Netinho de Paula, fala sobre projetos para nova Secretaria da Igualdade Racial

Por Washington Lúcio Andrade

Em entrevista EXCLUSIVA concedida ao Portal Áfricas, o vereador reeleito e futuro secretário da Promoção da Igualdade Racial da Prefeitura de São Paulo, Netinho de Paula, fala sobre seus principais projetos para nova Secretaria.

Entrevista:

Vereador reeleito e futuro secretário da Promoção da Igualdade Racial da Prefeitura de São Paulo, Netinho de Paula
Áfricas: Como foi o convite para o senhor assumir a Secretaria de Promoção da Igualdade Racial?

Netinho de Paula: Foi feito de maneira direta e objetiva , o Fernando me chamou para uma conversa onde afirmou que minha vida foi pautada nestas lutas sociais e raciais e que gostaria de um quadro popular que com representação para assumir a pasta , e que pudesse focar nas questões de juventude e mulheres negras.

Áfricas: Qual o maior obstáculo que o senhor acredita ainda existir que impede a superação das práticas racistas em nossa sociedade?

Netinho de Paula: Ao meu ver , o fato de que os Racistas não se sentem racistas , e nesse sentido o nosso maior desafio e demonstrar sem ódio e com ações que quem pratica o racismo prejudica o desenvolvimento do País . Nosso maior desafio será estruturar ferramentas construídas com muito trabalho pelo movimento negro , essas ferramentas explicitas na lei 10.639 podem através desta nova secretaria acelerar a visão da sociedade paulistana nos quesitos de gênero e raça.

Áfricas: O senhor considera que o crescimento da incorporação das religiões de matriz africana nas práticas brasileiras pode contribuir com a construção de uma sociedade mais igualitária?

Netinho de Paula: Não tenha duvidas, não adianta constar na constituição a palavra Estado Laico e atacarem com multas, ofensas, e falta de apoio as religiões de matriz africana , essa intolerância precisa e deve ser amplamente demonstrada e discutida com esta conservadora sociedade paulistana.

Áfricas: A luta pela participação negra na comunicação é histórica, porém nunca tiveram uma política pública de investimento e fomento, o que já fez com que vários veículos fechassem as portas. Apesar de marcos legais, como o Estatuto da Igualdade Racial, as Conferências de Cultura e Comunicação e tratados internacionais, como o de Durban, tratarem do tema da participação negra e indígenas na mídia, as ações ainda ficam no discurso somente. Como alterar esta situação?

Netinho de Paula: Todos nos ja sabemos que as Mídias existentes são relutantes com a questão das cotas em seus veículos , o que nos da cada vez mais certeza de que precisamos de espaços próprios, o prefeito Fernando Haddad tem conhecimento disso e esta disposto a caminhar rumo a uma construção de espaço para maior visibilidade e criatividade das questões raciais sem perder de foco o espaço nos veículos existentes.

Áfricas: Quais os principais projetos que o senhor pretende implementar em seu governo.

Netinho de Paula:

1- Urgentemente trazer para São Paulo o programa Juventude Viva, projeto que visa despertar auto-estima e valorizar o jovem da periferia, com Empreendedorismo oportunidades de emprego e educação com ações casadas e estruturadas com a segurança publica, isso terá um efeito de pacificação rápida neste território que vem maltratando e matando a juventude periférica paulistana .

2- Tratar da inclusão e empoderamento da mulher negra ,com ações objetivas de parcerias entre a iniciativa privada e o setor publico , que possam contratar , capacitar e ter valorização financeira.

3- Estruturar a marcha para Zumbi para que se torne um ato mais abrangente incluindo A Parada da consciência, onde as Escolas de samba e as religiões de matrizes africanas terão papeis destacados.

 

Fonte: Portal Africa

+ sobre o tema

para lembrar

Inscrições para o Sisu terminam nesta quinta-feira

Os estudantes que participaram do Exame Nacional do Ensino...

O que é quilombo e quilombola?

Os quilombos surgiram como refúgios de negros que...

Você Sabe o que é Cota?

Então vamos lá! Cota: Parte de algo (concreto ou abstrato),...
spot_imgspot_img

Geledés participa do I Colóquio Iberoamericano sobre política e gestão educacional

O Colóquio constou da programação do XXXI Simpósio Brasileiro da ANPAE (Associação Nacional de Política e Administração da Educação), realizado na primeira semana de...

Aluna ganha prêmio ao investigar racismo na história dos dicionários

Os dicionários nem sempre são ferramentas imparciais e isentas, como imaginado. A estudante do 3º ano do ensino médio Franciele de Souza Meira, de...
-+=