África ou França ???

Enviado por / FontePor Rodnei Jericó

Artigo produzido por Redação de Geledés

Quem disputará a final da copa da Rússia neste domingo ? A multietnicidade ou os franceses ? Do total de 23 atletas com compõem o selecionado francês no mundial da Rússia 19 deles em realidade são originários de países africanos, direta ou indiretamente.

Um pouco mais de 10% dos jogadores franceses tem realmente raízes na França, o goleiro Lloris, o zagueiro Pavard e os atacantes Giroud e Thauvin, os outros 19 atletas tem ascendência ou nasceram em outros países; são nascidos em outros países: Mandanda (RD Congo) e Umtiti (Camarões); dois são nascidos em territórios que pertencem à França, mas possuem seleções próprias: Varane (Martinica) e Lemar (Guadalupe); 11 têm pais nascidos em outros países e que migraram para a França: Areola (Filipinas), Rami (Marrocos), Kimpembé e Nzonzi (RD Congo), Sidibé, Dembelé e Kanté (Mali), Matuidi (Angola), Pogba (Guiné), Mbappé (Camarões e Argélia) e Fekir (Argélia); e ainda Quatro têm avós e antepassados em outros países: Lucas Hernández (Espanha), Mendy (Senegal), Tolisso (Togo) e Griezmann (Portugal).

Isto é o que chamamos na linguagem do futebol de um CATADO !!!

Esta seleção francesa é a menos francesa da história, está repleta de bons atletas africanos, mas que optaram por uma questão de sobrevivência e também do mercado do futebol optar pela nacionalidade francesa. Em que pese o reconhecimento destes africanos ao futebol Francês, isto não se estende aos demais cidadãos africanos, que continuam a ser vistos como sub-humanos, como pessoas atrasadas e sub-desenvolvidas.

Ter um passaporte francês pode garantir para estes atletas algum reconhecimento, isto em caso de vitória, mas por certo que não são vistos como franceses ao senso comum francês, apenas estão servindo a um propósito.

Agora, é importante destacar neste caminho o quão importante estes atletas são para os cidadãos de seus países, servem de exemplo neste caminho tortuoso e difícil de serem reconhecidos como cidadãos.

Por tudo isto eu direi hoje após o triunfo Francês, caso venha, Alle Áfrique !!!


Rodnei Jericó – advogado do SOS Racismo e articulista esportivo

+ sobre o tema

para lembrar

Racismo leva árbitro a suspender partida

Rentería, atacante do San Marcos, comemorou gol, e os...

Quando o futebol vai lutar contra a homofobia?

Nos últimos anos, o cerco ao racismo no futebol...

Ronaldinho: Não arriscar é também um risco

Ronaldinho deve ou não ir à Copa? As opiniões...

Aos ‘parças’, tudo

Daniel Alves da Silva, 40 anos, 126 partidas pela Seleção Brasileira, 42 títulos, duas vezes campeão da Copa América e da Copa das Confederações,...

Mbappé comunica ao PSG que vai sair do clube ao fim do contrato

Mbappé comunicou à diretoria do Paris Saint-Germain que vai deixar o clube ao fim do contrato, o qual se encerra em junho. A informação foi dada...

Costa do Marfim venceu o CAN 2024

Já é conhecido o vencedor da 34ª edição do Campeonato Africano das Nações de futebol: a Costa do Marfim. Primeira parte: vantagem Nigéria A selecção nigeriana, que tinha...
-+=