Netinho de Paula, fala sobre projetos para nova Secretaria da Igualdade Racial

Por Washington Lúcio Andrade

Em entrevista EXCLUSIVA concedida ao Portal Áfricas, o vereador reeleito e futuro secretário da Promoção da Igualdade Racial da Prefeitura de São Paulo, Netinho de Paula, fala sobre seus principais projetos para nova Secretaria.

Entrevista:

Vereador reeleito e futuro secretário da Promoção da Igualdade Racial da Prefeitura de São Paulo, Netinho de Paula
Áfricas: Como foi o convite para o senhor assumir a Secretaria de Promoção da Igualdade Racial?

Netinho de Paula: Foi feito de maneira direta e objetiva , o Fernando me chamou para uma conversa onde afirmou que minha vida foi pautada nestas lutas sociais e raciais e que gostaria de um quadro popular que com representação para assumir a pasta , e que pudesse focar nas questões de juventude e mulheres negras.

Áfricas: Qual o maior obstáculo que o senhor acredita ainda existir que impede a superação das práticas racistas em nossa sociedade?

Netinho de Paula: Ao meu ver , o fato de que os Racistas não se sentem racistas , e nesse sentido o nosso maior desafio e demonstrar sem ódio e com ações que quem pratica o racismo prejudica o desenvolvimento do País . Nosso maior desafio será estruturar ferramentas construídas com muito trabalho pelo movimento negro , essas ferramentas explicitas na lei 10.639 podem através desta nova secretaria acelerar a visão da sociedade paulistana nos quesitos de gênero e raça.

Áfricas: O senhor considera que o crescimento da incorporação das religiões de matriz africana nas práticas brasileiras pode contribuir com a construção de uma sociedade mais igualitária?

Netinho de Paula: Não tenha duvidas, não adianta constar na constituição a palavra Estado Laico e atacarem com multas, ofensas, e falta de apoio as religiões de matriz africana , essa intolerância precisa e deve ser amplamente demonstrada e discutida com esta conservadora sociedade paulistana.

Áfricas: A luta pela participação negra na comunicação é histórica, porém nunca tiveram uma política pública de investimento e fomento, o que já fez com que vários veículos fechassem as portas. Apesar de marcos legais, como o Estatuto da Igualdade Racial, as Conferências de Cultura e Comunicação e tratados internacionais, como o de Durban, tratarem do tema da participação negra e indígenas na mídia, as ações ainda ficam no discurso somente. Como alterar esta situação?

Netinho de Paula: Todos nos ja sabemos que as Mídias existentes são relutantes com a questão das cotas em seus veículos , o que nos da cada vez mais certeza de que precisamos de espaços próprios, o prefeito Fernando Haddad tem conhecimento disso e esta disposto a caminhar rumo a uma construção de espaço para maior visibilidade e criatividade das questões raciais sem perder de foco o espaço nos veículos existentes.

Áfricas: Quais os principais projetos que o senhor pretende implementar em seu governo.

Netinho de Paula:

1- Urgentemente trazer para São Paulo o programa Juventude Viva, projeto que visa despertar auto-estima e valorizar o jovem da periferia, com Empreendedorismo oportunidades de emprego e educação com ações casadas e estruturadas com a segurança publica, isso terá um efeito de pacificação rápida neste território que vem maltratando e matando a juventude periférica paulistana .

2- Tratar da inclusão e empoderamento da mulher negra ,com ações objetivas de parcerias entre a iniciativa privada e o setor publico , que possam contratar , capacitar e ter valorização financeira.

3- Estruturar a marcha para Zumbi para que se torne um ato mais abrangente incluindo A Parada da consciência, onde as Escolas de samba e as religiões de matrizes africanas terão papeis destacados.

 

Fonte: Portal Africa

+ sobre o tema

Direitos Humanos firma parceria para fortalecer redes de ensino em prol da educação antirracista

Uma iniciativa que busca promover articulação e mobilização com...

Unicamp 2025: confira gabarito extraoficial e correção comentada da 1ª fase do vestibular

A pedido do g1, o cursinho Oficina do Estudante, em Campinas...

Saiba quais documentos são aceitos para participar do Enem em novembro

Os candidatos que forem participar do Exame Nacional do...

para lembrar

Etnocentrismo, estereótipos, estigmas, preconceito e discriminação

Etnocentrismo, estereótipos, estigmas, preconceito e discriminação. “O etnocentrismo consiste em...

História da África nos livros didáticos: Omisão ou racismo?

Por JOEL VIEIRA CALDAS   Todos imaginam a...

Por que investir na primeira infância pode mudar o Brasil

Estudos mostram como o investimento nos primeiros cinco anos...
spot_imgspot_img

Enem 2024: como diminuir a ansiedade às vésperas do exame

A jornada de estudos para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2024 está na reta final para os mais de 4,3 milhões de...

Direitos Humanos firma parceria para fortalecer redes de ensino em prol da educação antirracista

Uma iniciativa que busca promover articulação e mobilização com as redes de ensino e educadores sociais para uma educação antirracista. Este é o objetivo...

Enem 2024: a duas semanas para o exame, professores dão dicas para esta reta final

Faltam duas semanas para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2024. Professores da região dão dicas aos estudantes para esta reta final...
-+=