Abertas inscrições a diferentes projetos sobre cultura afrodescendente

Estão abertas até o dia 7 de dezembro, inscrições para cinco diferentes convênios que visam à valorização da cultura afro-brasileira. Os editais foram lançados pelo Ministério da Cultura, por meio da Fundação Cultural Palmares. Para participar, entidades privadas sem fins lucrativos ou órgãos públicos das esferas municipal e estadual devem acessar o Portal de Convênios Siconv https://www.convenios.gov.br/portal/acessoLivre.html.

Os convênios abertos sobre o tema citado são os seguintes:

2040820120001 – Fomento a Projetos da Cultura Afro-Brasileira, para apoiar e promover projetos temáticos culturais afro-brasileiros de modo a ampliar a produção cultural e resgatar a identidade nacional da população negra no País.

2040820120002 – Promoção de Intercâmbios Culturais Afro-Brasileiros, para promover e apoiar o intercâmbio cultural no Brasil e no exterior, resgatar e ampliar a participação dos afro-brasileiros e dos seus descendentes no mercado, divulgar suas criações, trocar e adquirir conhecimentos e informações.

2040820120003 – Proteção e Promoção das Comunidades Quilombolas e de Terreiros, pela preservação das celebrações, saberes e fazeres, formas de expressões e lugares destinados às manifestações culturais afro-brasileiras e promover atividades para o desenvolvimento sustentável das comunidades remanescentes de quilombos, tradicionais e de terreiros.

2040820120004 – Implantação de Equipamentos Culturais da Cultura Afro-Brasileira, em apoio às ações de preservação, proteção, capacitação, manutenção, identificação e registro das comunidades quilombolas, negras tradicionais e de terreiros, difusão da expressão cultural própria dessas comunidades. Esse convênio visa à implantação de equipamentos culturais voltados para valorização, divulgação e preservação da cultura negra.

2040820120005 – Fomento à Difusão e Pesquisas sobre Cultura e Patrimônio Afro-Brasileiro, para realização de pesquisas, estudos e levantamentos em parceria com órgãos públicos e privados sobre cultura afro-brasileira e patrimônio transversalizada por gênero, religião, etnia, cor/raça e/ou educação da população brasileira.

Novos editais com a temática afrodescendente serão lançados no dia 20 de novembro, Dia da Consciência Negra, segundo informou na quinta-feira, 4, a ministra da Cultura, Marta Suplicy. As novas oportunidades serão condicionadas a produtores e criadores negros. A decisão foi anunciada após conversa da ministra da Cultura com a ministra de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Seppir), Luiza Bairros.

 

 

Fonte: Marina Santanna

+ sobre o tema

Feliz aniversário! Lionel Richie faz 67 anos hoje

Lionel Richie comemora seu aniversário de 67 anos hoje....

África do Sul enfrenta dilemas da militarização prestes a completar um mês de lockdow

Apesar da rigidez, a classe empresarial sul-africana não está...

Toni Morrison: conheça obras de 8 importantes escritoras não-brancas

Morte da vencedora do Nobel de literatura deixa lacuna...

Rihanna fala sobre racismo para a T Magazine

A cantora Rihanna continua a colecionar capas de revistas...

para lembrar

Biografia do 1º médico negro de Londrina será lançada

Fruto de uma pesquisa acadêmica realizada por Mariana Panta,...

Entrevista com Joel Rufino

{xtypo_quote}Joel Rufino dos Santos é referência quando o...

Mulheres negras vão as ruas no dia 20/11 para dizer ‘fora Temer e nenhum direito a menos’

O movimento negro brasileiro está organizando manifestações em todo...

Começa no Brasil Encontro Afro-latino

Brasília, 25 mai (Prensa Latina) Coincidindo com o Dia...
spot_imgspot_img

Dia 21, Maurício Pazz se apresenta no Instrumental Sesc Brasil

Maurício Pazz, paulistano, nos convida a mergulhar nos diferentes sotaques oriundos das diásporas africanas no Brasil. No repertório, composições musicais do próprio artista, bem...

‘Está começando a segunda parte do inferno’, diz líder quilombola do RS

"Está começando a segunda parte do inferno", com esta frase, Jamaica Machado, líder do Quilombo dos Machado, de Porto Alegre, resumiu, com certo desânimo, a nova...

iAMO lança seu programa de residência artística audiovisual durante Festival de Cannes

O Instituto Audiovisual Mulheres de Odun (iAMO), presidido pela cineasta Viviane Ferreira, anuncia na sexta-feira, 17 de maio, o lançamento do seu Programa de...
-+=