Acusado de racismo, boneco negro causa indignação na Austrália

A comercialização na Austrália dos emblemáticos bonecos negros de pano Golliwog, que se popularizaram na década de 60, causou a indignação dos aborígines por considerá-los ofensivos, publicou nesta segunda-feira a imprensa local.

O presidente do centro para as políticas culturais indígenas do estado de Queensland, Bob Weatherall, expressou sua preocupação com o ressurgimento destes bonecos em Queensland.

Para o idoso aborígine, estes bonecos são ofensivos e devem ser proibidos porque, disse, “não promovem a unidade em nossa comunidade, nem devolvem o sentido da equidade”. Apesar da polêmica, eles voltaram a ser postos à venda em Queensland e os empresários locais como Deanne Edwards, que tem dúzias de golliwogs em suas vitrines, aumentaram suas vendas.

“Encanta-nos, as crianças os adoram. Eu os adoro, São muito, mas muito populares. Eu vendo muitíssimos”, disse a empresária.

O Golliwogg, como era seu nome original, era uma personagem masculina criada no século XIX pela escritora inglesa Florence Kate Upton e que tomou a forma de um brinquedo que foi muito popular após o fim da Segunda Guerra Mundial no Reino Unido e Austrália.

Segundo algumas fontes, a palavra deriva do nome que os soldados britânicos davam aos bonecos de pano negros que as crianças fabricavam no Egito no século XIX e que os militares levavam como lembrança ao Reino Unido.

Com os anos, sua comercialização foi questionada por seu forte componente racista. Carol Thatcher, filha da ex-primeira-ministra Margaret Thatcher, deixou de ser colaboradora em um programa de televisão da BBC após sua recusa de se desculpar por ter citado ao boneco ao se referir ao tenista francês Wilfrid Tsonga de Golliwog quando foi eliminado no Aberto da Austrália em 2009.

No ano anterior, Naomi Campbell denunciou que durante um voo para Los Angeles na empresa British Airways a chamaram de supermodelo Golliwog, o que aparentemente desencadeou um comportamento violento do qual ela teve que se desculpar.

Fonte: Terra

+ sobre o tema

Começa hoje pagamento de R$ 200 da primeira parcela do Pé-de-Meia

A primeira parcela do programa Pé-de-Meia, no valor de...

Um país doente de realidade

O Brasil é um país "doente de realidade". A...

para lembrar

Ator é vítima de racismo durante espetáculo:’Isso não pode ficar impune’

Uma espectadora interrompeu a peça e deu uma banana No...

Grupo antirracismo critica apoio do Liverpool a Suárez

Um grupo que realiza campanhas contra o racismo no...

Minas registra um novo caso de racismo a cada 22 horas e 16 minutos

Expressivo, número de crimes raciais levados aos tribunais está...

Austrália propõe mudar lei, mas aborígenes querem mudança real

Por: Liz Lacerda Alison Golding tinha 10 anos...
spot_imgspot_img

Quanto custa a dignidade humana de vítimas em casos de racismo?

Quanto custa a dignidade de uma pessoa? E se essa pessoa for uma mulher jovem? E se for uma mulher idosa com 85 anos...

Unicamp abre grupo de trabalho para criar serviço de acolher e tratar sobre denúncias de racismo

A Unicamp abriu um grupo de trabalho que será responsável por criar um serviço para acolher e fazer tratativas institucionais sobre denúncias de racismo. A equipe...

Peraí, meu rei! Antirracismo também tem limite.

Vídeos de um comediante branco que fortalecem o desvalor humano e o achincalhamento da dignidade de pessoas historicamente discriminadas, violentadas e mortas, foram suspensos...
-+=