Acesso gratuito a remédios para hipertensão e diabetes

 

A candidata da coligação Para o Brasil Seguir Mudando, Dilma Rousseff, afirmou hoje que seu programa de governo prevê a universalização da gratuidade dos remédios usados no tratamento de hipertensão e diabetes. Atualmente, o governo federal subsidia até 90% do valor desses medicamentos para os brasileiros, e Dilma pretende subsidiá-los integralmente, tornando a distribuição acessível em todo país pelo programa “Aqui tem Farmácia Popular”.

Por meio desse programa, Dilma vai credenciar mais farmácias da rede privada para o atendimento de todos os brasileiros. Hoje, são mais de 12 mil estabelecimentos credenciados. Ainda será reforçado pelo programa Farmácia Popular do Brasil, que é composto por uma rede pública de distribuição de medicamentos.

“Esse programa, que é o Aqui tem Farmácia Popular, é muito importante porque é um mecanismo de universalização da oferta e da entrega nos pontos mais diferentes do Brasil”, explicou. “É um convênio que o Ministério da Saúde faz com a farmácia e nele oferece medicamentos para hipertensão, diabetes, incluindo insulina, e agora em 2010 entrou [remédio] para colesterol e anticoncepcional.”

Para garantir os remédios de hipertensão e diabetes, a estimativa é que sejam investidos cerca de R$ 400 milhões por ano. “Nós estamos nos propondo universalizar o tratamento para essas duas doenças que mais incidem na população. Hipertensão e diabetes”, disse. 

 

A candidata disse que fortalecerá a produção de medicamentos genéricos. Segundo ela, é fundamental também que o país invista em pesquisas de novos compostos provenientes da biotecnologia.

“Me reuni com a representação da indústria nacional de medicamentos e com indústria de capital estrangeiro no Brasil nessa área”, afirmou. “Falamos da importância do Brasil fazer pesquisa na área dos medicamentos mais sofisticados, no fato de que o Brasil entre na área dos componentes biológicos e pesquisa na área de biotecnologia. Esses serão os remédios de ponta.”

Dilma apontou quatro áreas que receberão atenção especial em relação a medicamentos: “Consideramos muito importante a continuidade da atuação em princípios ativos, genéricos, vacinas e não pode deixar de pesquisar remédios mais sofisticados do ponto de vista de emprego de tecnologia, que são os biológicos, derivados da biotecnologia”, salientou.

Fonte: Dilma.com.br

+ sobre o tema

Deu no NY Times: “Fim do mundo? Já é aqui no Brasil”

Vanessa Barbara, colaboradora do The New York Times e...

TIRIRICA E SARNEY

Por: Luis Fernando Veríssimo Richard Nixon certa vez...

Juízes lançam nota de repúdio à Condução Coercitiva de Lula

Juízes divulgam nota em que afirmam que não se...

Contra a servidão do espírito: sobre política, ética e educação, por Nadja Hermann

É preciso romper com nossa histórica incapacidade em perceber...

para lembrar

Votos dos imigrantes latinos na Flórida podem ser decisivos para eleição

Lucas Rodrigues* Miami, Flórida - A cidade de Miami, na...

Serra prepara saída e blindagem do governo

Por: FÁBIO ZAMBELI Tucano, que deixa o...

Joaquim Barbosa se reúne com Dilma no Planalto

O relator do mensalão no Supremo Tribunal Federal, ministro...

Descalço, etíope vence maratona de Roma; belga morre após ataque cardíaco

Com o tempo de 2h08min39s, o etíope Siraj Gena...

Fim da saída temporária apenas favorece facções

Relatado por Flávio Bolsonaro (PL-RJ), o Senado Federal aprovou projeto de lei que põe fim à saída temporária de presos em datas comemorativas. O líder do governo na Casa, Jaques Wagner (PT-BA),...

Morre o político Luiz Alberto, sem ver o PT priorizar o combate ao racismo

Morreu na manhã desta quarta (13) o ex-deputado federal Luiz Alberto (PT-BA), 70. Ele teve um infarto. Passou mal na madrugada e chegou a ser...

Equidade só na rampa

Quando o secretário-executivo do Ministério da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Cappelli, perguntou "quem indica o procurador-geral da República? (...) O povo, através do seu...
-+=