Inglaterra alerta torcida sobre racismo na Euro e família de jogador negro não irá

Por André Carbone

O Foreign Office, departamento do governo britânico voltado à promoção dos interesses do Reino Unido no exterior, alertou nesta sexta-feira para a possibilidade de manifestações racistas contra ingleses durante a Eurocopa 2012, que será realizada daqui a três semanas na Polônia e na Ucrânia.

O comunicado do comitê tem como alvo “torcedores ingleses descendentes de asiáticos, africanos e caribenhos”. Para o governo, os turistas ingleses citados devem tomar um cuidado extra nos países da Euro. “Existe risco na Polônia e na Ucrânia como em muitos outros países onde a Inglaterra joga. Pedimos aos nossos torcedores que relatem qualquer incidente à polícia”, disse o porta-voz do Foreign Office.

O novo técnico da Inglaterra, Roy Hodgson, expressou sua tristeza com a possibilidade do racismo durante a competição. “Não há dúvidas que existe esse problema do racismo, e a violência na Ucrânia é uma preocupação para todos, especialmente para os torcedores que irão para lá correndo o risco de serem espancados caso não pareçam ser brancos”, desabafou o treinador em entrevista ao Daily Mail.

Família de jogador não irá

O caso que chamou a atenção da imprensa inglesa foi referente às declarações de Ashley Walcott, irmão de Theo Walcott, meia da Inglaterra na Euro, de que não irá para a Ucrânia. “Infelizmente meu pai e eu decidimos não viajar pelo medo de possíveis ataques de cunho racista”, tuitou Ashley.

O governo da Ucrânia rebateu dizendo que o racismo no país se restringe a pequenos incidentes e não preocupa. “Não há o que temer na Euro. Eu garanto a todos os torcedores, sem se importar com nacionalidade ou cor, que eles apreciarão uma grande festa do futebol”, disse Volodymyr Khandogiy, embaixador da Ucrânia no Reino Unido.

 

Fonte: Yahoo

+ sobre o tema

O que me intriga… por Edson Cardoso

Quando nos debruçamos sobre a realidade contemporânea no que...

Leonardo Nascimento preso por engano é solto no Rio

Segundo a Secretaria Estadual de Administração Penitenciária, ele deixou...

Branco, não queira sofrer com o racismo

De tão debatido, atualmente, alguns pontos das lutas contra...

TJRJ condena Burger King a pagar R$ 24 mil por discriminação racial

O Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJRJ)...

para lembrar

Neonazista alemã indiciada por vários homicídios racistas

Uma neonazista alemã foi indiciada por participar em...

Influenciada pelo Black Lives Matter, União Europeia faz seu primeiro projeto contra o racismo no continente

O movimento antirracista Black Lives Matter (Vidas Negras Importam)...

Vasco lança campanha contra racismo nos muros de São Januário

Vascaínos estamparão suas mãos no estádio em lembrança ao...

Se o Estado perder o controle, o que vai restar?

Cinco pessoas foram mortas durante a 16ª operação policial...
spot_imgspot_img

Réus são condenados pela morte do congolês Moïse Kabagambe

O I Tribunal do Júri da Capital condenou, na noite desta sexta-feira, os dois réus pela morte do congolês Moïse Kabagambe, em 24 de...

A segunda morte de George Floyd: governo dos EUA pode perdoar seu assassino

No seu discurso de posse na Casa Branca, o presidente Donald Trump citou o reverendo Martin Luther King Junior para definir a sua ideia de Estado democrático de...

Mortes por policiais crescem 61% em SP em 2024, mas PM faz menos apurações

Mesmo diante do aumento das mortes durante ocorrências policiais, a Polícia Militar de São Paulo registrou queda em todos os índices de investigação interna (procedimentos...
-+=