Africanos querem acesso a droga experimental contra o Ebola

O uso de uma droga experimental no tratamento de dois norte-americanos infectados pelo vírus Ebola está provocando um debate ético sobre o acesso em primeira mão a novas terapias ainda não devidamente aprovadas pelos órgãos competentes para combater a doença mortal.

Não existe tratamento ou vacina cientificamente testados e aprovados para combater a infecção por Ebola. Cientistas afirmam que não há como dizer com certeza se a droga experimental conhecida como ZMapp realmente fez a diferença no tratamento dos dois funcionários de ajuda humanitária americanos que contraíram o vírus na Libéria e foram levados para os Estados Unidos.

Também não há elementos para crer que a droga experimental de fato ajudará a frear o alastramento da doença, que começa com febre e dores no corpo e em certos casos evolui para fortes sangramentos e pode levar à morte.

Os estoques da droga são limitados e ela nunca foi testada em seres humanos tanto do ponto de vista de segurança quanto de eficácia. Nos EUA, um tratamento só é autorizado em larga escala após autorização da FDA (Food and Drug Administration).

Pelo menos um país afetado pelo surto de Ebola já demonstrou interesse pelo tratamento experimental. O ministro da Saúde da Nigéria, Onyenbuchi Chukwu, afirmou ter solicitado acesso à droga ao Centro de Prevenção e Controle de Doenças (CDC) dos EUA. Segundo um porta-voz do órgão, “praticamente não há doses disponíveis”.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) convocou para a próxima semana uma reunião de especialistas em ética médica para analisar qual a “medida mais responsável a ser tomada” em relação a um tratamento ainda em fase de testes. Seria apropriado que os EUA disponibilizem uma droga a países em desenvolvimento que ainda não foi testada e aprovada para uso em seus próprios cidadãos? Esta é uma das questões que será debatida na reunião convocada pela OMS. A possibilidade de aumentar a produção e a oferta da nova droga também deve ser discutida.

O presidente Barack Obama prometeu ajuda para “combater o surto o mais rápido possível”. “No curso desse processo, creio que é inteiramente apropriado verificarmos se existem drogas ou tratamentos médicos adicionais que possam reduzir as mortes em consequência de uma doença tão mortal”, disse.

“Pacientes negros e brancos não têm o mesmo valor”

Enquanto os especialistas divergem sobre o novo tratamento, habitantes da região afetada pelo surto criticam o fato de o tratamento já não estar disponível para africanos infectados.

O surto de Ebola começou na Guiné e se espalhou para os vizinhos Serra Leoa e Libéria antes de chegar à Nigéria, país mais populoso da África Ocidental. Até o momento cerca de 1.700 pessoas já foram diagnosticadas e mais de 930 morreram no maior surto já registrado no mundo. A doença também matou um norte-americano e um saudita.

Anthony Kamara, um homem de 27 anos entrevistado pela agência Associated Press em Freetown (capital da Serra Leoa) disse que “os americanos são egoístas e se preocupam apenas com as vidas deles”. Ele se referiu ao ZMapp como o “soro milagroso” que os norte-americanos “se recusam a dividir conosco para salvar vidas de africanos.”

A falta de disponibilidade da nova droga de forma mais ampla “simplesmente mostra que pacientes brancos e negros não têm o mesmo valor aos olhos da medicina mundial”, disse Nouridine Sow, que leciona sociologia no Instituto Universal de Guiné.

O ZMapp é um coquetel de três anticorpos que agem conjuntamente para identificar a presença do Ebola dentro da célula infectada, eliminando-a.

“Saúde pública tradicional deve ser o foco”

Alguns especialistas temem que a polêmica sobre o acesso ao tratamento tire o foco do que é mais importante neste momento: diagnosticar, isolar e tratar os doentes, educar os que tiveram contato com infectados e controlar infecções hospitalares.

