Abertas inscrições para Ideias Criativas para dia da Consciência Negra 2009

Fonte: Canal 13 –

Estão abertas as inscrições para a seleção pública para apoio a projetos culturais do edital Ideias Criativas para 20 de novembro – Dia Nacional da Consciência Negra 2009, com o tema Renascimento Africano Fesman – Festival Mundial de Artes Negras. A iniciativa é uma realização da Fundação Cultural Palmares (FCP) e aceitará projetos até o dia 14 de setembro.

 

 

 

O objetivo é a criação de ideias que visem fortalecer as ações de preservação da cultura afrobrasileira e, em especial, na promoção da Lei nº 10.639/03, que torna obrigatório o ensino sobre História e Cultura Afrobrasileira, além de prever o estudo da história da África e dos africanos, a luta dos negros no Brasil, a cultura negra brasileira e o negro na formação da sociedade nacional, resgatando a contribuição do povo negro nas áreas social, econômica e política, pertinentes à História do Brasil.

O edital tem como objetivo principal a seleção de projetos que apresentem ideias criativas em todo o país, tendo como público-alvo crianças e jovens em idade escolar e que tragam em seu conteúdo, por meio de atividades culturais, subsídios para a Lei nº 10.639/03 que também institui o dia 20 de novembro como o Dia Nacional da Consciência Negra.

Os projetos podem ser formatados, como: evento cultural, intervenção urbana, atividade socioeducativa, seminário, palestra, debate, entre outros. Objetivam promover performances de todas as expressões artísticas durante o mês de novembro. O fundamental é que tenham como objetivo a questão negra e afrobrasileira. Podem participar produtores, professores, agentes culturais de uma maneira geral, que desenvolvam trabalhos voltados para a cultura negra e afrobrasileira e ainda instituições privadas sem fins lucrativos de natureza cultural, consolidadas na atuação com a cultura negra e afrobrasileira com, no mínimo, 3 anos de existência.

Cada projeto selecionado na categoria projeto individual receberá até o valor de R$ 20.000,00 e, na categoria projeto de Entidades Privadas Sem Fins Lucrativos, receberá o valor de até R$ 40.000,00. Cada concorrente poderá participar com quantas Ideias Criativas quiser, porém, somente uma iniciativa será premiada para cada proponente, respeitando as regras expressas no edital. Os projetos serão selecionados por dirigentes e/ou técnicos da Fundação Cultural Palmares e 1 especialista da sociedade civil com reconhecida atuação e conhecimento na área da cultura afrobrasileira. Já o período de execução do projeto será de 1° a 30 de novembro.

As inscrições tiveram início no dia 31 de julho e seguem até dia 14 de setembro de 2009. Os interessados devem enviar seus projetos somente por meio dos serviços de postagem da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT).

A relação dos projetos inscritos será divulgada no site da FCP. Mais informações podem ser obtidas através do telefone (61) 3424 0113, pelo e-mail [email protected] ou no site palmares.gov.br.

 

Festival Mundial de Artes Negras


O Festival Mundial de Artes Negras é a maior reunião das artes e da cultura negra do mundo. Idealizado pelo ex-presidente e poeta senegalês Léopold Sedar Senghor, na década de sessenta, com o tema Significação da Arte Negra pelo Povo e para o Povo. O segundo foi realizado na Nigéria, em 1977, com o tema Civilização Negra e Educação. A próxima edição vai homenagear o Brasil, tendo como tema o Renascimento Africano.

Mais de 80 países vão participar do III Fesman. Quatro redes de satélites vão percorrer o mundo inteiro mostrando toda a programação, que será transmitida em cinco idiomas: inglês, francês, espanhol, português e árabe. E o Brasil, como nação homenageada, deve estimular um amplo diálogo em torno do assunto.

Matéria original

+ sobre o tema

FNDE lança plataforma Antonieta de Barros, iniciativa para consolidar dados da educação brasileira

O Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), autarquia...

Termina hoje (14) prazo para inscrição no Enem

Termina hoje (14) o prazo para inscrições no Exame...

Estudantes têm até esta sexta-feira (14) para se inscrever no Enem

Termina nesta sexta-feira (14) o prazo para inscrições no Exame...

Harvard lança mais de 100 cursos gratuitos e legendados em português

Os cursos disponíveis são divididos nas áreas a seguir. Artes...

para lembrar

Finalistas do I Concurso de Plano de Aulas do Portal Geledes

O Portal Geledés parabeniza todos os participantes e anuncia...

Bolsistas do ProUni dizem ser vítimas de preconceito

Luísa Ferreira Estudante da PUC-SP diz ter sido chamada...

Unesp divulga calendário para vestibular 2022; confira datas

A Universidade Estadual Paulista (Unesp) divulgou, nesta terça-feira (6), o calendário oficial...

“A gente era infeliz e sabia” ou “De como o ambiente escolar massacra o povo negro”.

Quando ultrapassamos a idade escolar e ingressamos no mercado...
spot_imgspot_img

Quem se inscreveu no Enem 2024 tem até quarta-feira (19) para pagar taxa

O participante que se inscreveu no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024 têm até a próxima quarta-feira (19) para pagar a taxa de...

FNDE lança plataforma Antonieta de Barros, iniciativa para consolidar dados da educação brasileira

O Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), autarquia vinculada ao Ministério da Educação (MEC), lançará na próxima terça-feira, 18, a plataforma Antonieta de...

Termina hoje (14) prazo para inscrição no Enem

Termina hoje (14) o prazo para inscrições no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Os interessados devem acessar a Página do Participante e utilizar o cadastro...
-+=