Ndaba Mandela abre o jogo: “A forma como tratam os africanos na Europa é, por vezes, desumano”

POR DAVID MORALEJO

Neto de Nelson Mandela e fundador da conferência beneficente Africa Rising fala com exclusividade à Glamour Espanha sobre as lembranças do mais importante líder africano

À primeira vista, Ndaba Mandela parece um artista de Hollywood: voz intensa, terno impecável, gestos de estrela. Mas não. Ele nem vive em Hollywood e não tem nenhuma intenção de fazer isso. Aos 32 anos, o segundo neto de Nelson Mandela está prestes a tornar-se a nova voz da África e o perfeito sucessor do legado intangível de seu avô. É o que você confere na entrevista dele pra Glamour Espanha:

Glamour Espanha: Com sua fundação, a África Rising, você demonstra sua intenção de mudar a percepção geral de seu continente. Não acha que os políticos em muitos países ricos estão interessados que a África continue a ser como é?
Ndaba Mandela:
 Sim e não. Como você disse, muitos políticos só enxergam a si próprio, mas eu não julgo um país pelo líder que tem. Não é nada além do que um representante de seu povo. Por isso, é o povo que realmente importa. Estou convencido de que a juventude vai mudar o mundo já que hoje, finalmente, temos o poder de controlar nosso destino.

Glamour Espanha: Você sabe que a fronteira espanhola Melilla tem colocado uma cerca para impedir que imigrantes africanos entrem na Europa. O que acha dessas políticas protecionistas?
Ndaba Mandela:
 A forma como tratam os africanos na Europa é, por vezes, desumano. Os líderes parecem esquecer a realidade dessas pessoas, que vivem uma situação desesperada em seu país.

nelson_mandela_y_su_nieto_1477_544x363
Foto: arquivo pessoal/facebook

Glamour Espanha: Conte-nos sobre o seu avô. O que você mais gostava nele?
Ndaba Mandela:
 Sem dúvida, seu senso de humor e sua capacidade de contar histórias. Também sinto falta porque sei que ele não está mais lá. Lembro-me que às vezes nós víamos documentários juntos e eu ficava tão feliz.

Glamour Espanha: Certamente você se lembra de uma história com ele…
Ndaba Mandela: 
Sim, era muita diversão! Um dia estávamos vendo na televisão a Miriam Makeba, uma cantora muito famosa sul-africana e o meu avô começou a cantarolar a melodia da canção. Nunca o ouvi cantar, foi muito bom!

Glamour Espanha: Seu filho, Lewanika, foi o protagonista da última foto postada por Nelson Mandela. Que futuro você imagina pra ele?
Ndaba Mandela:
 Gostaria que ele crescesse em um mundo sem discriminação entre brancos e negros, heterossexuais e gays, e em uma geração completamente isenta de AIDS. Também sonho com uma real igualdade de oportunidades pra todos os povos do mundo.

Fonte:  Glamour

 

+ sobre o tema

A importancia do Negro

Essa é a história de um garoto chamado Theo que...

Un maire noir de Paris en 1879, effaçé des archives et de l’Hisoire

Severiano de Hérédia, Un maire noir de Paris Un Caribéen noir,...

13 de maio: viva 20 de novembro!

Foto de capa: retrato de Luiz Gama por Raul...

A Bíblia como literatura africana: o discurso religioso no olhar da igualdade racial

Festival Ortodoxo em Lalibela – Divulgação: Holiday to Ethiopia Por...

para lembrar

Humorista Jordan Peele ganha milhões fazendo filme de terror com protagonistas negros

Jordan Peele, o responsável por “Nós”, filme de terror...

Médica luta há 30 anos contra mutilações genitais em meninos na África do Sul

Mesmo sendo criticada e ameaçada, a médica Mamisa Chabula-Nxiweni,...
spot_imgspot_img

Um Silva do Brasil e das Áfricas: Alberto da Costa e Silva

Durante muito tempo o continente africano foi visto como um vasto território sem história, aquela com H maiúsculo. Ninguém menos do que Hegel afirmou, ainda no...

Artista afro-cubana recria arte Renascentista com negros como figuras principais

Consideremos as famosas pinturas “A Criação de Adão” de Michelangelo, “O Nascimento de Vênus” de Sandro Botticelli ou “A Última Ceia” de Leonardo da Vinci. Quando...

Com verba cortada, universidades federais não pagarão neste mês bolsas e auxílio que sustenta alunos pobres

Diferentes universidades federais têm anunciado nos últimos dias que, após os cortes realizados pelo governo federal na última sexta-feira, não terão dinheiro para pagar...
-+=