“Nem sabemos se o tratamento funciona”, afirmou o médico Anthony Fauci, do Instituto Nacional de Alergia e Doenças Infecciosas, nos EUA. Segundo ele, o fabricante do ZMapp informou o governo norte-americano que levaria de dois a três meses para produzir uma “quantidade modesta”. “Todos estão tentando apressar as coisas”, afirmou.

“Quantas vezes descobrimos terapias mágicas que acabaram causando mais mal do que bem”, questionou o professor Michael Osterholm, da Universidade de Minnesota, consultor do governo norte-americano sobre doenças infecciosas. “Vacina ou novos tratamentos não são a melhor forma de combater o surto neste momento”, disse.

O médico Tom Frieden, diretor do Centro de Prevenção e Controle de Doenças (CDC), afirmou nesta quinta que os principais motivos pelo rápido alastramento do vírus são a falta de medidas de proteção adequadas durante o tratamento dos doentes e práticas inadequadas ao enterrar os mortos nos países afetados. “Sabemos como parar o Ebola: saúde pública tradicional”, disse Frieden, que defendeu ações “testadas e aprovadas”.

A OMS afirmou que, particularmente na Libéria, funcionários de saúde enfrentam resistência por parte de habitantes que temem ser hospitalizados ou preferem tratar doentes em casa, expondo o resto da família ao vírus. O Ebola só é transmitido por contato direto com o sangue e/ou outros fluídos corporais de uma pessoa doente.

Para ajudar no diagnóstico nos quatro países africanos, a FDA autorizou o uso emergencial de testes de sangue para detectar o vírus Ebola.

Nesta semana, a Organização Mundial de Saúde convocou um comitê de emergência para determinar se o surto de Ebola deve ser considerado uma “emergência de saúde pública de alcance internacional”, o que exigiria uma resposta global.

Missionário espanhol recebe tratamento em Madri

O padre espanhol Miguel Pajares, de 75 anos, infectado pelo Ebola na Libéria, foi trasladado num avião-hospital para Madri dentro de uma bolha protetora. Ao chegar à capital espanhola, foi colocado em isolamento no hospital La Paz e permanece em situação estável. É a primeira vez que um infectado pelo Ebola é tratado na Europa.

Segundo o diretor do hospital, o paciente está sendo hidratado, mas, se o tratamento experimental tiver bons resultados nos EUA, a Espanha buscará ter acesso ao mesmo medicamento.

Por Otávio Dias

 

 

Fonte: Info.abril

+ sobre o tema

A importância da democracia direta

A Suíça vive nos últimos tempos um novo...

Brasil tem novo Centro de Estudos Africanos

  O Centro terá como sede a Universidade Federal do...

10 ideias errôneas que temos sobre a África

Uma jornalista da Namíbia, Christine Vrey, estava revoltada com...

para lembrar

OMS declara a Nigéria livre do ebola

País ficou 42 dias sem registrar novos casos da...

Ebola: a omissão da indústria farmacêutica

Autoridade de Saúde Pública da Inglaterra toca em velha ferida:...

Suspeito de ebola não teve contato com doentes na Guiné, diz ministro

Raquel Morais Homem que veio da Guiné procurou unidade de...

‘New York Times’ elogia ajuda de Cuba no combate ao ebola

O jornal americano “The New York Times” elogiou na...
spot_imgspot_img

Por que a OMS diz que grandes surtos de ebola são o ‘novo normal’

O mundo está entrando em "uma nova fase", em que grandes surtos de doenças mortais como ebola são o "novo normal", adverte a Organização...

Vacina contra ebola tem êxito em teste e pode acabar com surto, diz OMS

O mundo está pela primeira vez prestes a ser capaz de proteger os seres humanos contra o ebola, disse a Organização Mundial da Saúde...

OMS planeia ensaio maciço de vacinas contra o ébola

A Organização Mundial de Saúde anunciou planos para iniciar, nas próximas semanas, um ensaio maciço das vacinas contra o ébola nos três países africanos...
-+=