África ou França ???

Enviado por / FontePor Rodnei Jericó

Artigo produzido por Redação de Geledés

Quem disputará a final da copa da Rússia neste domingo ? A multietnicidade ou os franceses ? Do total de 23 atletas com compõem o selecionado francês no mundial da Rússia 19 deles em realidade são originários de países africanos, direta ou indiretamente.

Um pouco mais de 10% dos jogadores franceses tem realmente raízes na França, o goleiro Lloris, o zagueiro Pavard e os atacantes Giroud e Thauvin, os outros 19 atletas tem ascendência ou nasceram em outros países; são nascidos em outros países: Mandanda (RD Congo) e Umtiti (Camarões); dois são nascidos em territórios que pertencem à França, mas possuem seleções próprias: Varane (Martinica) e Lemar (Guadalupe); 11 têm pais nascidos em outros países e que migraram para a França: Areola (Filipinas), Rami (Marrocos), Kimpembé e Nzonzi (RD Congo), Sidibé, Dembelé e Kanté (Mali), Matuidi (Angola), Pogba (Guiné), Mbappé (Camarões e Argélia) e Fekir (Argélia); e ainda Quatro têm avós e antepassados em outros países: Lucas Hernández (Espanha), Mendy (Senegal), Tolisso (Togo) e Griezmann (Portugal).

Isto é o que chamamos na linguagem do futebol de um CATADO !!!

Esta seleção francesa é a menos francesa da história, está repleta de bons atletas africanos, mas que optaram por uma questão de sobrevivência e também do mercado do futebol optar pela nacionalidade francesa. Em que pese o reconhecimento destes africanos ao futebol Francês, isto não se estende aos demais cidadãos africanos, que continuam a ser vistos como sub-humanos, como pessoas atrasadas e sub-desenvolvidas.

Ter um passaporte francês pode garantir para estes atletas algum reconhecimento, isto em caso de vitória, mas por certo que não são vistos como franceses ao senso comum francês, apenas estão servindo a um propósito.

Agora, é importante destacar neste caminho o quão importante estes atletas são para os cidadãos de seus países, servem de exemplo neste caminho tortuoso e difícil de serem reconhecidos como cidadãos.

Por tudo isto eu direi hoje após o triunfo Francês, caso venha, Alle Áfrique !!!


Rodnei Jericó – advogado do SOS Racismo e articulista esportivo

+ sobre o tema

para lembrar

Mãe-solo, Inaihe se torna empreendedora na pandemia

Em fevereiro de 2021, em plena pandemia, Inaihe Nainhana...

“Se nós somamos 54% da população, então somos o poder”

Não há como não se impressionar com o magnetismo...

“Uma OAB antirracista é a que assegura a participação de 30% a advogados negros e advogadas negras”

André Costa, advogado e consultor especializado em direitos políticos e direito eleitoral e Conselheiro Federal da OAB (2019/2022), onde preside a Comissão Especial de Advocacia...

Geledés recebe a maior condecoração do Ministério das Relações Exteriores

Geledés - Instituto da Mulher Negra recebeu ontem, em cerimônia do Palácio do Itamaraty, em Brasília, diretamente das mãos do presidente Luís Inácio Lula da Silva a...

O samba que virou cesta básica

A reportagem abaixo faz parte da série Geledés- Retratos da Pandemia, que traz histórias de como os moradores das periferias estão enfrentando a batalha...
-+=