ÁFRICA DO SUL: Africâneres sonham com um país exclusivo

Símbolos e ideias mais facilmente encontrados nos museus da África do Sul ganharam ontem as ruas de Ventersdorp. Cerca de 200 manifestantes africâneres, a maioria fazendeiros, fizeram uma vigília junto ao fórum com indisfarçável nostalgia do apartheid.

“Não havia tantos assassinatos naquela época. E mesmo os negros não eram tão pobres”, disse Sarie Visser, 73, fundadora do AWB, o grupo que era liderado por Eugene Terreblanche. A seu lado, o neto Juan, 13, usava um broche com a antiga bandeira sul-africana, símbolo do regime segregacionista.

O assassinato ressuscitou uma causa antiga dos radicais brancos, a criação de uma “pátria” só para eles. “Queremos um pedaço de terra na costa. Queremos viver de acordo com nossa cultura e iremos à ONU pedir o reconhecimento desse direito”, afirmou o porta-voz do grupo, Pieter Steyn.

Segundo ele, a “nação arco-íris”, slogan usado pelo governo para representar a harmonia entre as diferentes raças, é uma ficção. “Não existe a cor negra no arco-íris”, afirmou.

O AWB afirma que desde a morte de Terreblanche, no último sábado, mais de 3.000 pedidos de filiação ao grupo chegaram. Parte dos que estavam reunidos ontem não são ligados ao grupo, mas aproveitaram o crime para se manifestar. Um deles, Koos van der Merwe, 37, dirigiu 1.400 km para protestar contra a “inaceitável matança” de fazendeiros -3.000 desde o fim do apartheid, em 1994.

“Caça aos fazendeiros. Licenças grátis emitidas pelo CNA [partido do governo]”, dizia o cartaz de Pieter Marx, 41.
Muitos manifestantes usavam roupas com estampas militares, num recado claro de que estão preparados para reagir. O AWB, embora afirme que está em processo de “desmilitarização”, ainda tem muitos membros com armas.
A presença ostensiva de tantos africâneres não intimidou negros que foram dar apoio aos dois acusados. “Terreblanche era um cara bruto. Não estou triste”, disse Johannes Boikany, 35, segurança.

A seu lado, pessoas que acompanhavam sua conversa com a Folha fizeram eco. “Estamos felizes como nunca”, disse uma garota. “Ele teve o que mereceu”, disse outra. (FZ)

 

Fonte: Folha de S.Paulo

+ sobre o tema

“Papáveis” africanos disputam para suceder Bento XVI

Bento XVI apresentará sua renúncia oficial ao Pontificado...

Descolonização continua a ter «sentido negativo» para muitos portugueses

Quase quatro décadas depois, a palavra descolonização continua...

Europa caminha para o estado de mal-estar social

Tese é do sociólogo Boaventura Sousa Santos; ele...

Conflitos africanos são alimentados pelo Ocidente

O presidente do Zimbabwe, Robert Mugabe, acusou os...

para lembrar

Festival da Mulher Afro Latino Americana e Caribenha 2010

LATINIDADES - FESTIVAL DA MULHER AFRO LATINO AMERICANA E...

Kinpa vita: Cimarrona Angola

Por Jesùs Chucho Garcia. Con su fuerza espiritual,...

Vencedora de Prêmio Casa a favor de políticas contra o racismo

A cubana Zuleica Romay, Prêmio Extraordinário de Estudos sobre...
spot_imgspot_img

Um Silva do Brasil e das Áfricas: Alberto da Costa e Silva

Durante muito tempo o continente africano foi visto como um vasto território sem história, aquela com H maiúsculo. Ninguém menos do que Hegel afirmou, ainda no...

Artista afro-cubana recria arte Renascentista com negros como figuras principais

Consideremos as famosas pinturas “A Criação de Adão” de Michelangelo, “O Nascimento de Vênus” de Sandro Botticelli ou “A Última Ceia” de Leonardo da Vinci. Quando...

Com verba cortada, universidades federais não pagarão neste mês bolsas e auxílio que sustenta alunos pobres

Diferentes universidades federais têm anunciado nos últimos dias que, após os cortes realizados pelo governo federal na última sexta-feira, não terão dinheiro para pagar...
-+=