PM se une a moradores e ergue única biblioteca de bairro da zona sul de SP

Fonte: Folha São Paulo –

Um cômodo de 40 m2, cercado por paredes coloridas com grafites, faz parte da paisagem do Jardim Ranieri, zona sul de São Paulo, desde agosto do ano passado. Dentro, 7.000 livros doados pela comunidade, que também ofereceu material de construção e mão de obra para erguer o que hoje é a biblioteca da base local da Polícia Militar.

Ela funciona em terreno ao lado da base, antes ocioso. Duas voluntárias fazem o atendimento e os 22 PMs da base gerenciam o projeto.
É a única para uma população de 52 mil habitantes, que, até então, tinha de se deslocar 12 km para retirar livros da biblioteca mais próxima, no bairro de Santo Amaro.

A base fica perto de três escolas estaduais -sem bibliotecas- e recebia queixas de pais que não tinham acesso à informação. “Havia evasão escolar, ociosidade, falta de local para fazer pesquisa, lan houses clandestinas”, listou o sargento Milton Silva, comandante da base.

O projeto, finalista no prêmio Vivaleitura, dos ministérios da Educação e da Cultura, foi posto em prática sem verba do Estado. Quem o mantém em funcionamento são comerciantes e moradores da região -72 homenageados na placa da parede.

Silva estima que, dos cem atendimentos diários na base, 40 são de retiradas de livros na biblioteca, que hoje tem 1.789 usuários cadastrados. Há, ainda, 70 acessos diários à internet nos seis computadores do local.

Os gibis têm mais saída. São os favoritos de Jefferson Silva, 11, que também gosta de enciclopédias -“a parte de bichos”. Ele fez ficha há dois meses e fez 72 retiradas.

Matéria original

+ sobre o tema

Minha Casa, Minha Vida: Governo amplia limite de renda para compra da casa própria

Rendimento mensal máximo sobe de R$ 4.900 para R$...

Sobre leite, achocolatado, bananas e vitamina por Marcos Rezende

Antes de eu saber que era meramente comercial,...

O duplo desafio de Obama

- Fonte: O Estado de São Paulo - Conforme...

Candidaturas coletivas podem acabar já em 2024; a quem isso interessa?

As candidaturas coletivas podem deixar de existir já a...

para lembrar

Mino Carta e a Herança da Casa Grande

Não quero que os ricos chorem, dizia o líder...

Bolsonaro faz da mentira sua tática política sobre a ditadura

Ao presidente cabe esclarecer suas declarações que violam compromissos...

Pesquisa Sensus aponta empate entre Serra e Dilma

Pesquisa Sensus encomendada pelo Sintrapav (Sindicato dos Trabalhadores...

Serra prometeu à Chevron mudar regras do pré-sal

Wikileaks revela que José Serra, então pré-candidato do PSDB...

Fim da saída temporária apenas favorece facções

Relatado por Flávio Bolsonaro (PL-RJ), o Senado Federal aprovou projeto de lei que põe fim à saída temporária de presos em datas comemorativas. O líder do governo na Casa, Jaques Wagner (PT-BA),...

Morre o político Luiz Alberto, sem ver o PT priorizar o combate ao racismo

Morreu na manhã desta quarta (13) o ex-deputado federal Luiz Alberto (PT-BA), 70. Ele teve um infarto. Passou mal na madrugada e chegou a ser...

Equidade só na rampa

Quando o secretário-executivo do Ministério da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Cappelli, perguntou "quem indica o procurador-geral da República? (...) O povo, através do seu...
-+=