Afro Oportunidades : Favela Holding cria banco de dados para inserir candidatos negros nos trabalhos

Afro Oportunidades será lançado no dia 25 de maio

Do Rondônia ao Vivo

Foto: RAWPIXEL.COM

 

Depois de provocar algumas grandes empresas parceiras, o CEO da Favela Holding, Celso Athayde, resolveu entregar pessoalmente todos os currículos de afro-brasileiros que chegarem em suas mãos para serem encaminhados ao mercado de trabalho.

 

“Não pretendo fazer disso uma atividade permanente. Quero apenas apresentar os pretos e pretas para um mercado, que os subestima e acha que eles não existem ou não tem qualificação”, afirma o empresário Celso Athayde, CEO da Favela Holding.

 

A ideia é simples: criar um banco de dados até dezembro para candidatos negros colocarem os seus currículos. O projeto vai se chamar “Afro Oportunidades”, e já na sua largada, grandes empresas aguardam o material dos afro-brasileiros.

 

De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE), na média, os negros ganham menos da metade do salário dos brancos. Foi com o intuito de reverter esse quadro, que Celso Athayde atendeu a pedidos de quem sabia que ele poderia contribuir usando seu networking, e se reuniu com algumas pessoas, decidindo, então, lançar o projeto para estimular o encontro de candidatos negros qualificados com algumas das principais empresas do país.

 

“Os negros representam 40% da economia brasileira, estão em todos os níveis da sociedade e precisam ser olhados profissionalmente sem reservas. Estamos lançando esse projeto para incentivar as empresas a contratarem mais gente deste recorte da sociedade, e acabar de vez com o mito de que existem atividades específicas para nós. Podem se preparar que vamos entupir as empresas de currículos qualificados”, prometeu Celso. “Se quiserem podem rasgar todos. Mas não digam que não existem pretos e pretas capazes”, concluiu.

 

O projeto será lançado no dia 25de maio, às 14h, na sede da Favela Holding, em Madureira. Estima-se que, até o final desse ano, o Afro-oportunidades terá gerado um número significativo de oportunidades de empregos. As empresas, que desejarem receber os currículos com prioridade, deverão fazer contato pelo e-mail [email protected]. Os candidatos devem acessar o site www.afrooportunidades.com.br para enviarem os seus currículos.

 

“Nesse primeiro momento, não quero ter a qualidade de gestão de currículo como tem as empresas de RH. Quero apenas disponibilizar um canal de encontro entre os pretos e pretas, que procuram uma oportunidade de trabalho em todas as áreas, inclusive no alto escalão, e as empresas que buscam pluralidade nos seus quadros. Os interessados devem entrar no site e mandar seu currículo. E nós faremos chegar ao destino. Boa sorte a todos”, desejou Celso Athayde.

 

As primeiras empresas a receberem os currículos enviados ao Afro Oportunidades serão a Rede Globo, a Gomes da Costa, a P&G, a Ford, o McDonald’s, a Marisa, a Tim, a Johnson&Johnson, o Itaú, a Fiat, Natura, a Kibon, a Propeg, a Avante e a Peppery.

 

O Afro-Oportunidades não se compromete a divulgar o resultado desses encontros, esta prerrogativa cabe somente à empresa e ao candidato.

 

+ sobre o tema

A barbárie no ar: as TVs brasileiras e o estímulo à violência

O fato de se apresentarem como ‘jornalísticos’ faz com...

Ministro Cezar Peluso critica o sistema carcerário brasileiro

O ministro Cezar Peluso, vice-presidente do Supremo Tribunal...

O mal que a mídia faz no caso da punição a adolescentes

25 anos de Estatuto da Criança e do Adolescente:...

Ditadura e escravidão já foram, mas a tortura ficou

Em artigo para a Agência de Notícias das...

para lembrar

Tribunal proíbe detenções de moradores de rua por vadiagem

O Tribunal de Justiça de São Paulo concedeu...

Como falta de medicamentos no SUS empurra 10 milhões de brasileiros à pobreza por ano

Mais de 10 milhões de brasileiros caem na pobreza...

O marco temporal é inconstitucional, nosso território é ancestral

O Brasil é terra indígena, mas o futuro dos povos...

Homicídio é causa da morte de quase 40% dos jovens, diz pesquisa

Por: Sandro Lima Estudo do Ministério da Justiça considera juventude...
spot_imgspot_img

Ipea sedia encontro sobre empoderamento econômico da população negra

Empoderamento econômico da população afrodescendente e o papel dos Bancos Multilaterais e dos Bancos Nacionais de Desenvolvimento são temas do próximo evento paralelo do...

Ipea sedia encontro sobre empoderamento econômico da população negra em parceria com Geledés, ONU Mulheres, C20 e W20

Empoderamento econômico da população afrodescendente e o papel dos Bancos Multilaterais e dos Bancos Nacionais de Desenvolvimento são tema do próximo evento paralelo do...

Mulheres com endometriose têm 20% mais risco de infarto ou AVC, aponta pesquisa

A endometriose é uma doença que afeta uma em cada dez mulheres. E esse público tem um risco 20% maior de sofrer com problemas cardiovasculares, como infarto...
-+=