Acusado de estupro, jovem carioca de classe média alta foge e faz ameaças no Facebook

Lutador de artes marciais, ele espancava e, depois, violentava mulheres

Um jovem de classe média alta do Rio de Janeiro teve a prisão preventiva decretada após ser acusado de estupro. O carioca sumiu e atualmente é considerado foragido pela justiça. O Ministério Público acredita que a família do jovem tenha facilitado a fuga.

De acordo com o promotor Eduardo Paes Fernandes, responsável pelo caso, o acusado identificado como Renan Menezes de Souza estuprou pelo menos quatro mulheres. De acordo com denúncias, ele costumava frequentar algumas festas e oferecia carona para meninas na saída dos eventos. Em seguida ele, que é lutador de artes marciais, levava o carro para algum local deserto e violentava as vítimas.

A polícia foi à casa de Renan, uma mansão em Jacarepaguá, na Zona Oeste do Rio, na terça-feira (29) para prendê-lo ,as ele não estava em casa. A suspeita é de que ele tenha fugido para uma casa na Costa Verde. “A família o escondeu, não tenho a menor dúvida. Trata-se de um rapaz de posses, que achava que ia ficar impune. Ele tinha a certeza da impunidade”, explicou a promotor em entrevista ao jornal O Globo.

Ainda segundo a polícia, as vítimas normalmente eram conhecidas ou tinham amigos em comum com Renan. Como costumava levar amigos no carro e deixá-los em casa antes de praticar o crime, as mulheres não desocnfiavam de nada. Sozinha com o acusado no carro, a vítima era espancada e estuprada pelo carioca. Os crimes normalmente aconteciam dentro do condomínio de um dos amigos dele e, em alguns casos, em algum motel.

Ameaças
Recentemente, Renan chegou a publicar conteúdo machista nas suas redes sociais e fez ameaças a uma das mulheres que compartilhou um post em que denuncia o ataque de Renan às vítimas. Ele chegou a dizer à moça que interrogue-o pessoalmente, porque “seria um prazer”.

A investigação do caso acredita que amigos de Renan sabiam das atitudes do rapaz, que pratica o crime a há um ano. “A polícia está fazendo buscas. Esperamos também que as demais vítimas colaborem com a investigação” disse o promotor Eduardo Fernandes, que revelou que das quatro vítimas, duas denunciaram o estupro. “As outras não o fizeram por medo”.

O promotor acredita que o número de jovens violentadas ainda é maior do que o polícia tem conhecimento.

+ sobre o tema

Fim do feminicídio está associado a mudança cultural, dizem participantes de audiência

Mudanças socioculturais são necessárias para acabar com a violência...

Vitória em Goiás, derrota em São Paulo: “resoluções” de casos de estupro

Universidade Federal de Goiás demite professor acusado de estupro,...

Violência de gênero é tema de debate gratuito no Campo Limpo, em São Paulo

No dia 11 de setembro, terça-feira, o Usina de Valores e...

Lugar mais perigoso para mulheres é a própria casa, diz ONU

Segundo o relatório, assassinatos cometidos por parceiros ou familiares...

para lembrar

Nudez e pedofilia: onde está o real problema?

Incentivamos uma relação com a sexualidade desigual e potencialmente...

Quem são as vítimas “invisíveis” dos estupros no Brasil?

Estimativa é que apenas 10% de quem sofre com...

Médica alerta para estupro de meninas silenciado por familiares

Especialista do Ministério da Saúde alerta que falta integração...

Mutilação genital afeta 200 milhões de mulheres no mundo, diz ONU

Prática é considerada violação flagrante aos direitos humanos Do O...
spot_imgspot_img

Coisa de mulherzinha

Uma sensação crescente de indignação sobre o significado de ser mulher num país como o nosso tomou conta de mim ao longo de março. No chamado "mês...

Robinho chega à penitenciária de Tremembé (SP) para cumprir pena de 9 anos de prisão por estupro

Robson de Souza, o Robinho, foi transferido para a Penitenciária 2 de Tremembé, no interior de São Paulo, na madrugada desta sexta-feira (22). O ex-jogador foi...

A Justiça tem nome de mulher?

Dez anos. Uma década. Esse foi o tempo que Ana Paula Oliveira esperou para testemunhar o julgamento sobre o assassinato de seu filho, o jovem Johnatha...
-+=