ALAI disponibiliza video sobre Marujadas

 

 

Salvador (Brasil) – A Agência Afro Latina Euro Americana de Informação está disponibilizando o vídeo “ Ooô da Marujada” em seu canal Cine ALAI.

Trata-se de um video-documentário cultural produzido em agosto deste ano na cidade do recôncavo baiano, Saubara, como cobertura do I Encontro de Cheganças da Bahia, organizado pela Associação Chegança dos Marujos Fragata Brasileira.

“O vídeo é apenas uma mostra do que a organização pode fazer através do seu projeto ALAI House”, explica Ana Alakija, coordenadora dos projetos de informação da entidade, “que tem o objetivo de proporcionar a profissionais e estudantes a experiência com produção e edição de imgens, audios e vídeos afro-etnicamente centrados”.

“A ALAI é uma entidade de utilidade pública, então toda a sua produção é disponível para ser reproduzida por organizações do movimento social, através de seus canais de mídia e também por pessoas individualmente, interessadas na informação com esse foco”, diz Alakija, “respeitando os créditos de seus autores”.

 

ALAI disponibiliza video sobre Marujadas

 

O projeto é desenvolvido através de programas de cooperação envolvendo parcerias com entidades nacionais e estrangeiras. Através do projeto, a ALAI produziu e apoiou a produção de alguns vídeos que podem ser vistos e compartilhados através dos canais de comunicação TV ALAI, Cine ALAI e ALAI Video e também no canal  alaiONline youtube.

Vídeo Marujada – O video “ Ooô da Marujada” – lingua portuguesa, legendas em inglês – foi feito com equipamentos semi-profissionais, tem 20 minutos e cobre a realização do primeiro encontro de grupos de marujadas de diversas comunidades afro-descendentes da Bahia.

O evento teve o objetivo de criar um ambiente de encontro entre mestres e mestras dessa manifestação que rememora as grandes navegações marítimas para se conhecerem e trocarem experiências de seus saberes.

Como também discutir e referendar o encaminhamento coletivo do pedido de reconhecimento das Cheganças (chegadas de marujos) como patrimônio cultural da Bahia e nacional.

 

Fonte: Alai Online

 

 

 

+ sobre o tema

Assombrando o mainstream

Liderada pelo rapper Emicida, gravadora Laboratório Fantasma quer se...

Internado na terça-feira, Pelé recebe alta após cirurgia no quadril

A operação impediu que ele viajasse para Nova Jersey...

Ídolo do Flamengo, Andrade está hospitalizado com infecção

Ídolo do Flamengo, Andrade está hospitalizado com infecção Por: Raphael...

para lembrar

Avô da literatura africana, Chinua Achebe morre aos 82 anos

Reportagem de Tim Cocks O romancista e poeta...

Gilberto Gil busca por origens musicais em ‘Viramundo’

Gilberto Gil, que afirma que a luta tem...

Cantora de soul Candice Glover vence o “American Idol”

Candice Glover, uma cantora de soul de uma...

Literatura marginal brasileira ultrapassa fronteira das periferias

Fenômeno ganha espaço e reconhecimento com formas alternativas de...
spot_imgspot_img

Casa onde viveu Lélia Gonzalez recebe placa em sua homenagem

Neste sábado (30), a prefeitura do Rio de Janeiro e o Projeto Negro Muro lançam projeto relacionado à cultura da população negra. Imóveis de...

No Maranhão, o Bumba meu boi é brincadeira afro-indígena

O Bumba Meu Boi é uma das expressões culturais populares brasileiras mais conhecidas no território nacional. No Maranhão, esta manifestação cultural ganha grandes proporções...

“O batuque da caixa estremeceu”: Congado e a relação patrimonial

“Tum, tum-tum”, ouçam, na medida em que leem, o som percussivo que acompanha a seguinte canção congadeira: “Ô embala rei, rainha, eu também quero...
-+=