ABC repudia ato racista contra Carlinhos Santos

O ABC Futebol Clube lamenta e repudia o episódio envolvendo o volante Carlinhos Santos e um torcedor do América, ocorrido no domingo (29), durante o jogo realizado no estádio Nazarenão, em Goianinha.

Ainda no primeiro tempo do jogo, vários torcedores do América proferiam xingamentos contra o treinador Leandro Campos e os atletas do ABC que se encontravam no banco de reservas. Para Carlinhos, que estava posicionado mais próximo dos torcedores, um dos torcedores se referiu com as seguintes palavras: “Sai daí seu macaco”. Indignado com o ocorrido, o atleta alvinegro denunciou o fato ao policiamento presente, que de pronto prendeu o acusado, encaminhando-o à delegacia.

Segue a nota de repúdio:

Há 96 anos o Mais Querido mantém dentro e fora de campo algo que é imprescindível em qualquer instituição que se preze, que é a moral e a ética, inclusive sendo esses alguns dos principais motivos de sermos um dos clubes mais tradicionais da região nordeste. Quanto ao fato ocorrido, o ABC deixa claro que repudia qualquer tipo de preconceito ou racismo, seja no esporte ou em qualquer meio da sociedade. É justo destacar que foi uma manifestação individual, que não reflete a grande maioria dos torcedores potiguares, nem mesmo ao clube mandante da partida, no caso o América.

Quanto às providências tomadas, o ABC apoiará o atleta em todas as instâncias. Ontem mesmo, após o término do jogo, Carlinhos Santos seguiu para a delegacia de Goianinha, acompanhado de duas testemunhas – o segurança da delegação Hansen Williams e o zagueiro Leandro Cardoso – onde registrou Boletim de Ocorrência (B.O.) contra o crime cometido pelo torcedor.

Esperamos que, a partir de agora, atos como esses não se repitam, que o fato seja investigado e que sejam tomadas as providências cabíveis contra o acusado. O futebol potiguar e brasileiro não podem conviver com situações que manchem a imagem de um esporte que encanta multidões e tem o dom de unir classes e raças em uma só paixão.

Fonte: Site oficial do ABC

+ sobre o tema

Dois meses depois, condenação ainda não foi publicada

Fonte: Afropress Brasília - Dois meses e sete dias após...

No debate de uma polêmica, todos ganham

Apontamentos, discursos com cobranças, atitudes em prol de uma...

Juíza vê racismo e proíbe polícia de Nova York de revistar suspeitos

Em uma dura censura à administração do prefeito...

Tecnomacumba, 20 anos de axé!

Quando assisti Tecnomacumba pela primeira vez, Ribeiro ainda era o sobrenome...

para lembrar

A polícia bate, espanca, mata muito mais a minha cor do que a sua – Por: Gabi Porfírio

Do que vocês estão falando? Com que direito lamentam...

Deputados criticam criminalização do candomblé em debate na Câmara

A Câmara dos Deputados celebra, nesta terça-feira (21), o Dia...

Campanha Nacional sobre o Impacto do Racismo na Infância e Adolescência.

    No próximo dia 29/11, o Fundo das Nações Unidas...
spot_imgspot_img

A natureza se impõe

Mundo afora, sobram sinais — de preocupantes a desesperadores — de fenômenos climáticos. Durante a semana, brasileiras e brasileiros em largas porções do território,...

Criminalização e Resistência: Carla Akotirene e Cidinha da Silva discutem racismo institucional no Sesc 24 de Maio 

No dia 16 de outubro, quarta-feira, às 19h, o Sesc 24 de Maio promove o bate-papo Criminalização, encarceramento em massa e resistência ao punitivismo...

Violência política mais que dobra na eleição de 2024

Foi surpreendente a votação obtida em São Paulo por um candidato a prefeito que explicitou a violência física em debates televisionados. Provocações que resultaram...
-+=