ALAI disponibiliza video sobre Marujadas

 

 

Salvador (Brasil) – A Agência Afro Latina Euro Americana de Informação está disponibilizando o vídeo “ Ooô da Marujada” em seu canal Cine ALAI.

Trata-se de um video-documentário cultural produzido em agosto deste ano na cidade do recôncavo baiano, Saubara, como cobertura do I Encontro de Cheganças da Bahia, organizado pela Associação Chegança dos Marujos Fragata Brasileira.

“O vídeo é apenas uma mostra do que a organização pode fazer através do seu projeto ALAI House”, explica Ana Alakija, coordenadora dos projetos de informação da entidade, “que tem o objetivo de proporcionar a profissionais e estudantes a experiência com produção e edição de imgens, audios e vídeos afro-etnicamente centrados”.

“A ALAI é uma entidade de utilidade pública, então toda a sua produção é disponível para ser reproduzida por organizações do movimento social, através de seus canais de mídia e também por pessoas individualmente, interessadas na informação com esse foco”, diz Alakija, “respeitando os créditos de seus autores”.

 

ALAI disponibiliza video sobre Marujadas

 

O projeto é desenvolvido através de programas de cooperação envolvendo parcerias com entidades nacionais e estrangeiras. Através do projeto, a ALAI produziu e apoiou a produção de alguns vídeos que podem ser vistos e compartilhados através dos canais de comunicação TV ALAI, Cine ALAI e ALAI Video e também no canal  alaiONline youtube.

Vídeo Marujada – O video “ Ooô da Marujada” – lingua portuguesa, legendas em inglês – foi feito com equipamentos semi-profissionais, tem 20 minutos e cobre a realização do primeiro encontro de grupos de marujadas de diversas comunidades afro-descendentes da Bahia.

O evento teve o objetivo de criar um ambiente de encontro entre mestres e mestras dessa manifestação que rememora as grandes navegações marítimas para se conhecerem e trocarem experiências de seus saberes.

Como também discutir e referendar o encaminhamento coletivo do pedido de reconhecimento das Cheganças (chegadas de marujos) como patrimônio cultural da Bahia e nacional.

 

Fonte: Alai Online

 

 

 

+ sobre o tema

Ídolo português, Eusébio alerta Brasil

Maior ídolo da história do futebol português, o...

Bando de Teatro Olodum exalta cultura afro em território quilombola no Goiás

Um dos destinos turísticos mais procurados da Chapada dos...

Um dia ela foi flor nos jardins, por Arnaldo Xavier

Textos secionados de Arnaldo Xavier Apesar de me sentir debaixo...

Universal fecha acordo para lançar músicas guardadas e álbuns pós-1995 de Prince

Herdeiros do cantor assinam contrato que inclui os 25...

para lembrar

spot_imgspot_img

Estou aposentada, diz Rihanna em frase estampada na camiseta

"Estou aposentada", é a frase estampada na camiseta azul que Rihanna, 36, vestia na última quinta-feira (6), em Nova York. Pode ter sido uma brincadeira, mas...

Flávia Souza, titular do Fórum de Mulheres do Hip Hop, estreia na direção de espetáculo infantil antirracista 

Após mais de vinte anos de carreira, com diversos prêmios e monções no teatro, dança e música, a multiartista e ativista cultural, Flávia Souza estreia na...

Nota de pesar: Flávio Jorge

Acabamos de receber a triste notícia do falecimento do nosso amigo e companheiro de militância Flávio Jorge, o Flavinho, uma das mais importantes lideranças...
-+=