A vida não foi um sopro para Alê Makkeda

História de legado, força e alegria em movimentos sociais marcam a trajetória da ativista Alessandra Ramos

Dizem que a vida é um sopro. Quando o mundo perde pessoas como Alessandra Ramos Makkeda, a sensação que fica é essa mesmo. No entanto, com toda representatividade que carregava consigo, sua vida não passou como detalhe.

Mulher negra com uma longa história de luta no movimento LGBTQIA+, transsexual, intérprete de libras, educadora social, ativista dos Direitos Humanos, Alessandra morreu aos 40 anos após um mal súbito na tarde de ontem (15/05). A informação foi confirmada pela família.

Alê Makkeda foi assessora parlamentar do deputado federal Jean Wyllys e, nos últimos anos, da deputada estadual Dani Monteiro (PSOL).  Conhecida por muitos, ela fundou o Instituto Transformar Shelida Ayana, formado por Mulheres e Homens Trans, Transmasculines e Travestis, que atua no combate à LGBTIfobia.  Sendo referência nacional e internacionalmente em movimentos sociais, a educadora recebeu diversas homenagens nas redes sociais. Amigos, figuras públicas, coletivos e organizações deixaram sua homenagem.

“Infelizmente uma notícia triste da perda de uma de nós no dia em que celebramos nossa luta. Neste 15 de maio sua partida nos entristece e nos alenta o orgulho pela pessoa transvestigenere que ela foi”, escreveu em um post no Instagram a Associação Nacional de Travestis e Transsexuais (ANTRA). 

“Partiu hoje para o outro plano deixando uma lacuna gigante e um legado de ensinamentos de luta e resistência”, publicou o Fórum Nacional de Travestis e Transsexuais Negras e Negros (FONATRANS), do qual Alê foi uma das fundadoras.

Parlamentares como Dani Monteiro, Tainá de Paula, Renata Souza e Tarcisio Motta também prestaram suas homenagens nas redes sociais. 

“Alessandra Ramos Makkeda, uma mulher extraordinária, de aguçada inteligência, força incrível e transativista importantíssima, nos deixou hoje. Recebemos essa triste notícia há pouco e estamos sem acreditar. Uma grande perda para todas nós. Militante imprescindível, deixa um importantíssimo legado para a luta por um mundo sem racismo e LGBTfobia. Que saudade sentiremos da sua força, do seu sorriso largo e da sua generosidade! Nosso abraço apertado na família. Que dor! Alessandra, hoje e sempre!”

Talíria Petrone, deputada federal no Instagram

Ela foi homenageada, hoje  na audiência pública “Enfrentar a discriminação contra LGBTQIA+ no Rio”, na Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj). Na homenagem, os deputados fizeram um balanço das políticas públicas para a população LGBTI+ do estado nas áreas de educação, trabalho, saúde, assistência social, segurança e direitos.

O enterro será amanhã (17/05), às 10h30, no Cemitério Ricardo de Albuquerque, localizado na Estrada Marechal Alencastro, 1743.

+ sobre o tema

Mostra em São Paulo celebra produção de cineastas negros no Brasil

Uma seleção de filmes brasileiros realizados por cineastas negros...

O dia em que os deputados brasileiros se negaram a abolir a escravidão

Se dependesse da vontade política de alguns poucos, o...

para lembrar

Mostra em São Paulo celebra produção de cineastas negros no Brasil

Uma seleção de filmes brasileiros realizados por cineastas negros...

O dia em que os deputados brasileiros se negaram a abolir a escravidão

Se dependesse da vontade política de alguns poucos, o...
spot_imgspot_img

Feira do Livro Periférico 2025 acontece no Sesc Consolação com programação gratuita e diversa

A literatura das bordas e favelas toma o centro da cidade. De 03 a 07 de setembro de 2025, o Sesc Consolação recebe a Feira do Livro Periférico,...

Mostra em São Paulo celebra produção de cineastas negros no Brasil

Uma seleção de filmes brasileiros realizados por cineastas negros ou que tenham protagonistas negros é a proposta da OJU-Roda Sesc de Cinemas Negros, que chega...

O dia em que os deputados brasileiros se negaram a abolir a escravidão

Se dependesse da vontade política de alguns poucos, o Brasil teria abolido a escravidão oito anos antes da Lei Áurea, de 13 de maio de...