África do Sul tem primeira comandante militar negra do país

CIDADE DO CABO — Em duas décadas, Zimasa Mabela se transformou de uma jovem de 18 anos que nunca tinha visto o mar para a primeira mulher negra a comandar uma embarcação da marinha sul-africana. Depois de crescer em um pequeno vilarejo da África do Sul, sob o regime do apartheid, ela se convenceu pelo slogan que dizia “Junte-se à marinha e veja o mundo”.

Do Exame 

— Eu não tinha medo da água. No meu vilarejo, havia uma piscina em que as crianças podiam nadar — contou Zimasa à AFP.

Por isso, se inscreveu para trabalhar em um dos navios da marinha em 1999, quando tinha 22 anos. Hoje, aos 38 anos, ela já conheceu países como Índia, Canadá e Uruguai.

No último mês de agosto, ela passou a comandar um navio no porto da Cidade do Cabo. Embora a maioria dos 54 tripulantes seja masculina, a mãe de duas meninas de 4 e 6 anos diz que gênero não tem sido um problema no seu trabalho.

— Eles me aceitaram muito bem. Se eu dou uma ordem, é uma ordem. — conta Zimasa. — Eu gostaria de incentivar outras mulheres a serem corajosas e a não pensar que este é um mundo masculino. Você pode conseguir o que você quiser.

Quando chega em casa, Zimasa ainda cuida da família com a ajuda da sua mãe e do marido, que também trabalha na marinha. Nos finais de semana, limpa a casa e cozinha para todos — o que, em suas palavras, faz da sua rotina “bastante agitada”.

Na embarcação, Zimasa conta que o foco são as operações de treinamento, busca e salvamento. Enquanto isso, a comandante mantém suas ambições altas.

— Ainda há muito para se fazer por esta organização. Eu quero estar envolvida em treinamentos e, se eu tiver a oportunidade de comandar um navio maior, seria algo a mais para mim — disse Zimasa à agência.

+ sobre o tema

Barbie homenageia Madam C.J. Walker, primeira milionária dos EUA

A Barbie acaba de lançar mais uma boneca em...

Marco Feliciano tira sarro da cara de todo mundo porque pode

A TEOLOGIA DA PROSPERIDADE NÃO PERDE BALCÃO DE NEGÓCIOS Por: Fátima...

Seppir e Mp de Minas Gerais firmam parceria pela promoção da igualdade racial

Assinatura de cooperação será nesta segunda (03/06), na sede...

para lembrar

Ferramenta anticolonial poderosa: os 30 anos de interseccionalidade

Carla Akotirene, autora de Interseccionalidade, pela Coleção Feminismos Plurais,...

Rosana Paulino: a mulher negra na arte

Longe de negar sua realidade e condicionar sua produção...

Carta aberta a Beatriz, Joacine e Romualda

Mais de 45 anos depois da ditadura, temos a...

Raça e educação por Sueli Carneiro

Os estereótipos dos professores a respeito da educabilidade das...
spot_imgspot_img

Eu, mulher negra…

EU, MULHER NEGRA…Eu, mulher negra…Tenho orgulho de quem sou e de onde vim.Tenho orgulho da mulher que me tornei.Aprendi desde muito cedo, a amar...

Poesia: Ela gritou Mu-lamb-boooo!

Eita pombagira que riscaseu ponto no chãoJoga o corpo da meninade joelho num surrão. Grita ao vento seu nomeComo se quisesse dizerQue mulher tem que...

A mulher negra no mercado de trabalho

O universo do trabalho vem sofrendo significativas mudanças no que tange a sua organização, estrutura produtiva e relações hierárquicas. Essa transição está sob forte...
-+=