Há alguns meses, uma página de moradores do Leblon no Facebook chamada “Alerta Leblon” (que já tem mais de 21 mil curtidas no Facebook) vem chamando atenção e causando revolta na rede com postagens racistas e higienistas.
por Caio Acioli no Esquerda Diário
Porém, no dia 04/02/2016, a página quebrou os limites de racismo e preconceito. Em um post, onde simplesmente expõem fotos de homens negros andando pela praia do Leblon, alega que são todos ladrões e que os moradores do bairro devem ficar alertas ao topar com eles, e orienta denunciar à polícia imediatamente. Na imagem pode se ver a um desses homens carregando um saco de bolas de futebol, o que sugere que provavelmente é um camelô.
Por medo da revolta e da indignação nas redes sociais os administradores da página decidiram deletar o post.
“Curiosamente”, a Rede Globo já abriu espaço para essa página em um de seus programas jornalísticos, ignorando totalmente seu caráter racista, elitista e higienista.
E como se nada disso fosse suficiente, o donos da página ainda fez uma postagem dizendo que “espera que os rapazes das fotos pisem em uma delegacia para denuncia-los” e que é o que ele “mais deseja”.