A sucessora

Por: FERNANDO DE BARROS E SILVA

SÃO PAULO – Marina encontrou uma fórmula feliz para definir seu lugar na corrida presidencial: o Brasil, diz ela, não precisa de um “continuador” de Lula (Dilma) nem de um “opositor” a Lula (Serra), mas de um “sucessor” para Lula.

Mulher, negra, pobre -e “Silva”. Alguém que represente desde a biografia um avanço histórico -nem continuidade nem ruptura- em relação ao legado de Luiz Inácio.
Muitos talvez vejam aí mais poesia que política. Como diria o jagunço Riobaldo no “Grande Sertão: Veredas”: “Quem mói no asp’ro, não fantasêia”. Marina, no entanto, parece ter encontrado espaço para a fantasia enquanto os adversários se consomem no áspero da sucessão.

Com 12% -fora da disputa, a não ser em caso de um cataclismo político-, a senadora verde diz ver nos palanques rivais “500 anos de política velha”. E explicita assim o seu papel: “A gente ia fazer um plebiscito para descobrir quem é mais gerente, quem tem mais currículo. Estou aqui para quebrar o plebiscito”.

Marina, na prática, não vai quebrar o plebiscito. Não agora. Mas introduz, sim, uma novidade no jogo político: seu ponto de fuga é a convergência -para muitos impossível, para outros historicamente necessária- entre o PT e o PSDB.

 

Há em Marina uma naturalidade e até um senso de humor que Dilma e Serra não têm. Mas a novidade de que é portadora convive, na sua pessoa, com a jovem senhora à moda antiga -alguém contra o casamento gay e o aborto, por exemplo.

Marina, porém, qualifica suas opções conservadoras com o elogio e a defesa da tolerância, o que é moderno e joga a favor da vida esclarecida. Ela, de fato, lida com suas contradições de cara lavada. Pense, como contraponto, na prosa torcida de Dilma quando fala de Deus.

Alternativa, mas moderada, radical, mas de centro, Marina não é como Heloísa Helena, um fenômeno circunstancial. Sua utopia está no futuro. E ela hoje parece ensaiar para 2014, quando, aí sim, talvez tenha chances de ser “a sucessora”.

 

 

Fonte: Folha de S.Paulo

+ sobre o tema

Detenção de Mano Brown exemplifica a mensagem de Cores e Valores

Pedro Paulo Soares Pereira, 44 anos, também conhecido como...

A inteligência de cada um

Estudos mostram que a genética é crucial. Outros fatores...

Um quinto dos americanos acha que Obama é muçulmano, diz pesquisa

Obama frequenta a igreja e já reiterou publicamente sua...

O transporte de tração animal no Central Park e no Sul de Minas

Sou aficionada por revistas e livros sobre animais de...

para lembrar

Justiça cassa 13 vereadores em São Paulo; advogado diz que lei não proíbe doações

Fonte:UOL - A Justiça Eleitoral de São Paulo cassou...

Milhares de pessoas marcham em Paris no maior protesto contra a reforma trabalhista

Pelo menos 60 presos e 40 feridos na marcha...

Machismo e racismo dentro e fora do BBB

por Karen Polaz de Blogueiras Feministas Não sou fã...

Maioria acha que Obama não mereceu Nobel

Fonte: Blog Sérgio Dávila - Pesquisa Gallup divulgada hoje confirma...

Fim da saída temporária apenas favorece facções

Relatado por Flávio Bolsonaro (PL-RJ), o Senado Federal aprovou projeto de lei que põe fim à saída temporária de presos em datas comemorativas. O líder do governo na Casa, Jaques Wagner (PT-BA),...

Morre o político Luiz Alberto, sem ver o PT priorizar o combate ao racismo

Morreu na manhã desta quarta (13) o ex-deputado federal Luiz Alberto (PT-BA), 70. Ele teve um infarto. Passou mal na madrugada e chegou a ser...

Equidade só na rampa

Quando o secretário-executivo do Ministério da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Cappelli, perguntou "quem indica o procurador-geral da República? (...) O povo, através do seu...
-+=