Afroreggae abre unidade em SP e quer levar cultura à população carente

Entre os projetos está o Empregabilidade, para dar trabalho a ex-detentos.
ONG irá aconselhar institutos a viabilizarem ideias

O Grupo Cultural Afroreggae, ONG carioca liderada por José Oliveira Junior, de 44 anos, chega a São Paulo após duas décadas de sua fundação. A unidade paulistana nasce no Centro, em um dos cartões-postais da cidade: no edifício Altino Arantes. A sede será inaugurada nesta quinta-feira (11), no espaço cedido pelo banco Santander, e pretende, por meio de parcerias com a iniciativa privada, levar arte e cultura para a população carente.

O ex-animador de festas infantis, que hoje media até conflitos em favelas do Rio, conta qual foi a sua motivação para a criação da ONG. “A maioria dos meus amigos foi assassinada. Quando eu fiz 21 anos vi que precisava fazer algo para mudar isso”, disse.

Entre as paredes do escritório – pintadas de verde, vermelho e amarelo, as cores do grupo -, o fundador do Afroreggae revelou ao G1 seus planos para a cidade. Entre os projetos desenvolvidos na nova unidade está o Empregabilidade, que visa dar oportunidades de trabalho a ex-detentos, incluindo cursos profissionalizantes do Senai. Fruto de parceria com a Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), a ação é apadrinhada pelo apresentador Luciano Huck.

O segundo projeto é voltado para jovens e crianças das comunidades carentes que terão acesso a atividades voltadas para educação, geração de renda e cultura. Outro projeto, intitulado Cultura de Ponta, consiste em um site alimentado por jovens que vivem na periferia. O programa terá um aplicativo para localizar a programação cultural existente na região em que o aplicativo é acessado.

Junior ressaltou que o papel da ONG será de aconselhamento para que outros institutos viabilizem ideias e façam parcerias com empresas, permitindo assim a eficácia dos projetos. “Os desafios são diferentes aqui em São Paulo. Aqui a gente vai ser coadjuvante, não protagonista.”

AfroReggae: Menino Azul

O recomeço pelas mãos do AfroReggae

AfroReggae: projeto vai beneficiar alunos de áreas de risco do Rio

Fonte: G1

+ sobre o tema

Que escriba sou eu?

Tenho uma amiga que afirma que a gente só prova...

Em carta a Dilma, MPL lembra de índios e pede diálogo com movimentos sociais

Convidado para reunião com a presidenta, Passe Livre pediu...

Vox/Band/iG: Dilma cai de 56% para 54%

Candidata petista varia para baixo pela primeira vez dentro...

Movimento negro cobra auxílio emergencial de R$ 600 e vacina para todos pelo SUS

Nesta quinta feira (18), a Coalizão Negra por Direitos,...

para lembrar

LITERATURA: 5º FAN 2009

OMO-OBA: HISTÓRIAS DE PRINCESAS Kiusam Oliveira OS NOVES...

Carta à hebraica

Ter recebido palestrantes de esquerda não é desculpa para...

Combate à desigualdade exige mudanças estruturais

Oxalá em 2012 haja maior participação popular nas mobilizações...

Produção de Madonna cancela encontro com AfroReggae, diz coordenador

Fonte: Folha OnLine-O coordenador da ONG AfroReggae, José Júnior,...

Fim da saída temporária apenas favorece facções

Relatado por Flávio Bolsonaro (PL-RJ), o Senado Federal aprovou projeto de lei que põe fim à saída temporária de presos em datas comemorativas. O líder do governo na Casa, Jaques Wagner (PT-BA),...

Morre o político Luiz Alberto, sem ver o PT priorizar o combate ao racismo

Morreu na manhã desta quarta (13) o ex-deputado federal Luiz Alberto (PT-BA), 70. Ele teve um infarto. Passou mal na madrugada e chegou a ser...

Equidade só na rampa

Quando o secretário-executivo do Ministério da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Cappelli, perguntou "quem indica o procurador-geral da República? (...) O povo, através do seu...
-+=