Advogado acusa coordenador de escola de racismo e assédio contra alunas adolescentes

Advogado publicou denúncia em rede social; colégio afasta funcionário

Por Thayanne Magalhães, do Tribuna Hoje

239041_ext_arquivo

O advogado e candidato a vereador por Maceió, Welton Roberto, divulgou hoje em uma de suas redes sociais a acusação contra o coordenador de ensino médio do Colégio Contato, identificado como Washington Freitas, por racismo e assédio contra alunas adolescentes.

“Essa história começou dia 18 quando esse homem fez um comentário racista na foto de uma aluna. A menina estava de costas na praia, de biquíni, o namorado dela postou um elogio e em seguida o Washington perguntou se existe sereia preta e se ela tinha tomado banho de petróleo. Vários alunos entraram na conversa sem acreditar no que estavam lendo e a postagem teve mais de quinhentos compartilhamentos”, explicou Welton Roberto.

Quem mostrou a postagem para o advogado foi a sua filha adolescente, Beatriz, que estuda no Contato.

“Ele me mostrou a postagem e me disse que esse cidadão era coordenador da escola. E disse que tinha mais coisas que eu precisava saber, mas somente hoje [19] pela manhã me contou que sofria assédio. Que ele falava de forma inescrupulosa das partes íntimas dela e das outras alunas de 14 a 17 anos. Falava coisas como ‘não consigo me concentrar na aula olhando uma bunda tão grande’. É lamentável”, contou Welton Roberto.

Beatriz e outras alunas do colégio estão juntando provas, como “prints” de mensagens enviadas pelo suspeito, e o advogado deve entrar com um processo na Justiça contra o coordenador e contra a instituição.

“Vamos entrar com o processo porque isso que está acontecendo é muito sério. Vamos processar o Washington enquanto pessoa e a escola por permitir que um homem desses trabalhe com adolescentes, na puberdade com a sexualidade aflorando. Um tarado desses que vive se referindo às partes íntimas das meninas. Eu como pai me sinto revoltado. A gente cuida das nossas filhas, acredita que ela está frequentando um lugar seguro, e nos deparamos com essa situação”, desabafou.

racismo-na-escola

sereia-preta

Contato informa em nota que colaborador foi afastado

Após reunião, o Colégio Contato emitiu nota e informou o afastamento do colaborador Washington Freitas. Apesar de não ter sido notificado oficialmente, o colégio vai acionar os envolvidos para que esclareçam o caso. Até lá, com base no que foi divulgado, a unidade preferiu definir o afastamento do funcionário para “preservar a integridade de nossos alunos, que sempre foi a nossa prioridade”.

A unidade escolar também divulgou no texto que a direção busca nortear na atuação de seus educadores ações isentas de “discriminação racial, religiosa, linguística e atitudes que possam causar constrangimento”. Para o Contato, o principal eixo de aprendizado é o convívio coletivo harmonizado entre todos que fazem parta da instituição, sejam eles alunos, pais, colaboradores ou até a comunidade.

O colégio, com atuação de 23 anos em Alagoas, relata a enorme dimensão que as situações tomam no ambiente digital. “As consequências que um comentário pode causar são de inteira responsabilidade de quem o proferiu”. Para isso, a escola informa que realiza frequentemente ações de conscientização do meio online através de palestras, reunião de pais e debates entre pais e alunos sobre o uso de redes sociais.

“A empresa gostaria de deixar exposto que rejeita qualquer atitude discriminatória e ilegal, e qualquer colaborador que cometa uma infração, fora ou dentro do ambiente da empresa, a partir do momento que a outra parte se sinta prejudicada, deverá ser acionado pelas formas legais”, diz um trecho da nota.

+ sobre o tema

Brancos, vamos falar de cotas no serviço público?

Em junho expira o prazo da lei de cotas nos...

Em junho, Djavan fará sua estreia na Praia de Copacabana em show gratuito

O projeto TIM Music Rio, um dos mais conhecidos...

O precário e o próspero nas políticas sociais que alcançam a população negra

Começo a escrever enquanto espero o início do quarto...

Estado Brasileiro implementa políticas raciais há muito tempo

Neste momento, está em tramitação no Senado Federal o...

para lembrar

Carta de repúdio ao racismo praticado na formatura de História e Geografia da PUC

Durante a tradicional cerimônia de formatura da PUC, onde...

PARANÁ: Caso de racismo leva treinador a pedir demissão no estadual

  O treinador Agenor Picinin pediu demissão do...

‘Prefiro que a loira me atenda’, diz cliente a atendente negra em restaurante

Após ser atendida pela funcionária branca e de cabelos...
spot_imgspot_img

Quanto custa a dignidade humana de vítimas em casos de racismo?

Quanto custa a dignidade de uma pessoa? E se essa pessoa for uma mulher jovem? E se for uma mulher idosa com 85 anos...

Unicamp abre grupo de trabalho para criar serviço de acolher e tratar sobre denúncias de racismo

A Unicamp abriu um grupo de trabalho que será responsável por criar um serviço para acolher e fazer tratativas institucionais sobre denúncias de racismo. A equipe...

Peraí, meu rei! Antirracismo também tem limite.

Vídeos de um comediante branco que fortalecem o desvalor humano e o achincalhamento da dignidade de pessoas historicamente discriminadas, violentadas e mortas, foram suspensos...
-+=