ALAI disponibiliza video sobre Marujadas

 

 

Salvador (Brasil) – A Agência Afro Latina Euro Americana de Informação está disponibilizando o vídeo “ Ooô da Marujada” em seu canal Cine ALAI.

Trata-se de um video-documentário cultural produzido em agosto deste ano na cidade do recôncavo baiano, Saubara, como cobertura do I Encontro de Cheganças da Bahia, organizado pela Associação Chegança dos Marujos Fragata Brasileira.

“O vídeo é apenas uma mostra do que a organização pode fazer através do seu projeto ALAI House”, explica Ana Alakija, coordenadora dos projetos de informação da entidade, “que tem o objetivo de proporcionar a profissionais e estudantes a experiência com produção e edição de imgens, audios e vídeos afro-etnicamente centrados”.

“A ALAI é uma entidade de utilidade pública, então toda a sua produção é disponível para ser reproduzida por organizações do movimento social, através de seus canais de mídia e também por pessoas individualmente, interessadas na informação com esse foco”, diz Alakija, “respeitando os créditos de seus autores”.

 

ALAI disponibiliza video sobre Marujadas

 

O projeto é desenvolvido através de programas de cooperação envolvendo parcerias com entidades nacionais e estrangeiras. Através do projeto, a ALAI produziu e apoiou a produção de alguns vídeos que podem ser vistos e compartilhados através dos canais de comunicação TV ALAI, Cine ALAI e ALAI Video e também no canal  alaiONline youtube.

Vídeo Marujada – O video “ Ooô da Marujada” – lingua portuguesa, legendas em inglês – foi feito com equipamentos semi-profissionais, tem 20 minutos e cobre a realização do primeiro encontro de grupos de marujadas de diversas comunidades afro-descendentes da Bahia.

O evento teve o objetivo de criar um ambiente de encontro entre mestres e mestras dessa manifestação que rememora as grandes navegações marítimas para se conhecerem e trocarem experiências de seus saberes.

Como também discutir e referendar o encaminhamento coletivo do pedido de reconhecimento das Cheganças (chegadas de marujos) como patrimônio cultural da Bahia e nacional.

 

Fonte: Alai Online

 

 

 

+ sobre o tema

Boko Haram liberta 82 meninas de Chibok há três anos em cativeiro

Grupo extremista sequestrou mais de 270 estudantes nigerianas em...

Copa pode impulsionar exploração sexual de menores no Brasil

Por: Daniela Fernandes Após a divulgação em Paris...

Falece em São Paulo a Iyalorixá Sylvia de Oxalá

A Casa de Oxumaré divulgou em sua página o...

Contos inéditos revelam inclusão e exclusão no pós-abolição

Ele é um desconhecido das aulas de literatura. Negro,...

para lembrar

‘Equilíbrio foi o segredo do líder Mandela’, diz especialista

Por: Marcelo Ribeiro   O responsável por promover...

5 razões para acompanhar Leci Brandão de perto

A cantora completa neste mês 40 anos de carreira....

Após vitória, Ronaldinho Gaúcho ensaia adeus: ‘Quero sair do Flamengo pela porta da frente’

Personagem principal de uma turbulenta semana rubro-negra, o craque...

Clovis Moura: 5 anos sem o “pensador quilombola”

"Eu aprendi a me conhecer lendo Clóvis Moura. Sou...
spot_imgspot_img

Ossada de 200 anos evidencia passado escravagista do Uruguai

Após mais de uma década de escavações no bairro montevideano de Capurro, uma zona historicamente conhecida pelo desembarque de populações africanas durante a época...
-+=