‘Agora pai do Thiago’, Mazinho vibra com sucesso do filho na Espanha

Ex-jogador, no entanto, lamenta falta de chances para revelação do Barça, campeão europeu sub-21 com os espanhois, na Seleção Brasileira de base

De ex-jogador, tetracampeão do mundo, a pai coruja. Mazinho, hoje com 55 anos, vive uma situação curiosa em sua vida. Ao andar pelas ruas de Barcelona, é reconhecido não só por ser aquele volante talentoso que conquistou a Copa de 1994 com a Seleção Brasileira, mas também por ser o pai de duas das maiores promessas do clube catalão e da Espanha nos últimos anos: Thiago e Rafael Alcântara. O segundo ainda tem 18 anos, segue na base, mas o primeiro, de 20, já está estourando e fazendo o papai se encher de orgulho.

Integrante do elenco campeão espanhol e da Liga dos Campeões na última temporada, Thiago vive um grande momento em sua carreira: foi um dos destaques da seleção espanhola na conquista do Europeu sub-21, tendo marcado um golaço na final, renovou contrato com o Barcelona por mais quatro anos, com direito a multa de R$ 204 milhões, e teve propostas de gigantes europeus, como do Manchester United e até mesmo do Real Madrid. Não tem como um pai não ficar sorrindo de orelha a orelha com tanto sucesso…

– O gostoso de hoje é que você é considerado o pai do Thiago e do Rafael, ou seja, eles estão se destacando e demonstrando a capacidade que eles têm como jogadores. Para mim é um grande orgulho. Minha etapa já passou, hoje vivo só como pai e como representantes do meu filho, mas estou muito orgulhoso de tudo isso. É uma coisa maravilhosa ver tudo o que está acontecendo. E ainda tenho também uma filha que joga basquete.

De acordo com Mazinho, a mescla do talento brasileiro com a disciplina tática espanhola é que faz de Thiago, de fato, um jogador diferenciado. Segundo ele, não é à toa que, na Espanha, ele já é visto como a próxima grande promessa do país.

– Eu acredito que essa mescla é importante, ele é um jogador diferenciado. Os comentários que fazem aqui sobre ele são todos assim, que tem a característica técnica do camisa 10 brasileiro de antigamente, e a disciplina trabalhada com a força da Europa. Ele tem tudo para ser um grande jogador sim. Tem tudo para evoluir ainda mais – disse o ex-jogador, que garante também que Thiago é muito forte psicologicamente e está muito tranquilo apesar de toda a repercussão em cima de seu sucesso.

– O garoto é muito tranquilo, tem os pés no chão, não tem nenhum problema, é muito simples, companheiro, amigo, e não tem esses problemas. Não existe nada disso, o importante é que ele se divirta dentro do campo. Sempre falo com ele da humildade e isso não vai atrapalhar de forma alguma. Ele tem a cabeça muito boa – ressaltou.

“É uma lástima ele não ter jogado no Brasil”

No entanto, no coração brasileiro do pai, fica uma tristeza: a falta de oportunidades para Thiago nas seleções de base do país, que poderiam ter feito essa história ser bem diferente. Ao invés de uma joia da Espanha, quem sabe o meio-campista não estivesse fazendo parte da geração de Neymar, Ganso, Lucas e companhia?

Thiago com a camisa da “Fúria” no Europeu: meia fez golaço na final 

– Para mim, fica uma lástima por ele não ter jogado pelo Brasil. Fui o primeiro a querer meus filhos jogando no Brasil, vestindo a amarelinha como eu. Todo pai como brasileiro gostaria de ver, ainda mais após a minha vida dedicada à seleção. Mas nunca tiveram a curiosidade de observar e nem se importaram em saber como ele estava aqui. Não só o Thiago como também o meu outro filho, o Rafael. Cheguei a fala sobre ele para pessoas do Brasil, mas ninguém se interessou e agora eles estão na seleção espanhola. Claro que ainda tem chances de eles jogarem pelo Brasil, pois não atuaram como profissionais na Espanha, mas não sei se vai acontecer – afirmou Mazinho, agradecendo o carinho que sempre teve de todos na Espanha.

– Aqui na Espanha, eles foram muito bem observados, bem tratados e agora têm objetivos. O Thiago conquistou o Europeu Sub-21, vem na base desde a equipe sub-16 e acredito que já possa ser convocado na eequipe principal em breve. O Rafael segue o mesmo caminho. Quando o Brasil decidir, talvez possa ser tarde – reconheceu.

