sábado, janeiro 15, 2022

África do Sul

Fonte: Alô Escola – TV Cultura

blank
RODGER BOSCH

Esse emaranhado de conflitos étnicos e geopolíticos está bem representado pela história da África do Sul, iniciada ainda no século XVII, época da chegada dos holandeses à região. Os europeus chegaram à região sul africana em 1487, quando o navegador português Bartolomeu Dias contornou o cabo da Boa Esperança. A partir do século XVII, os imigrantes holandeses, inicialmente interessados em explorar a rota comercial para a Índia, passaram a considerar a região como sua pátria.

Em 1806, os ingleses tomaram a cidade do Cabo e se instalaram no lugar, lutando contra os nativos negros e contra os descendentes de holandeses, chamados de bôeres. Os choques atravessaram todo o século XIX, provocando movimentos migratórios dos bôeres para o nordeste do país, onde fundaram duas repúblicas, o Transvaal e o Estado Livre de Orange.

Na passagem para o século XX, a Guerra dos Bôeres resultou na vitória dos ingleses. Os Estados bôeres foram anexados pela Coroa Britânica. Em 1910, juntaram-se às colônias do Cabo e de Natal para constituir a União Sul-Africana. Os negros, no entanto, eram a imensa maioria e constituíam uma ameaça ao domínio da minoria branca.

RELATED ARTICLES