Ação na Cracolândia chega à ONU

Entidades pedem que relatores especiais nas áreas de saúde, detenção arbitrária, moradia e tortura intercedam junto à Prefeitura de São Paulo

Por Daniel Arroyo Do Conectas

Na tarde desta terça-feira (30/5), entidades da sociedade civil enviaram um apelo urgente a quatro relatores especiais da ONU nas áreas de saúde, detenção arbitrária, moradia e tortura pedindo que o Brasil preste esclarecimentos sobre a ação policial na região do centro de São Paulo conhecida como Cracolândia.

O apelo urgente é um instrumento previsto no regimento da ONU que permite que indivíduos ou instituições denunciem diretamente a ocorrência de violações de direitos humanos em seu país. Os relatores podem acatar o apelo demandando informações às autoridades nacionais.

O documento, elaborado pela Conectas Direitos Humanos, Plataforma Brasileira de Política de Drogas, Comuda (Conselho Municipal de Política de Drogas e Álcool de São Paulo) e Iniciativa Negra por uma Nova Política sobre Drogas, também pede que as Nações Unidas intercedam junto à Prefeitura de São Paulo exigindo a investigação e responsabilização de abusos, a interrupção da remoção forçada de moradores e o fim das tentativas de internação compulsória de usuários de droga.

Clique aqui para ler a íntegra do apelo urgente.

Na última sexta-feira (26/5), a Justiça de São Paulo autorizou em caráter liminar (provisório) a busca e apreensão de “todas as pessoas em situação de drogadição”. A decisão foi suspensa após recurso apresentado pelo Ministério Público em conjunto com a Defensoria Pública.

“O que vemos na região da Cracolândia é uma sobreposição assustadora de violações das normas de direitos humanos. Na medida em que as autoridades do governo do Estado e da Prefeitura de São Paulo desdenham todas as críticas, resta ao Brasil responder internacionalmente por descumprir essas obrigações”, afirma Henrique Apolinario, advogado do programa de Justiça da Conectas.

“É inaceitável e vergonhoso que sigamos usando a polícia, a perseguição e a coerção para lidar com um tema que é de saúde pública”, completa.

+ sobre o tema

Ex-vítimas de trabalho escravo ganham vida nova em estádio da Copa

José Divino da Silva, de 58 anos, ainda...

PNUD vai lançar atlas com IDH de municípios brasileiros dia 29 de julho

O Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) vai lançar...

Desigualdade é o maior desafio da América Latina e Caribe, diz ministro brasileiro em reunião da ONU

“O vínculo entre desenvolvimento social e direitos humanos deve...

“Meia dúzia de índios e alguns vagabundos pintados”

sugerido pelo Pedro Brandão, no Facebook O deputado...

para lembrar

Cidade Maravilhosa, Cidade Militarizada

UM EFETIVO DE cerca de 85 mil — entre eles Força...

O Brasil pelos olhos de nove crianças refugiadas que vivem em São Paulo

Quando viviam em seus países - Haiti, Síria, Arábia...

Do Carandiru a Manaus, Brasil lota presídios para combater tráfico sem sucesso

Política de encarceramento em massa decorrente da guerra às...

ONU nomeia atriz Kenia Maria como defensora dos direitos das mulheres negras no Brasil

No Dia Internacional pela Eliminação da Discriminação Racial, lembrado...
spot_imgspot_img

Ministério lança edital para fortalecer casas de acolhimento LGBTQIA+

Edital lançado dia 18 de março pretende fortalecer as casas de acolhimento para pessoas LGBTQIA+ da sociedade civil. O processo seletivo, que segue até...

PM matou 94% a mais na Baixada Santista; ‘Tô nem aí’, diz Tarcísio

"Sinceramente, nós temos muita tranquilidade com o que está sendo feito. E aí o pessoal pode ir na ONU, pode ir na Liga da...

Debate na ONU sobre a nova declaração de direitos da população afrodescendente conta com a presença de Geledés

Geledés - Instituto da Mulher Negra esteve presente na sede das Nações Unidas em Genebra, na Suíça, durante os dias 8 e 9 de...
-+=