AfroReggae: Vítima era um “mediador de conflitos”

Fonte: Folha de São Paulo –

Evandro João da Silva, 42, “e um bando de traficantes”, conta o coordenador-geral do AfroReggae, José Júnior, foram até o limite entre as favelas de Parada de Lucas e Vigário Geral (zona norte do Rio), que disputavam o tráfico havia mais de 20 anos.

Ele e Júnior conseguiram por um dia, em 2004, que os chefes do tráfico dessem as mãos e autorizassem um espetáculo de teatro com plateia das duas comunidades. Hoje, Parada e Vigário não são inimigas (têm a mesma facção, o Terceiro Comando, na venda de droga), e Evandro morreu baleado num assalto no centro.

No último domingo, ele andava no centro do Rio de Janeiro, quando teve tênis e casaco roubados para, em seguida, ser morto pelos assaltantes. Um carro da Polícia Militar passou, não parou, e os policiais ainda levaram os objetos roubados pelos dois criminosos.

“É surpreendente que tenha morrido assim. Ele morou 40 anos na favela e foi morrer no asfalto”, lamenta José Júnior.

Evandro havia se mudado da Parada de Lucas, onde nasceu e cresceu, para o centro da cidade fazia dois anos. Com o trabalho, ele conciliava a faculdade de pedagogia, que concluiria em dezembro. Já tinha começado outro curso, na área de processamento de dados, mas não terminou.

Em 2000, quando o AfroReggae criou um braço na Parada de Lucas, ele foi indicado para professor de informática. Com o tempo, virou mediador de conflito e coordenador social. “Ele odiava ir aos conflitos nas favelas, era muito mais mediador interno que externo”, diz Júnior.

O cineasta Cacá Diegues, que filmou Evandro para o documentário “Nenhum Motivo Explica a Guerra” (2006), concorda: “Era um pacificador”.

Matéria original

+ sobre o tema

Sakamoto: Depois de muito tempo, este blog desce do pedestal e responde a um leitor

por Leonardo Sakamoto Detesto fazer o que chamo...

TIRIRICA E SARNEY

Por: Luis Fernando Veríssimo Richard Nixon certa vez...

Juízes lançam nota de repúdio à Condução Coercitiva de Lula

Juízes divulgam nota em que afirmam que não se...

para lembrar

Votos dos imigrantes latinos na Flórida podem ser decisivos para eleição

Lucas Rodrigues* Miami, Flórida - A cidade de Miami, na...

Avaliação positiva do governo Lula bate recorde e chega a 75%

Por: YGOR SALLES A avaliação positiva do governo do...

Michelle Obama: “Os homens de minha vida não falam assim sobre as mulheres”

Há emoção nos comícios de Michelle Obama a favor...

Fim da saída temporária apenas favorece facções

Relatado por Flávio Bolsonaro (PL-RJ), o Senado Federal aprovou projeto de lei que põe fim à saída temporária de presos em datas comemorativas. O líder do governo na Casa, Jaques Wagner (PT-BA),...

Morre o político Luiz Alberto, sem ver o PT priorizar o combate ao racismo

Morreu na manhã desta quarta (13) o ex-deputado federal Luiz Alberto (PT-BA), 70. Ele teve um infarto. Passou mal na madrugada e chegou a ser...

Equidade só na rampa

Quando o secretário-executivo do Ministério da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Cappelli, perguntou "quem indica o procurador-geral da República? (...) O povo, através do seu...
-+=