AfroReggae: Policiais suspeitam de elo entre assassinos e PMs

Policiais ouvidos pela Folha avaliaram que há indícios de que os PMs Denis Bizarro e Carlos de Oliveira Salles tinham algum tipo de combinação com os assassinos do diretor do AfroReggae.

O delegado Alexandre Neto, que sofreu atentado em Copacabana em 2007 tramado por policiais militares, afirma que, pelos indícios iniciais do crime, é muito provável que exista essa ligação.

“Eles [policiais militares] resolveram tudo de forma muito rápida e amistosa para um problema que era para ser levado para a delegacia. É provável também que roubaram uma camisa e um tênis para mascarar um homicídio encomendado”, afirmou Neto.

O comandante da Polícia Militar, Mário Sérgio Duarte, reconheceu que “havia uma proximidade de tempo, de segundos” entre o assassinato e a abordagem dos policiais aos criminosos.

Para o ex-corregedor da PM Paulo Ricardo Paúl, isso significa que os policiais militares ouviram o disparo, embora não tenham socorrido a vítima nem apreendido nenhuma arma.

Inexperientes

Policiais do Rio apontaram que a renovação do comando em batalhões do Rio pode ter levado a uma geração de oficiais inexperientes, sem capacidade de conter as tropas.

O governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral (PMDB), tirou comandantes antigos do serviço ativo para modernizar a corporação. Só que há muitas unidades para preencher, então o comando da PM teve que colocar pessoas sem experiência no cargo, avaliaram policiais que não quiseram se identificar, por estarem sujeitos a punição.

O 13º Batalhão de Polícia Militar, responsável pelo policiamento na região onde ocorreu a morte de Evandro, abrange uma área pequena e considerada tranquila pelas autoridades do setor de segurança pública -não engloba nenhuma favela e tem, em sua maioria, casos de roubo e furto a pedestres e automóveis.

Matéria original

+ sobre o tema

Saiba quem são os 55 vereadores eleitos para a Câmara Municipal de São Paulo em 2024

Os moradores de São Paulo elegeram 55 vereadores neste...

Constituição, 36 anos: defender a democracia

"A Nação quer mudar. A Nação deve mudar. A Nação...

A cidadania vai além das eleições

Cumprido ontem o dever cívico de ir às urnas...

Eleições municipais são alicerce da nossa democracia

Hoje, 155,9 milhões de eleitores estão aptos a comparecer...

para lembrar

Relatora da ONU pede que Bolsonaro desista de pastor evangélico na Funai

A relatora da ONU para o direito dos povos...

Estado policial

Talvez vários procuradores de justiça, juízes e delegados de...

Mentira de Bolsonaro sobre jornalista é liberdade de expressão, diz defesa

A defesa do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) recorreu ao STJ...

Ministro do Trabalho confirma: Temer é comunista, Temer é dos nossos

Atenção: Texto com altas doses de ironia. Interprete com...

Eleição: Capitais nordestinas matam 70% mais jovens que Rio de Janeiro

As capitais nordestinas matam cerca de 70% mais jovens do que a cidade do Rio de Janeiro, que costuma estar nos noticiários com cenas...

Cresce número de empresas sem mulheres e negros em cargos de direção, mostra B3

A presença de mulheres e pessoas negras em cargos de direção em empresas listadas na bolsa brasileira regrediu em 2024, em comparação com o...

Filantropia comunitária e de justiça socioambiental para soluções locais

Nasci em um quintal grande, que até hoje é de terra. Lembro-me de ficar sentada na janela da sala observando a chuva. Nasci em...
-+=