A partir de amanhã, jovens afrodescendentes se reúnem em Encontro Nacional

No marco do Ano Internacional dos Afrodescendentes, o Movimento Afro cultural, a AgrupaçãoAfro Xangô e Amigos da Ilha de Cabo Verde, junto com a Associação de JovensArgentinos Caboverdianos realizam amanhã (9), sexta-feira (10) e sábado (11),na cidade de Buenos Aires, Argentina o Encontro Nacional de Jovens Afrodescendentes.

Oevento, que pretende ser um espaço de encontro, debate e empoderamento dejovens, quer visibilizar o coletivo afro da Argentina e promover odesenvolvimento de políticas públicas para os afrodescendentes a nívelnacional.

Os jovens irão trabalhar na elaboração de propostas de políticas públicas decombate ao racismo e superação da desigualdade social dos/as afrodescendentes eafricanos; na implementação e monitoramento de ações afirmativas para osjovens; no combate ao sexismo, homo-lesbo-transfobia, xenofobia, intolerância religiosa; entre outras demandas. O momento marca ainda a inclusão da variávelétnico-racial no último censo populacional da Argentina, considerado como ummarco histórico.

Amanhã,o evento acontecerá na sede do Ministério da Educação da Nação, em Pizurno (935,salão Leopoldo Marechal) e contará com a presença do ministro da Educação,Alberto Sileoni; do interventor do Instituto Nacional contra a Discriminação aXenofobia e o Racismo (Inadi), Pedro Mouratian; dentre outras autoridades, quesentarão a mesa de debates junto com Carlos Alvarez Nazareno, da AgrupaçãoXango; Jaqueline Santos Amigos, das Ilhas de Cabo Verde/ Jovens ArgentinosCaboverdianos; e Yael Bonga, do Movimento Afrocultural. Neste dia seráapresentada área de trabalho e objetivos do encontro.

Pelamanhã, haverá uma mesa debate com a temática “Recuperando e reconstruindo nossaidentidade afrodescendentes”. À tarde, os participantes participarão do debateque terá como eixo “Principais aspectos diagnósticos da situação em que vivemos jovens afrodescendentes na Argentina em relação com o emprego, educação,saúde, gênero, cultura, comunicação, e políticas públicas”.

Nosábado, o encontro acontecerá no Movimento Afrocultural, Defensa 535, onde asdiscussões serão em torno do eixo “direitos sexuais e direitos reprodutivos dosjovens afrodescendentes” e “A cultura como ferramenta de luta”.

Nodomingo, o encontro ocorrerá na Casa Patria Grande PresidenteNéstor Kirchner.As discussões serão em torno das estratégias de ação e realização de um painel queabordará “Do regional para o nacional, os jovens afrodescendentes no MercadoComum do Sul (Mercosul)”. No final do encontro serão lidas as conclusões geraisdo e será feita a entrega de certificado aos participantes seguido de apresentaçõesculturais.

O Encontro Nacional dos Jovens Afrodescendentes será transmitido via rádio econtará com exposições permanentes de arte visual, fotografia e vídeo.

Paramais informações sobre o Encontro, acesse: www.movimientoafrocultural.blogspot.com e www.agrupacionxango.blogspot.com.

 

+ sobre o tema

Mostra em São Paulo celebra produção de cineastas negros no Brasil

Uma seleção de filmes brasileiros realizados por cineastas negros...

O dia em que os deputados brasileiros se negaram a abolir a escravidão

Se dependesse da vontade política de alguns poucos, o...

para lembrar

Mostra em São Paulo celebra produção de cineastas negros no Brasil

Uma seleção de filmes brasileiros realizados por cineastas negros...

O dia em que os deputados brasileiros se negaram a abolir a escravidão

Se dependesse da vontade política de alguns poucos, o...
spot_imgspot_img

Feira do Livro Periférico 2025 acontece no Sesc Consolação com programação gratuita e diversa

A literatura das bordas e favelas toma o centro da cidade. De 03 a 07 de setembro de 2025, o Sesc Consolação recebe a Feira do Livro Periférico,...

Mostra em São Paulo celebra produção de cineastas negros no Brasil

Uma seleção de filmes brasileiros realizados por cineastas negros ou que tenham protagonistas negros é a proposta da OJU-Roda Sesc de Cinemas Negros, que chega...

O dia em que os deputados brasileiros se negaram a abolir a escravidão

Se dependesse da vontade política de alguns poucos, o Brasil teria abolido a escravidão oito anos antes da Lei Áurea, de 13 de maio de...