É bom que o povo brasileiro saiba que ele é brasileiro e não espanhol”

Mazinho

Ao saber do interesses dos brasileiros em saber mais sobre a carreira de Thiago Alcântara, Mazinho se diz satisfeito, lembra dos momentos em que o filho atuou no Flamengo, mas acabou não sendo muito valorizado, e volta a frisar que gostaria muito de ter visto seu filho brilhar com a camisa da Seleção Brasileira.

– É bom que o povo brasileiro saiba que é brasileiro, não espanhol. Infelizmente, ou melhor, felizmente, ele acabou tendo chance de despontar aqui na Espanha, passou toda a vida aqui, e cresceu muito. Hoje, está tudo dando certo. Ele chegou a ir ao Brasil, jogou no Flamengo, junto com o Adalberto (ex-jogador do Flamengo) e seu filho, mas não atuou em muitos campeonatos de grande porte e toda aquela geração de jogadores nascidos em 1991 não foi muito aproveitada. Do time dele, que me lembro, apenas o Diego Maurício acabou tendo chances – observou.

mazinho 620E o irmão pode ser ainda melhor…

Dois anos mais novo, mais um fruto do DNA de Mazinho também está brilhando nas categorias de base do Barcelona e da Seleção Espanhola. Rafinha, o Rafael Alcântara, de 18 anos, é visto pelo pai e pela imprensa local como outra grande promessa para o futebol do país. Mais alto e mais forte do que o irmão, é visto como uma peça perfeita para se adaptar ao jogo na Europa.

Mazinho e o filho Rafael, próxima promessa do

futebol espanhol (Foto: Arquivo Pessoal)

– O Rafael também tem uma estrutura muito boa, uma perspectiva ótima, pois tem mais corpo do que o Thiago. É mais rápido, mais forte e é um garoto que pode ser muito bem aproveitado nos times da Europa, porque tem disciplina tática. Todos estão muito contentes com ele no clube e na seleção – avisou.

Mazinho também alerta aos brasileiros: a Espanha está vindo com tudo para se manter no topo do futebol mundial nos próximos anos. Da base até o profissional.

– A Espanha, desde a Eurocopa 2008, com a base do Barcelona, que também estava ganhando tudo, evoluiu demais. Veio o título da Copa do Mundo de 2010, coroando o trabalho, o Europeu Sub-21 agora… A qualidade dos jogadores, a posse de bola como é trabalhada… Estão todos muito animados, porque a geração que está vindo agora também é excelente – completou.

Thiago e Rafael, no entanto, não estão na lista da seleção espanhola sub-20 que vai disputar o Mundial da categoria no final do mês de julho. Ambos estão de férias e se reapresentam ao Barça também em julho.

Fonte: Globo Esporte

+ sobre o tema

Ronaldinho Gaúcho diz que viveu seus melhores anos no Barcelona

Em carta à torcida, Craque se mostrou emocionado ao...

Ilú Obá De Min convida para 6ª edição do Heranças Africanas

    Olá amigos e amigas do Ilú Obá De Min,...

Willow Smith tenta emplacar mais um hit com o single 21st Century Girl

Willow Smith tenta emplacar mais um hit. Depois do...

para lembrar

Noites das lágrimas em África uma conversa com o escritor Marcelo Aratum

Para falar da minha experiência é nada mais que...

Serena Williams vence em Brisbane, mas torce o tornozelo esquerdo e abandona o torneio

A americana Serena Williams, que fazia estragos no WTA...

Nneka – Cantora nigeriana em uma viagem de reggae, rap, jazz, funk, trip hop, soul

Cantora nigeriana radicada na Alemanha lança segundo disco, "No...

Pelé atinge marca de 100 mil seguidores em apenas quatro horas no Twitter

Pouco mais de quatro horas depois de inaugurar sua...
spot_imgspot_img

O vídeo premiado na Mostra Audiovisual Entre(vivências) Negras, que conta a história da sambista Vó Maria, é destaque do mês no Museu da Pessoa

Vó Maria, cantora e compositora, conta em vídeo um pouco sobre o início de sua vida no samba, onde foi muito feliz. A Mostra conta...

Aos ‘parças’, tudo

Daniel Alves da Silva, 40 anos, 126 partidas pela Seleção Brasileira, 42 títulos, duas vezes campeão da Copa América e da Copa das Confederações,...

Mbappé comunica ao PSG que vai sair do clube ao fim do contrato

Mbappé comunicou à diretoria do Paris Saint-Germain que vai deixar o clube ao fim do contrato, o qual se encerra em junho. A informação foi dada...
-+=