que ocorre, a mulher tem dificuldade em denunciar!

A mulher tem dificuldade em denunciar, pelo constrangimento que passa sendo a vítima e sendo questionada como se fosse o autor do ato ou acusada de ter dado algum motivo, para que o crime acontecesse,
A mulher tem dificuldade em denunciar, por achar um absurdo suas palavras não terem veracidade diante de quem era para ajudá-la, e não ter atitudes e comportamentos discriminatórios e preconceituosos ,por ela ser mulher.
A mulher tem dificuldade em denunciar, por não poder confiar em quem deveria assegurar, proteger e efetivar os seus direitos, já previstos e instituídos em lei.

A mulher tem dificuldade em denunciar, por medo de quem o agrediu e com medo de ser silenciada por quem deveria dar importância a sua voz.

A mulher tem dificuldade em denunciar, por ter a consciência de que seus direitos estão na lei, mas que na realidade ela vive em uma falsa democracia, em uma sociedade machista, mesquinha, com comportamento e atitudes embasadas no patriarcalismo, em que o homem ainda tem poder ao ponto de a objetificar diante da sociedade.

No entanto, essa realidade precisa mudar! Leis foram feitas para ser respeitadas, direitos para proteger o indivíduo e ser exercido. Papel, tinta e palavras jurídicas, reunidas, dentro de um código ou Constituição não faz da mulher, uma mulher livre, dotada de autonomia, respeitada, com seus direitos assegurados e protegidos, mas sim, a efetividade do que foi decidido e sancionado a quebra de dogmas, tabus e paradigmas machistas, preconceituosos, discriminatórios que ainda limitam mentes e pessoas em relação aos direitos da mulher.

Amanda Martins

Sobre a autora: Amanda Martins, 24 anos, estudante de Direito – Faculdade Presbiteriana Mackenzie Rio, militante. Tenho esperança de ver e viver um mundo melhor. Não posso fazer milagre, mas contribuo com o pouco que compete a mim!

+ sobre o tema

07/AGO/12 – Lançada campanha ‘Compromisso e Atitude pela Lei Maria da Penha’

A ministra Maria do Rosário, da Secretaria de Direitos...

Pastor suspeito de abusar de filha e enteada é preso em MT

A Delegacia Especializada de Defesa da Mulher de Cáceres...

Internautas relatam abusos após jornalista denunciar a violência obstétrica no Brasil

Matéria “Na hora de fazer não gritou”, da jornalista...

Ato das trepadeiras contra mais um femicídio na MPB

Não é um problema do RAP, não é um...

para lembrar

Mato Grosso do Sul: Começa hoje campanha pelo fim da violência contra a mulher

A Secretaria Municipal de Assistência Social promove, a partir...

A violência contra a mulher indígena brasileira e a Lei Maria da Penha

BRASILEIRAS: O programa é uma edição especial do Brasil...

Estupro: o que nunca será sexo

Toda a delícia do carnaval vem da liberdade. Nas...

Nicarágua realiza fórum sobre violência contra a mulher

O Parlamento nicaraguense promoverá nesta quinta-feira (24) um fórum...
spot_imgspot_img

Refletindo sobre a Cidadania em um Estado de Direitos Abusivos

Em um momento em que nos vemos confrontados com atos de violência policial  e  não punição, como nos recentes casos de abuso de poder...

A Justiça tem nome de mulher?

Dez anos. Uma década. Esse foi o tempo que Ana Paula Oliveira esperou para testemunhar o julgamento sobre o assassinato de seu filho, o jovem Johnatha...

Dois terços das mulheres assassinadas com armas de fogo são negras

São negras 68,3% das mulheres assassinadas com armas de fogo no Brasil, segundo a pesquisa O Papel da Arma de Fogo na Violência Contra...
-+=