Parceria entre África e China desperta EUA

Os africanos pedem aos Estados Unidos da América um olhar para apectos positivos do continente.

Os especialistas de política internacional e economistas entendem que a presença da China em África “acordou” Washington para a importância do continente. Ao analisaram a Cimeira EUA-África, alguns afirmam que o objectivo do encontro entre o presidente norte-americano e os chefes de Estados africanos, serviu para reduzir o avanço dos investimentos chineses no continente, informou a Voz da América.

Segundo Paulo Cristóvão, especialista de assuntos económicos, a cimeira vai trazer para o continente grandes investimentos, ao passo que os Estados Unidos consolidam a sua posição no mercado africano.

“África ganha crescente importância no contexto internacional, as parcerias entre África e China vêm despertar o mundo relativamente ao continente. Nos anos anteriores, África não era tida como parceira, era apenas um depósito onde ia se buscar o material e onde ia se dar os donativos. Mas nos últimos anos os líderes africanos têm mudado a sua política de filosofia de governação, procuram olhar mais para a questão estrutural das suas economias e dos seus povos, então esta é a conquista que África tem hoje”, esclareceu Cristóvão.

Por sua vez, o analista de política internacional, Manuel Tomás, afirmou que os Estados Unidos se sentiram ultrapassados pelo facto da China estar a ocupar um espaço e a reverter a influência dos Estados Unidos em África.

“Nós vimos que os EUA ainda controlam o espaço e conseguiram transmitir aquilo que são os seus princípios perante o continente africano”, disse.

Para o especialista, a cimeira seria o meio ideal para os africanos pedirem aos Estados Unidos da América um olhar para os apectos positivos que contribuem para o desenvolvimento do continente, respeitar os principio de cada Estado ou seja respeitar a soberania dos africanos.

“Obviamente os líderes africanos também conseguiram impor aquilo que são as suas convicções, dizer que os EUA deve respeitar os princípios africanos”. Segundo o analista o presidente do Senegal, ao discursar na cimeira,  sublinhou a necessidade de se olhar para África com outros olhos e a necessidade de se respeitar a África. “Os Estados Unidos não abdicaram dos seus princípios sobre o respeito dos direitos humanos e a democratização, e os países africanos não abdicaram dos seus esforços da sua própria democratização”, disse.

Fonte: Rede Angola

+ sobre o tema

Angolano morto a tiro no Brasil, à frente da filha de três anos

Walter Etna Duvall (na foto), angolano residente no Brasil...

Felwine Sarr na luta pela representação de África

Os africanos devem dominar a narrativa sobre si próprios...

África exige da Europa restituição de tesouros roubados

Na França, há entre 4.500 e 6.000 objetos que...

para lembrar

Oficina de Formação “A África nas escolas, uma abordagem sem estereótipos”

O Projeto Afreaka se apresenta como uma Iniciativa multidisciplinar...

A Afrika para os brasileiros… e para o resto do mundo!

Estima-se que o Brasil tenha a maior população negra...

Por que razão o assassinato de 9 negros não é considerado um ato de terrorismo?

Por razão tantos dirigentes políticos e grande parte da...

Harris não é a primeira negra candidata a vice nos EUA; foi Angela Davis, em 1980

Assim que Joe Biden, postulante democrata à presidência dos...
spot_imgspot_img

Brasil e EUA voltam a articular plano contra discriminação racial; veja como funciona o acordo entre os países

O Brasil e os Estados Unidos promoveram a primeira agenda entre congressistas e a sociedade civil desde a retomada do acordo de cooperação bilateral...

Arte para manter viva a memória do colonialismo alemão

Espectadores se concentram em torno das obras de Cheryl McIntosh na Casa Ernst Moritz Arndt, uma sucursal do Museu Municipal de Bonn. Quem quer...

‘Ficção Americana’, com Jeffrey Wright, é a grande surpresa do Oscar

"Ficção Americana" não é um título ao acaso. Ele trata, em forma de comédia, da crença que os Estados Unidos criou e dissemina de que se...
-+=