Estão abertas até o dia 7 de dezembro, inscrições para cinco diferentes convênios que visam à valorização da cultura afro-brasileira. Os editais foram lançados pelo Ministério da Cultura, por meio da Fundação Cultural Palmares. Para participar, entidades privadas sem fins lucrativos ou órgãos públicos das esferas municipal e estadual devem acessar o Portal de Convênios Siconv https://www.convenios.gov.br/portal/acessoLivre.html.
Os convênios abertos sobre o tema citado são os seguintes:
2040820120001 – Fomento a Projetos da Cultura Afro-Brasileira, para apoiar e promover projetos temáticos culturais afro-brasileiros de modo a ampliar a produção cultural e resgatar a identidade nacional da população negra no País.
2040820120002 – Promoção de Intercâmbios Culturais Afro-Brasileiros, para promover e apoiar o intercâmbio cultural no Brasil e no exterior, resgatar e ampliar a participação dos afro-brasileiros e dos seus descendentes no mercado, divulgar suas criações, trocar e adquirir conhecimentos e informações.
2040820120003 – Proteção e Promoção das Comunidades Quilombolas e de Terreiros, pela preservação das celebrações, saberes e fazeres, formas de expressões e lugares destinados às manifestações culturais afro-brasileiras e promover atividades para o desenvolvimento sustentável das comunidades remanescentes de quilombos, tradicionais e de terreiros.
2040820120004 – Implantação de Equipamentos Culturais da Cultura Afro-Brasileira, em apoio às ações de preservação, proteção, capacitação, manutenção, identificação e registro das comunidades quilombolas, negras tradicionais e de terreiros, difusão da expressão cultural própria dessas comunidades. Esse convênio visa à implantação de equipamentos culturais voltados para valorização, divulgação e preservação da cultura negra.
2040820120005 – Fomento à Difusão e Pesquisas sobre Cultura e Patrimônio Afro-Brasileiro, para realização de pesquisas, estudos e levantamentos em parceria com órgãos públicos e privados sobre cultura afro-brasileira e patrimônio transversalizada por gênero, religião, etnia, cor/raça e/ou educação da população brasileira.
Novos editais com a temática afrodescendente serão lançados no dia 20 de novembro, Dia da Consciência Negra, segundo informou na quinta-feira, 4, a ministra da Cultura, Marta Suplicy. As novas oportunidades serão condicionadas a produtores e criadores negros. A decisão foi anunciada após conversa da ministra da Cultura com a ministra de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Seppir), Luiza Bairros.
Fonte: Marina Santanna