Abertas inscrições a diferentes projetos sobre cultura afrodescendente

Estão abertas até o dia 7 de dezembro, inscrições para cinco diferentes convênios que visam à valorização da cultura afro-brasileira. Os editais foram lançados pelo Ministério da Cultura, por meio da Fundação Cultural Palmares. Para participar, entidades privadas sem fins lucrativos ou órgãos públicos das esferas municipal e estadual devem acessar o Portal de Convênios Siconv https://www.convenios.gov.br/portal/acessoLivre.html.

Os convênios abertos sobre o tema citado são os seguintes:

2040820120001 – Fomento a Projetos da Cultura Afro-Brasileira, para apoiar e promover projetos temáticos culturais afro-brasileiros de modo a ampliar a produção cultural e resgatar a identidade nacional da população negra no País.

2040820120002 – Promoção de Intercâmbios Culturais Afro-Brasileiros, para promover e apoiar o intercâmbio cultural no Brasil e no exterior, resgatar e ampliar a participação dos afro-brasileiros e dos seus descendentes no mercado, divulgar suas criações, trocar e adquirir conhecimentos e informações.

2040820120003 – Proteção e Promoção das Comunidades Quilombolas e de Terreiros, pela preservação das celebrações, saberes e fazeres, formas de expressões e lugares destinados às manifestações culturais afro-brasileiras e promover atividades para o desenvolvimento sustentável das comunidades remanescentes de quilombos, tradicionais e de terreiros.

2040820120004 – Implantação de Equipamentos Culturais da Cultura Afro-Brasileira, em apoio às ações de preservação, proteção, capacitação, manutenção, identificação e registro das comunidades quilombolas, negras tradicionais e de terreiros, difusão da expressão cultural própria dessas comunidades. Esse convênio visa à implantação de equipamentos culturais voltados para valorização, divulgação e preservação da cultura negra.

2040820120005 – Fomento à Difusão e Pesquisas sobre Cultura e Patrimônio Afro-Brasileiro, para realização de pesquisas, estudos e levantamentos em parceria com órgãos públicos e privados sobre cultura afro-brasileira e patrimônio transversalizada por gênero, religião, etnia, cor/raça e/ou educação da população brasileira.

Novos editais com a temática afrodescendente serão lançados no dia 20 de novembro, Dia da Consciência Negra, segundo informou na quinta-feira, 4, a ministra da Cultura, Marta Suplicy. As novas oportunidades serão condicionadas a produtores e criadores negros. A decisão foi anunciada após conversa da ministra da Cultura com a ministra de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Seppir), Luiza Bairros.

 

 

Fonte: Marina Santanna

+ sobre o tema

Danças – Uma reverência a cultura afro brasileira

Para a Semana da Consciência Negra, a TV Brasil...

Padê Poema – Cuti

 Nação Inusitada em festa rodopiem os desejos ...

para lembrar

A última geração de africanos escarificados

Por IdeaFixa Na Costa do Marfim, mais precisamente...

Acarajé – um quitute tipicamente africano

Nem todos sabem que o akará-je (bola de fogo...

Pelourinho vai receber R$ 16 milhões para recuperação de imóveis antigos

O anúncio dos primeiros investimentos do Fundo Nacional de...

Keeping African Roots Alive in Brazil

A Nigerian diviner dances and sings next to a...
spot_imgspot_img

Saiba quem é Mayara Lima, a princesa de bateria que viralizou na internet

Mayara Lima, cujo vídeo ensaiando com a bateria da Paraíso do Tuiuti em perfeita sincronia viralizou na última semana, tem só 24 anos, mas mais da...

Semana de 22: clubes negros mostraram um Brasil além de A Negra, de Tarsila

O mês de fevereiro de 1922 foi bastante agitado em São Paulo por conta do início daquele que viria a ser o marco do...

Festival Perifericu celebra processos artísticos LGBTQIA+ realizados nas periferias

São Paulo, janeiro de 2022 - O Perifericu – Festival Internacional de Cinema e Cultura da Quebrada, evento que tem como objetivo valorizar as...
-+=