A voz das Mulheres Negras neste domingo em Copacabana

Hoje, acontece em Copacabana a ‘VIII Marcha das mulheres Negras’ com o tema: Pela vida, direitos, dignidade e por uma sociedade justa e antirracista. Mais mulheres negras no poder!

São aguardadas caravanas de mulheres negras de 34 municípios do Estado do Rio de Janeiro, que virão em veículos como: ônibus e vans.

Segundo Clatia Vieira integrante da coordenação da ‘Marcha’, o número estimado de mulheres participantes é de 7 a 10 mil, que chegam em Copacabana visando garantir o direito das mulheres negras, e ressaltar a luta contra o racismo e a violência que elas sofrem constantemente.

O evento começara no Posto 3 em Copacabana, terá dois carros de som e irá até o Posto 1, onde acontecerá várias apresentações musicais com: As Filhas de Gandhy, Orunmilá, Samba Brilho e Grupo Só Damas.

Veja abaixo na íntegra, o manifesto oficial do evento:

Mulheres Negras em marcha: Pela Vida, Direitos, Dignidade e por uma sociedade justa e antirracista. Mais mulheres negras no poder!

Mais uma vez estamos em Marcha, dessa vez duas questões se sobrepõem a tantos outros pontos de nossas reivindicações. De forma alguma nos esquecemos que nós, mulheres negras somos as principais vítimas do feminicídio, da violência doméstica, da mortalidade materna, do desemprego. Que seja nas áreas urbanas ou rurais, disputamos a vida nas cidades sob inúmeras injustiças, no entanto, definimos como algo que devemos evidenciar nesta marcha é que a nossa luta por direitos tem a ver com ocuparmos os espaços de poder e decisão na política representativa ( partidária).

Também retomamos o quanto continuamos a viver ,em vários setores das nossas vidas, os impactos da pandemia do Coronavírus, que ainda não acabou, mas que não vemos aquelas questões que foram salientadas por deixar a comunidade negra em maior vulnerabilidade. Falamos falta de comida, de falta de acesso a água e outras urbanidades, falta de política habitacional, falta de acesso à internet, falta de política educacional com foco nas nossas crianças adolescentes e jovens adequadas ‘a realidade vivida neste momento.

Diante dessas questões nos posicionamos, reconhecendo que o Brasil apresenta um entrelaçamento entre a desigualdade econômica e disparidade de acesso a direitos no curso da história, que aparece mais explicitamente se consideramos as questões de raça, gênero, idade e orientação sexual. Em momentos de crise, essas desigualdades, que são estruturais, destacam-se ainda mais porque afetam segmentos étnico-raciais e sociais que constroem as suas vidas em meio a injustiças e violências.

Estamos aqui, de pé, em marcha, Somos mulheres pretas desafiando a branquitude, construindo táticas de avanço, questionando as práticas e respostas que provocam o fortalecimento das estruturas e organizações de poder, privilégios e vantagens. Enquanto marchamos estamos realizando o deslocamento da falta de representatividade para a visibilidade e a audibilidade políticas.

ESTAMOS EM MARCHA para dizer ao poder público e ao ESTADO BRASILEIRO que reconhecemos que estar nos partidos políticos e não é uma relação fácil de ser feita, já que o racismo garante aos brancos uma posição privilegiada na sociedade, e até aqui, não observamos interesse da branquitude em renunciar a benefícios e privilégio que historicamente as engrenagens racistas da sociedade lhes garantem. No entanto, entendemos que quando esses partidos realizam engajamento na luta ANTIrracista, ANTImachista, ANTIlbtfóbica, para nós significa compromisso com a democracia, com o bom desenvolvimento econômico, social, político isso porque entendemos que só é possível haver democracia PARTIDÁRIA, COM participação EQUÂNIME DAS MULHERES NEGRAS.

O impacto da pandemia na maioria da população negra foi avassalador!!!

O atual cenário apontou, no Brasil, para uma conjuntura de saúde que já estava em processo de sucateamento, tornando os serviços prestados caóticos para a maioria da população que utiliza da saúde pública, a pandemia (Covid-19) agravou esse quadro. Por outro lado, em atitude de reação e luta, a pandemia levou organizações e coletivos liderados por mulheres negras a estabelecerem estratégias e políticas de enfrentamento às muitas consequências que atingiram a população negra a partir de apoio comunitário mútuo sobre o qual se consolida o nós por nós.

Apesar das vulnerabilidades e carga de desigualdade que o racismo nos impõe, nós, mulheres negras, queremos seguir vivas, em resistência , mas também em Bem VIVER , abraçando o compromisso da ação que vise nosso fortalecimento comunitário e das nossas bases culturais, científicas, filosóficas de modo que, como construtoras de nossa próprias narrativas, façamos a renovação das consciências e promovendo novas reflexões e novos projetos de transformação social que tenham por base nossos valores ancestrais , o antirracismo, a emancipação e empoderamento das mulheres negras.

Ifura abo jẹ ti o lagbára ti àwọn obìrin!

(O instinto feminino é a poderosa força das mulheres!)

Axé!

Serviço:

VIII Marcha das Mulheres Negras, hoje às 10h, no Posto 3 em Copacabana. O evento terá milhares de mulheres poderosas, e finaliza com apresentações musicais com: As Filhas de Gandhy, Ọ̀rúnmìlà, Samba Brilho e o Grupo Só Damas na Praça Heloneida Studart no Posto 1 em Copacabana.

+ sobre o tema

Passeio pela mostra “Um defeito de cor”, inspirada no livro de Ana Maria Gonçalves

"Eu era muito diferente do que imaginava, e durante...

Taís faz um debate sobre feminismo negro em Mister Brau

Fiquei muito feliz em poder trazer o feminismo negro...

Conheça a história de Shirley Chisholm, primeira mulher a ingressar na política americana

Tentativas de assassinato e preconceito marcaram a carreira da...

Roda de Conversa: Mulher, raça e afetividades

O grupo de pesquisa Corpus Dissidente promove a roda...

para lembrar

Yes! Nós temos it Girls!

Compartilhei no Twitter que não leio mais blogs que não...

Lívia Casseres: A esperança corre nas veias das mulheres negras

Nos primeiros dias de 2021, um sopro de esperança...

Impostora ou apenas negra? É preciso ressignificar nossa história

Uma vez por mês, abro o espaço da minha...
spot_imgspot_img

‘Não tenho história triste, mas ser mulher negra me define muito’, diz executiva do setor de mineração, sobre os desafios para inclusão na indústria

Diretora de relações governamentais e responsabilidade social da Kinross Brasil Mineração, Ana Cunha afirma que a contratação de mulheres no setor, onde os homens...

No Dia para Eliminação da Discriminação Racial ONU reforça importância de investir em mulheres negras

No Dia Internacional para Eliminação da Discriminação Racial, 21 de março, ONU defende investimento em mulheres negras como caminho para o progresso. A campanha "Investir...

Seis anos após assassinato, instituto mantém legado de Marielle vivo

Após a noite de 14 de março de 2018, a família da vereadora assassinada Marielle Franco se viu envolvida por uma junção de sentimentos:...
-+=