A sucessora

Por: FERNANDO DE BARROS E SILVA

SÃO PAULO – Marina encontrou uma fórmula feliz para definir seu lugar na corrida presidencial: o Brasil, diz ela, não precisa de um “continuador” de Lula (Dilma) nem de um “opositor” a Lula (Serra), mas de um “sucessor” para Lula.

Mulher, negra, pobre -e “Silva”. Alguém que represente desde a biografia um avanço histórico -nem continuidade nem ruptura- em relação ao legado de Luiz Inácio.
Muitos talvez vejam aí mais poesia que política. Como diria o jagunço Riobaldo no “Grande Sertão: Veredas”: “Quem mói no asp’ro, não fantasêia”. Marina, no entanto, parece ter encontrado espaço para a fantasia enquanto os adversários se consomem no áspero da sucessão.

Com 12% -fora da disputa, a não ser em caso de um cataclismo político-, a senadora verde diz ver nos palanques rivais “500 anos de política velha”. E explicita assim o seu papel: “A gente ia fazer um plebiscito para descobrir quem é mais gerente, quem tem mais currículo. Estou aqui para quebrar o plebiscito”.

Marina, na prática, não vai quebrar o plebiscito. Não agora. Mas introduz, sim, uma novidade no jogo político: seu ponto de fuga é a convergência -para muitos impossível, para outros historicamente necessária- entre o PT e o PSDB.

 

Há em Marina uma naturalidade e até um senso de humor que Dilma e Serra não têm. Mas a novidade de que é portadora convive, na sua pessoa, com a jovem senhora à moda antiga -alguém contra o casamento gay e o aborto, por exemplo.

Marina, porém, qualifica suas opções conservadoras com o elogio e a defesa da tolerância, o que é moderno e joga a favor da vida esclarecida. Ela, de fato, lida com suas contradições de cara lavada. Pense, como contraponto, na prosa torcida de Dilma quando fala de Deus.

Alternativa, mas moderada, radical, mas de centro, Marina não é como Heloísa Helena, um fenômeno circunstancial. Sua utopia está no futuro. E ela hoje parece ensaiar para 2014, quando, aí sim, talvez tenha chances de ser “a sucessora”.

 

 

Fonte: Folha de S.Paulo

+ sobre o tema

STF começa a julgar nesta terça (18) supostos mandantes da morte de Marielle

O Supremo Tribunal Federal (STF) inicia, na tarde desta...

PL antiaborto viola padrões internacionais e ameaça vida, diz perita da ONU

O PL antiaborto viola padrões internacionais de direitos humanos...

Prefeitura de São José dos Campos retira obra sobre mulheres cientistas das escolas

A prefeitura de São José dos Campos (SP) recolheu...

A direita parlamentar parece ter perdido sua bússola moral

Com o objetivo de adular a extrema direita e...

para lembrar

10 filmes para quem entende que a empatia é um dos maiores valores da vida

Envolver-se em uma história é vestir a pele de...

Palácio do Planalto divulga foto oficial da presidente Dilma Rousseff

Presidente posou para a fotografia no último domingo (9),...

EUA prometem incentivos em troca de pacificação do Sudão

Fonte: Folha de São Paulo - Africa - O governo dos...

Sakamoto – Tirem o crucifixo do STF. O Cristo Redentor pode ficar

O Cristo Redentor completa 80 anos na próxima quarta...

Janja defende direito ao aborto legal, diz que projeto é ‘absurdo’ e afirma que Congresso deve garantir acesso ao SUS

A primeira-dama Rosângela da Silva, a Janja, afirmou que do projeto de lei (PL) 1904, que quer colocar um teto de 22 semanas no acesso ao...

Saiba quem são os deputados que propuseram o PL da Gravidez Infantil  

A Câmara dos Deputados aprovou, nesta quarta-feira (12), a tramitação em regime de urgência do projeto de lei que equipara aborto acima de 22 semanas...

Com PL do aborto, instituições temem mais casos de gravidez em meninas

Entre 1º de janeiro e 13 de maio deste ano, foram feitas 7.887 denúncias de estupro de vulnerável ao serviço Disque Direitos Humanos (Disque...
-+=