ABC repudia ato racista contra Carlinhos Santos

O ABC Futebol Clube lamenta e repudia o episódio envolvendo o volante Carlinhos Santos e um torcedor do América, ocorrido no domingo (29), durante o jogo realizado no estádio Nazarenão, em Goianinha.

Ainda no primeiro tempo do jogo, vários torcedores do América proferiam xingamentos contra o treinador Leandro Campos e os atletas do ABC que se encontravam no banco de reservas. Para Carlinhos, que estava posicionado mais próximo dos torcedores, um dos torcedores se referiu com as seguintes palavras: “Sai daí seu macaco”. Indignado com o ocorrido, o atleta alvinegro denunciou o fato ao policiamento presente, que de pronto prendeu o acusado, encaminhando-o à delegacia.

Segue a nota de repúdio:

Há 96 anos o Mais Querido mantém dentro e fora de campo algo que é imprescindível em qualquer instituição que se preze, que é a moral e a ética, inclusive sendo esses alguns dos principais motivos de sermos um dos clubes mais tradicionais da região nordeste. Quanto ao fato ocorrido, o ABC deixa claro que repudia qualquer tipo de preconceito ou racismo, seja no esporte ou em qualquer meio da sociedade. É justo destacar que foi uma manifestação individual, que não reflete a grande maioria dos torcedores potiguares, nem mesmo ao clube mandante da partida, no caso o América.

Quanto às providências tomadas, o ABC apoiará o atleta em todas as instâncias. Ontem mesmo, após o término do jogo, Carlinhos Santos seguiu para a delegacia de Goianinha, acompanhado de duas testemunhas – o segurança da delegação Hansen Williams e o zagueiro Leandro Cardoso – onde registrou Boletim de Ocorrência (B.O.) contra o crime cometido pelo torcedor.

Esperamos que, a partir de agora, atos como esses não se repitam, que o fato seja investigado e que sejam tomadas as providências cabíveis contra o acusado. O futebol potiguar e brasileiro não podem conviver com situações que manchem a imagem de um esporte que encanta multidões e tem o dom de unir classes e raças em uma só paixão.

Fonte: Site oficial do ABC

+ sobre o tema

para lembrar

O apoio turco às vítimas do racismo na Alemanha

Depois dos atentados racistas contra a famíla Yigit, na...

Denúncias de racismo abalam Departamento de Bombeiros de NY

O Departamento de Bombeiros de Nova York (FDNY), uma...

Comissão diz que não houve ato ilícito da Justiça ao algemar advogada negra

Desembargador também inocentou a juíza que pediu a prisão...

‘Lá nunca mais volto’ – SEU JORGE sofre racismo na Itália – áudio

Entrevista concedida ao produtor Van Damme, da Beat98 Seu...
spot_imgspot_img

Quanto custa a dignidade humana de vítimas em casos de racismo?

Quanto custa a dignidade de uma pessoa? E se essa pessoa for uma mulher jovem? E se for uma mulher idosa com 85 anos...

Unicamp abre grupo de trabalho para criar serviço de acolher e tratar sobre denúncias de racismo

A Unicamp abriu um grupo de trabalho que será responsável por criar um serviço para acolher e fazer tratativas institucionais sobre denúncias de racismo. A equipe...

Peraí, meu rei! Antirracismo também tem limite.

Vídeos de um comediante branco que fortalecem o desvalor humano e o achincalhamento da dignidade de pessoas historicamente discriminadas, violentadas e mortas, foram suspensos...
-+=