Agora você explora a si mesmo e acredita que está se realizando – diz filosofo coreano Byung-Chul Han

O filósofo sul-coreano Byung-Chul Han, destacado dissector da sociedade do hiper-consumismo, explica em Barcelona sua crítica ao “inferno do igual”

Do Pensar Contemporâneo

Byung Chul-Han em Barcelona. (M. MINOCRI EL PAÍS)

Quatro ideias-chave sobre negatividade, poder, auto-exploração e amor na era digital.

As Torres Gêmeas, edifícios iguais entre si e que refletem um ao outro, um sistema fechado em si mesmo, impondo o mesmo e excluindo os diferentes e que foram alvo de um ataque que abriu uma lacuna no sistema global do mesmo. Ou pessoas continuamente visualizando apenas o que gostam: novamente, proliferando o mesmo, nunca o diferente ou o outro … São duas das poderosas imagens usadas pelo filósofo Byung-Chul Han (Seul, 1959), um dos mais reconhecidos dissecadores dos males que afligem a sociedade hiper-consumista e neoliberal após a queda do Muro de Berlim.

Livros como A Sociedade da Fadiga, Psicopolítica ou A Expulsão do Diferente resumem seu denso discurso intelectual, que se desenvolve sempre em rede: tudo se conecta.

“Na Orwelliana de 1984, a sociedade era ciente de que estava sendo dominada; hoje não temos essa consciência de dominação “, advertiu o professor formado e estabelecido na Alemanha, falando sobre a expulsão da diferença. E ele deu origem à sua visão de mundo particular, construída com base em sua tese de que os indivíduos hoje em dia se auto-exploram e temem o outro, o diferente. Viver, assim, no “deserto, ou inferno, do igual”.

Autenticidade. Para Han, as pessoas se vendem como autênticas porque “todo mundo quer ser diferente dos outros”, o que força “a produzir a si mesmo”. E é impossível ser autêntico hoje porque “nessa vontade de ser diferente, o igual acontece”. Resultado: o sistema permite apenas que ocorram “diferenças negociáveis”.

Auto-exploração. Aconteceu, na opinião do filósofo, “do dever de fazer” algo para “poder fazer”. “Você vive com a angústia de nem sempre fazer tudo o que pode”, e se você não tiver sucesso, a culpa é sua. “Agora você se explora imaginando que está se realizando; é a lógica pérfida do neoliberalismo que culmina na síndrome do trabalhador queimado “. E a conseqüência, pior: “Não há ninguém contra quem dirigir a revolta, não há outros de quem vem a repressão”. É “a alienação de si mesmo”, que em termos físicos se traduz em anorexia ou excesso de comida ou produtos de consumo ou lazer.

“Big data”. “Big data tornam o pensamento supérfluo porque se tudo é contável, tudo é o igual … Estamos em plena datação: o homem não é mais soberano de si mesmo, mas é o resultado de uma operação algorítmica que o domina sem que ele perceba isso; nós vemos isso na China com a concessão de vistos de acordo com os dados manipulados pelo Estado ou na técnica de reconhecimento facial “. A revolta iria parar de compartilhar dados ou estar nas redes sociais? “Não podemos nos recusar a facilitá-los: uma serra também pode cortar cabeças … Você tem que ajustar o sistema: o ebook é feito para eu ler, não para me ler através de algoritmos … Ou será que o algoritmo fará agora o homem? Nos EUA, vimos a influência do Facebook nas eleições … Precisamos de uma carta digital que recupere a dignidade humana e pense em uma renda básica para as profissões que devorarão novas tecnologias “.

Comunicação. “Sem a presença do outro, a comunicação degenera em troca de informações: os relacionamentos são substituídos por conexões e, portanto, apenas se ligam ao igual; apenas a comunicação digital é vista; estamos em uma fase enfraquecida da comunicação, como nunca antes: a comunicação dos likes apenas permite que todos sejam iguais no mesmo propósito.

