Inglaterra alerta torcida sobre racismo na Euro e família de jogador negro não irá

Por André Carbone

O Foreign Office, departamento do governo britânico voltado à promoção dos interesses do Reino Unido no exterior, alertou nesta sexta-feira para a possibilidade de manifestações racistas contra ingleses durante a Eurocopa 2012, que será realizada daqui a três semanas na Polônia e na Ucrânia.

O comunicado do comitê tem como alvo “torcedores ingleses descendentes de asiáticos, africanos e caribenhos”. Para o governo, os turistas ingleses citados devem tomar um cuidado extra nos países da Euro. “Existe risco na Polônia e na Ucrânia como em muitos outros países onde a Inglaterra joga. Pedimos aos nossos torcedores que relatem qualquer incidente à polícia”, disse o porta-voz do Foreign Office.

O novo técnico da Inglaterra, Roy Hodgson, expressou sua tristeza com a possibilidade do racismo durante a competição. “Não há dúvidas que existe esse problema do racismo, e a violência na Ucrânia é uma preocupação para todos, especialmente para os torcedores que irão para lá correndo o risco de serem espancados caso não pareçam ser brancos”, desabafou o treinador em entrevista ao Daily Mail.

Família de jogador não irá

O caso que chamou a atenção da imprensa inglesa foi referente às declarações de Ashley Walcott, irmão de Theo Walcott, meia da Inglaterra na Euro, de que não irá para a Ucrânia. “Infelizmente meu pai e eu decidimos não viajar pelo medo de possíveis ataques de cunho racista”, tuitou Ashley.

O governo da Ucrânia rebateu dizendo que o racismo no país se restringe a pequenos incidentes e não preocupa. “Não há o que temer na Euro. Eu garanto a todos os torcedores, sem se importar com nacionalidade ou cor, que eles apreciarão uma grande festa do futebol”, disse Volodymyr Khandogiy, embaixador da Ucrânia no Reino Unido.

 

Fonte: Yahoo

+ sobre o tema

UFRB repudia atitude racista de estudante em sala de aula no CAHL

A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) manifesta...

Males do racismo

A discriminação é o principal motivo pelo qual os...

Reação contra o genocídio coloca mais de 50 mil nas ruas

Marcha movimentou pelo menos dez estados e teve repercussão...

para lembrar

spot_imgspot_img

PM afasta dois militares envolvidos em abordagem de homem negro em SP

A Polícia Militar (PM) afastou os dois policiais envolvidos na ação na zona norte da capital paulista nesta terça-feira (23). A abordagem foi gravada e...

‘Não consigo respirar’: Homem negro morre após ser detido e algemado pela polícia nos EUA

Um homem negro morreu na cidade de Canton, Ohio, nos EUA, quando estava algemado sob custódia da polícia. É possível ouvir Frank Tyson, de...

Denúncia de tentativa de agressão por homem negro resulta em violência policial

Um vídeo que circula nas redes sociais nesta quinta-feira (25) flagrou o momento em que um policial militar espirra um jato de spray de...
-+=