Abertas inscrições a diferentes projetos sobre cultura afrodescendente

Estão abertas até o dia 7 de dezembro, inscrições para cinco diferentes convênios que visam à valorização da cultura afro-brasileira. Os editais foram lançados pelo Ministério da Cultura, por meio da Fundação Cultural Palmares. Para participar, entidades privadas sem fins lucrativos ou órgãos públicos das esferas municipal e estadual devem acessar o Portal de Convênios Siconv https://www.convenios.gov.br/portal/acessoLivre.html.

Os convênios abertos sobre o tema citado são os seguintes:

2040820120001 – Fomento a Projetos da Cultura Afro-Brasileira, para apoiar e promover projetos temáticos culturais afro-brasileiros de modo a ampliar a produção cultural e resgatar a identidade nacional da população negra no País.

2040820120002 – Promoção de Intercâmbios Culturais Afro-Brasileiros, para promover e apoiar o intercâmbio cultural no Brasil e no exterior, resgatar e ampliar a participação dos afro-brasileiros e dos seus descendentes no mercado, divulgar suas criações, trocar e adquirir conhecimentos e informações.

2040820120003 – Proteção e Promoção das Comunidades Quilombolas e de Terreiros, pela preservação das celebrações, saberes e fazeres, formas de expressões e lugares destinados às manifestações culturais afro-brasileiras e promover atividades para o desenvolvimento sustentável das comunidades remanescentes de quilombos, tradicionais e de terreiros.

2040820120004 – Implantação de Equipamentos Culturais da Cultura Afro-Brasileira, em apoio às ações de preservação, proteção, capacitação, manutenção, identificação e registro das comunidades quilombolas, negras tradicionais e de terreiros, difusão da expressão cultural própria dessas comunidades. Esse convênio visa à implantação de equipamentos culturais voltados para valorização, divulgação e preservação da cultura negra.

2040820120005 – Fomento à Difusão e Pesquisas sobre Cultura e Patrimônio Afro-Brasileiro, para realização de pesquisas, estudos e levantamentos em parceria com órgãos públicos e privados sobre cultura afro-brasileira e patrimônio transversalizada por gênero, religião, etnia, cor/raça e/ou educação da população brasileira.

Novos editais com a temática afrodescendente serão lançados no dia 20 de novembro, Dia da Consciência Negra, segundo informou na quinta-feira, 4, a ministra da Cultura, Marta Suplicy. As novas oportunidades serão condicionadas a produtores e criadores negros. A decisão foi anunciada após conversa da ministra da Cultura com a ministra de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Seppir), Luiza Bairros.

 

 

Fonte: Marina Santanna

+ sobre o tema

Mostra em São Paulo celebra produção de cineastas negros no Brasil

Uma seleção de filmes brasileiros realizados por cineastas negros...

O dia em que os deputados brasileiros se negaram a abolir a escravidão

Se dependesse da vontade política de alguns poucos, o...

para lembrar

Mostra em São Paulo celebra produção de cineastas negros no Brasil

Uma seleção de filmes brasileiros realizados por cineastas negros...

O dia em que os deputados brasileiros se negaram a abolir a escravidão

Se dependesse da vontade política de alguns poucos, o...
spot_imgspot_img

“Malês”, de Antonio Pitanga, tem sessão especial no Palácio da Alvorada neste sábado, com presença do elenco e ministros

Neste sábado, 6 de setembro, o Palácio da Alvorada recebe uma sessão especial de “Malês”, filme dirigido por Antonio Pitanga que retrata a Revolta dos...

Feira do Livro Periférico 2025 acontece no Sesc Consolação com programação gratuita e diversa

A literatura das bordas e favelas toma o centro da cidade. De 03 a 07 de setembro de 2025, o Sesc Consolação recebe a Feira do Livro Periférico,...

Mostra em São Paulo celebra produção de cineastas negros no Brasil

Uma seleção de filmes brasileiros realizados por cineastas negros ou que tenham protagonistas negros é a proposta da OJU-Roda Sesc de Cinemas Negros, que chega...