Garden “Eu sou diferente; Estou rodeado de aparelhos analógicos: eu tinha dois pianos de 400 quilos e durante três anos cultivei um jardim secreto que me deu contato com a realidade: cores, cheiros, sensações … me permitiu perceber a alteridade da terra: o terra tinha peso, tudo era feito com as mãos; o digital não pesa, não cheira, não resiste, você passa um dedo e já é … É a abolição da realidade; meu próximo livro será o seguinte: Em louvor da terra. O jardim secreto. A terra é mais do que dígitos e números.

Narcisismo. Ele afirma que “ser observado hoje é um aspecto central de estar no mundo”. O problema está em que “o narcisista é cego quando se trata de ver o outro” e sem esse outro “não se pode produzir o sentimento de auto-estima”. O narcisismo teria chegado também ao que deveria ser uma panaceia, a arte: “Ele degenerou em narcisismo, está a serviço do consumo, paga burradas injustificadas por ele, já é vítima do sistema; se fosse alienígena, seria uma nova narrativa, mas não é. ”

Outros. É a chave para suas reflexões mais recentes. “Quanto mais iguais são as pessoas, mais a produção aumenta; essa é a lógica atual; o capital precisa que todos nós sejamos iguais, incluindo turistas; o neoliberalismo não funcionaria se as pessoas fossem diferentes”. Por esta razão, ele propõe “retornar ao animal original, que não consome ou comunica sem restrições; Eu não tenho soluções concretas, mas no final o sistema pode implodir sozinho … De qualquer forma, vivemos em um tempo de conformismo radical: a universidade tem clientes e apenas cria trabalhadores, não espiritualmente; o mundo está no limite de sua capacidade; Talvez seja assim que um curto-circuito chegue e nós recuperemos esse animal original “.

Refugiados. Han é muito claro: com o atual sistema neoliberal “não há temor, medo ou asco pelos refugiados, mas eles são vistos como um fardo, com ressentimento ou inveja”; a prova disso é que o mundo ocidental vai passar o verão nesses países.

Tempo. É necessária uma revolução no uso do tempo, diz o filósofo, professor em Berlim. “A aceleração atual diminui a capacidade de ficar: precisamos de um tempo nosso que o sistema produtivo não deixa; precisamos de um tempo de festa, o que significa ficar de pé, sem nada produtivo para fazer, mas isso não deve ser confundido com um tempo de recuperação para continuar trabalhando; o tempo trabalhado é tempo perdido, não é tempo para nós “.

 

+ sobre o tema

Pobre Palmares!

  por Arísia Barros União,a terra de Zumbi, faz parcas e...

Olimpíadas de Tóquio devem ser novo marca na luta por igualdade

Os Jogos Olímpicos da Cidade do México, em 1968,...

Lei 13.019: um novo capítulo na história da democracia brasileira

Nota pública da Associação Brasileira de Organizações Não Governamentais...

Gostoso como um abraço? – Por Maria Rita Casagrande

Por Maria Rita Casagrande para as Blogueiras Negras Feche...

para lembrar

Número de mulheres eleitas prefeitas no 1º turno aumenta 31,5% no país

Candidatas alcançaram posto em 663 cidades, mas apenas uma...

Em prédio novo, escola de SP não possui itens básicos para estudar.

Prédio novo também continha sobras de material de construção...

Jessé Souza: “A verdadeira corrupção é a do mercado”

Em setembro, o sociólogo lança novo livro em que...

Mano Brown e Iceblue gravam com Fernando Haddad

por Walber Silva O candidato a prefeitura de São...

Fim da saída temporária apenas favorece facções

Relatado por Flávio Bolsonaro (PL-RJ), o Senado Federal aprovou projeto de lei que põe fim à saída temporária de presos em datas comemorativas. O líder do governo na Casa, Jaques Wagner (PT-BA),...

Morre o político Luiz Alberto, sem ver o PT priorizar o combate ao racismo

Morreu na manhã desta quarta (13) o ex-deputado federal Luiz Alberto (PT-BA), 70. Ele teve um infarto. Passou mal na madrugada e chegou a ser...

Equidade só na rampa

Quando o secretário-executivo do Ministério da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Cappelli, perguntou "quem indica o procurador-geral da República? (...) O povo, através do seu...
-+=