por Maria Frô
E o IG deixou de citar outras ações, mas de todas elas a mais importante é a disponibilidade deste prefeito conversar com a sociedade: Haddad promoveu encontro dos movimentos de cultura com o secretário da Cultura, o ex-ministro Juca Ferreira, ele próprio já havia sentado com representantes da cultura, dos movimentos de moradia, com os ambulantes, com os ciclistas e tantas outras lideranças dos movimentos sociais. É impressionante a disponibilidade de Fernando Haddad para o diálogo sem afetação, sem falsas promessas, sem proselitismo, por isso passado 100 dias de governo reafirmo, que orgulho ter votado e me esforçado para eleger Fernando Haddad.
AS PRINCIPAIS MEDIDAS DE HADDAD NOS PRIMEIROS 100 DIAS DE GOVERNO
Desde que assumiu o comando da maior cidade do País, prefeito de São Paulo anunciou plano de metas, afastou servidores por corrupção e viabilizou medidas de transporte
O prefeito de São Paulo, Fernando Haddad , completa nesta quarta-feira (10) cem dias no comando da maior cidade do País. Durante esse período, o petista se debruçou sobre os problemas da capital, analisou a herança do antecessor Gilberto Kassab e deu início ao cumprimento de algumas promessas de campanha, como a nova lei de inspeção veicular e o Bilhete Único Mensal, com início marcado para novembro.
Outra medida que marca o início de seu mandato é a criação da Controladoria Geral do Município que, no combate à corrupção, já afastou quatro servidores.
VEJA ABAIXO AS PRINCIPAIS MEDIDAS DOS 100 PRIMEIROS DIAS DE HADDAD:
PLANO DE METAS
No final de março, Haddad lançou a primeira versão do plano de metas do seu governo. A versão final só será definida após a realização das dezenas de audiências públicas propostas pela prefeitura, com o intuito de incluir as demandas.
FIM DA TAXA DA INSPEÇÃO
A nova lei da inspeção veicular, que ainda espera sanção de Haddad, prevê o fim da taxa só para os veículos aprovados no teste . A fiscalização também não será mais anual para carros com até dez anos de uso.
CORRUPÇÃO
Criada por decreto no dia em que Haddad tomou posse, a Controladoria Geral do Município de São Paulo tem como função combater a corrupção e eventuais falhas de servidores municipais. Em três meses de existência, a CGM, em conjunto com a Polícia Civil, já afastou quatro servidores suspeitos de corrupção.
BILHETE ÚNICO MENSAL
A prefeitura iniciou o cadastro para usuários de ônibus interessados em no bilhete único mensal, que deverá começar a funcionar apenas em novembro , com custo aproximado de R$ 140. Uma das principais promessas de campanha, ele permitirá que o usuário viaje de ônibus quantas vezes quiser durante o mês.
LARGO 13 DE MAIO
A secretaria municipal de Transportes criou a primeira zona livre de carros , na região do Largo 13 de Maio, na zona Oeste. No primeiro dia, a medida dobrou a velocidade média dos ônibus no Corredor Santo Amaro.
DESAPROPRIAÇÃO
Fernando Haddad declarou a área do Jardim Iguatemi, na zona Leste como de interesse social para desapropriação pela Cohab. Os 130 mil metros quadrados do bairro foi alvo de uma ação de reintegração de posse no mesmo dia em que a medida foi anunciada.
HABITAÇÃO
A prefeitura anunciou a mudança na gestão das polícias habitacionais na capital. Agora, a Cohab irá gerenciar as verbas, que virão principalmente do programa federal Minha Casa Minha Vida .
NOVA LUZ NA GAVETA
Bandeira do ex-prefeito Gilberto Kassab (PSD), a reestruturação da região da Luz conhecida como cracolândia foi engavetada por Haddad, que considerou o projeto caro demais para os benefícios que traria para a área.
NOVO PLANO DIRETOR
Haddad iniciou um processo de consultas e audiências públicas para elaborar o novo plano diretor para a cidade de São Paulo. A proposta completa deve ser enviada em agosto para Câmara Municipal.
CORTE NO ORÇAMENTO
Haddad congelou R$ 5,2 bilhões do orçamento, ou 12,3% da arrecadação estimada para 2013. A ordem para secretarias é tocar apenas obras que tenham dinheiro em caixa ou sejam consideradas prioridade. A medida pretende aliviar a dívida da cidade.
CARNAVAL DE RUA
Proibidos por Kassab, os blocos voltaram às ruas no primeiro carnaval de Haddad. Os foliões, que antes enfrentaram falta de estrutura e até a polícia, festejaram livremente na capital.
Haddad convida Mano Brown para “conselhão” da Prefeitura
Mano Brown e Iceblue gravam com Fernando Haddad
Netinho de Paula, fala sobre projetos para nova Secretaria da Igualdade Racial
Fonte: Maria Frô