quarta-feira, agosto 10, 2022
InícioQuestão RacialCasos de RacismoABC repudia ato racista contra Carlinhos Santos

ABC repudia ato racista contra Carlinhos Santos

O ABC Futebol Clube lamenta e repudia o episódio envolvendo o volante Carlinhos Santos e um torcedor do América, ocorrido no domingo (29), durante o jogo realizado no estádio Nazarenão, em Goianinha.

Ainda no primeiro tempo do jogo, vários torcedores do América proferiam xingamentos contra o treinador Leandro Campos e os atletas do ABC que se encontravam no banco de reservas. Para Carlinhos, que estava posicionado mais próximo dos torcedores, um dos torcedores se referiu com as seguintes palavras: “Sai daí seu macaco”. Indignado com o ocorrido, o atleta alvinegro denunciou o fato ao policiamento presente, que de pronto prendeu o acusado, encaminhando-o à delegacia.

Segue a nota de repúdio:

Há 96 anos o Mais Querido mantém dentro e fora de campo algo que é imprescindível em qualquer instituição que se preze, que é a moral e a ética, inclusive sendo esses alguns dos principais motivos de sermos um dos clubes mais tradicionais da região nordeste. Quanto ao fato ocorrido, o ABC deixa claro que repudia qualquer tipo de preconceito ou racismo, seja no esporte ou em qualquer meio da sociedade. É justo destacar que foi uma manifestação individual, que não reflete a grande maioria dos torcedores potiguares, nem mesmo ao clube mandante da partida, no caso o América.

Quanto às providências tomadas, o ABC apoiará o atleta em todas as instâncias. Ontem mesmo, após o término do jogo, Carlinhos Santos seguiu para a delegacia de Goianinha, acompanhado de duas testemunhas – o segurança da delegação Hansen Williams e o zagueiro Leandro Cardoso – onde registrou Boletim de Ocorrência (B.O.) contra o crime cometido pelo torcedor.

Esperamos que, a partir de agora, atos como esses não se repitam, que o fato seja investigado e que sejam tomadas as providências cabíveis contra o acusado. O futebol potiguar e brasileiro não podem conviver com situações que manchem a imagem de um esporte que encanta multidões e tem o dom de unir classes e raças em uma só paixão.

Fonte: Site oficial do ABC

Artigos Relacionados
-+=
PortugueseEnglishSpanishGermanFrench