Acusado de racismo, maquiador de Ronaldo Fraga se desculpa

Desfile da coleção do estilista colocou modelos com palha de aço na cabeça, como se fossem cabelos de pessoas negras. Maquiador Marcos Costa lamentou confusão

São Paulo – O que era para ser uma homenagem ao povo negro em um desfile de moda se transformou em polêmica, com direito a acusação de racismo, nas redes sociais. A coleção criada por Ronaldo Fraga, mostrada no segundo dia da São Paulo Fashion Week, levou modelos (brancas e negras) ornadas com palha de aço na cabeça, em uma representação do que é comumente chamado de cabelo “ruim” ou “cabelo Bom Bril”.

estilista e o maquiador Marcos Costa, que tiveram a ideia, desejavam mostrar que os fios crespos não precisam ser alisados para serem bonitos. Mas a interpretação de muita gente não foi essa. Tanto que, diante das críticas, Costa se manifestou em sua página no Facebook. “Nunca foi minha intenção ou de Ronaldo Fraga ofender ou discriminar quem quer que seja. A ideia para o look do desfile era ressaltar a beleza de cabelos que podem ser moldados como esculturas, não importando o fato de serem crespos”, afirmou.

Ele disse ainda que, em sua carreira, nunca mostrou ser preconceituoso. Ao contrário, fez diversos ensaios com modelos afrodescendentes. A página feminista “Moça, você é machista” na rede social foi uma das que se voltaram contra a produção. Em um post, foi dito que, em vez de usar Bom Bril, eles deveriam ter colocado modelos negras com “seus lindos cabelos”.

Além disso, as responsáveis pela página declararam que “colocar palha de aço na cabeça de um monte de mulher é humilhação. O cabelo afro não é problema pra muita gente, mas para muitas outras pessoas ainda é! É uma questão de identidade muito forte”.

Apesar das acusações, a equipe do desfile também teve defensores. Um deles foi o atorAlexandre Nero, que, em seu perfil no Twitter, afirmou “agora o gado acusa Ronaldo Fraga de racismo. Por causa de palha de aço eles ignoram o passado e a obra do cara. Ah, para que eu quero descer”.

Leia abaixo o pedido de desculpas de Marcos Costa na íntegra.

“Nunca foi minha intenção ou de Ronaldo Fraga ofender ou discriminar quem quer que seja. A ideia para o look do desfile era ressaltar a beleza de cabelos que podem ser moldados como esculturas, não importando o fato de serem crespos. Depois de testarmos alguns materiais, o Ronaldo Fraga sugeriu a palha de aço. Foi também uma forma de subverter um preconceito enraizado na cultura brasileira. Por que o negro tem de alisar seus fios? Eles são lindos!

Quem acompanha minha carreira, mesmo que seja apenas aqui pelo blog, pode se lembrar de vários ensaios com belíssimas mulheres negras – sejam modelos, famosas ou anônimas. Inclusive no meu livro “Eu Amo Maquiagem” (2006), são modelos negras que abrem e fecham a publicação, ocupando lugar de destaque que acredito ser coerente com a incrível miscigenação racial que há no nosso país.

O racismo diário e invisível

“O susposto cabelo ruim é na verdade uma escultura em potencial”. Cabelo bombril: penteado feito com palha de aço é aposta inusitada da Vogue

Fonte: Exame

+ sobre o tema

CCJ do Senado aprova projeto que amplia cotas raciais para concursos

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado...

Polícia que mata muito demonstra incompetência de governos de SP, RJ e BA

Ninguém em sã consciência espera que um policial lance...

Fome extrema aumenta, e mundo fracassa em erradicar crise até 2030

Com 281,6 milhões de pessoas sobrevivendo em uma situação...

para lembrar

Carta de repúdio ao racismo praticado na formatura de História e Geografia da PUC

Durante a tradicional cerimônia de formatura da PUC, onde...

PARANÁ: Caso de racismo leva treinador a pedir demissão no estadual

  O treinador Agenor Picinin pediu demissão do...

‘Prefiro que a loira me atenda’, diz cliente a atendente negra em restaurante

Após ser atendida pela funcionária branca e de cabelos...
spot_imgspot_img

Quanto custa a dignidade humana de vítimas em casos de racismo?

Quanto custa a dignidade de uma pessoa? E se essa pessoa for uma mulher jovem? E se for uma mulher idosa com 85 anos...

Unicamp abre grupo de trabalho para criar serviço de acolher e tratar sobre denúncias de racismo

A Unicamp abriu um grupo de trabalho que será responsável por criar um serviço para acolher e fazer tratativas institucionais sobre denúncias de racismo. A equipe...

Peraí, meu rei! Antirracismo também tem limite.

Vídeos de um comediante branco que fortalecem o desvalor humano e o achincalhamento da dignidade de pessoas historicamente discriminadas, violentadas e mortas, foram suspensos...
-+=