Abertas inscrições para Ideias Criativas para dia da Consciência Negra 2009

Fonte: Canal 13 –

Estão abertas as inscrições para a seleção pública para apoio a projetos culturais do edital Ideias Criativas para 20 de novembro – Dia Nacional da Consciência Negra 2009, com o tema Renascimento Africano Fesman – Festival Mundial de Artes Negras. A iniciativa é uma realização da Fundação Cultural Palmares (FCP) e aceitará projetos até o dia 14 de setembro.

 

 

 

O objetivo é a criação de ideias que visem fortalecer as ações de preservação da cultura afrobrasileira e, em especial, na promoção da Lei nº 10.639/03, que torna obrigatório o ensino sobre História e Cultura Afrobrasileira, além de prever o estudo da história da África e dos africanos, a luta dos negros no Brasil, a cultura negra brasileira e o negro na formação da sociedade nacional, resgatando a contribuição do povo negro nas áreas social, econômica e política, pertinentes à História do Brasil.

O edital tem como objetivo principal a seleção de projetos que apresentem ideias criativas em todo o país, tendo como público-alvo crianças e jovens em idade escolar e que tragam em seu conteúdo, por meio de atividades culturais, subsídios para a Lei nº 10.639/03 que também institui o dia 20 de novembro como o Dia Nacional da Consciência Negra.

Os projetos podem ser formatados, como: evento cultural, intervenção urbana, atividade socioeducativa, seminário, palestra, debate, entre outros. Objetivam promover performances de todas as expressões artísticas durante o mês de novembro. O fundamental é que tenham como objetivo a questão negra e afrobrasileira. Podem participar produtores, professores, agentes culturais de uma maneira geral, que desenvolvam trabalhos voltados para a cultura negra e afrobrasileira e ainda instituições privadas sem fins lucrativos de natureza cultural, consolidadas na atuação com a cultura negra e afrobrasileira com, no mínimo, 3 anos de existência.

Cada projeto selecionado na categoria projeto individual receberá até o valor de R$ 20.000,00 e, na categoria projeto de Entidades Privadas Sem Fins Lucrativos, receberá o valor de até R$ 40.000,00. Cada concorrente poderá participar com quantas Ideias Criativas quiser, porém, somente uma iniciativa será premiada para cada proponente, respeitando as regras expressas no edital. Os projetos serão selecionados por dirigentes e/ou técnicos da Fundação Cultural Palmares e 1 especialista da sociedade civil com reconhecida atuação e conhecimento na área da cultura afrobrasileira. Já o período de execução do projeto será de 1° a 30 de novembro.

As inscrições tiveram início no dia 31 de julho e seguem até dia 14 de setembro de 2009. Os interessados devem enviar seus projetos somente por meio dos serviços de postagem da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT).

A relação dos projetos inscritos será divulgada no site da FCP. Mais informações podem ser obtidas através do telefone (61) 3424 0113, pelo e-mail [email protected] ou no site palmares.gov.br.

 

Festival Mundial de Artes Negras


O Festival Mundial de Artes Negras é a maior reunião das artes e da cultura negra do mundo. Idealizado pelo ex-presidente e poeta senegalês Léopold Sedar Senghor, na década de sessenta, com o tema Significação da Arte Negra pelo Povo e para o Povo. O segundo foi realizado na Nigéria, em 1977, com o tema Civilização Negra e Educação. A próxima edição vai homenagear o Brasil, tendo como tema o Renascimento Africano.

Mais de 80 países vão participar do III Fesman. Quatro redes de satélites vão percorrer o mundo inteiro mostrando toda a programação, que será transmitida em cinco idiomas: inglês, francês, espanhol, português e árabe. E o Brasil, como nação homenageada, deve estimular um amplo diálogo em torno do assunto.

Matéria original

+ sobre o tema

Bebê morre durante parto e família acusa médica de negligência em Mangaratiba, no Rio

Segundo mãe da criança, obstetra falava ao celular durante...

Amazônia: mulheres negras protagonizam a luta popular

O capitalismo patriarcal e machista é um dos indicativos...

Unegro promove campanha publicitária de combate ao racismo

A União de Negros pela Igualdade (Unegro) completou...

Se Eike Batista tivesse ouvido a dona Laurinda – Por: Fernanda Pompeu

Leio que Detroit, a cidade que aprendemos a...

para lembrar

Polícia que mata muito demonstra incompetência de governos de SP, RJ e BA

Ninguém em sã consciência espera que um policial lance...

Sônia Nascimento – Vice Presidenta

[email protected] Sônia Nascimento é advogada, fundadora, de Geledés- Instituto da...

Suelaine Carneiro – Coordenadora de Educação e Pesquisa

Suelaine Carneiro [email protected] A área de Educação e Pesquisa de Geledés...

Sueli Carneiro – Coordenadora de Difusão e Gestão da Memória Institucional

Sueli Carneiro - Coordenação Executiva [email protected] Filósofa, doutora em Educação pela Universidade...
spot_imgspot_img

Polícia que mata muito demonstra incompetência de governos de SP, RJ e BA

Ninguém em sã consciência espera que um policial lance rosas, cravos e astromélias quando é recebido a tiros de fuzis, escopetas e pistolas. Mas...

Quem foi Miguel Barros (1913-2011), o artista plástico e antirracista apagado da História da Arte no Brasil?

O Brasil possui muitos nomes de destaque nas artes plásticas. Pessoas que entregaram suas vidas à criação e deixaram ricas contribuições para se pensar...

Fome extrema aumenta, e mundo fracassa em erradicar crise até 2030

Com 281,6 milhões de pessoas sobrevivendo em uma situação de desnutrição aguda, a ONU alerta que o mundo dificilmente atingirá a meta estabelecida no...
-+=