Alexandra Priscila do Nascimento

Enviado por / FonteWikipédia

Alexandra Priscila do Nascimento (Limeira, 16 de setembro de 1981) é uma handebolista brasileira, integrante daseleção brasileira vencedora do Campeonato Mundial de Handebol Feminino de 2013 na Sérvia como vice-artilheira do torneio.2 Alexandra também esteve em duas edições dos Jogos Olímpicos: 2008, em Pequim, na China1 (terminando em 9º lugar), e dos 2012, em Londres, na Grã-Bretanha, quando o país obteve sua melhor classificação em uma edição de Olimpíadas, a sexta colocação.

Alexandra Priscila do Nascimento
Alexandra Priscila do Nascimento

Jogou dez temporadas, entre 2003 e 2014, no time austríaco Hypo Niederösterreich, do qual era capitã. Quando a equipe terminou sua parceria com a Confederação Brasileira de Handebol que se iniciara em 2011, Alexandra se mudou para oromeno HCM Baia Mare.3 Em 2012, ela foi eleita Melhor jogadora do mundo pela IHF, a primeira vez que um handebolista brasileiro venceu.

Em sua estréia olímpica, Alexandra não deixou a desejar. A ponta direita de 22 anos foi peça fundamental da equipe de Alexandre Schneider. Nos sete jogos de que participou, Alexandra Nascimento marcou um total de 18 gols.

Seu último gol nos Jogos foi fundamental para determinar a colocação geral da seleção brasileira. Na partida contra a China pela disputa do sétimo lugar, Alexandra fez o gol que definiu a vitória do Brasil por 26 a 25.

Tudo aconteceu rápido para Alexandra Nascimento. Aos 10 anos, a ponta direita aprendia a dar os primeiros dribles com a bola de handebol na escola. Em 2000, ela saiu de Vila Velha (ES), onde morava com a família, para jogar em São Paulo. No ano de sua chegada, foi convocada para a seleção brasileira júnior e em 2001 disputou o Mundial com a equipe. Também foi eleita a melhor ponta direita da Liga Nacional.

Alexandra Priscila do Nascimento
Alexandra Priscila do Nascimento

A oportunidade na seleção adulta chegou logo depois, em 2002, quando ela novamente foi premiada como melhor jogadora do campeonato nacional em sua posição. Em 2003, Alexandra integrou o time que conquistou o ouro no Pan de Santo Domingo.

Apesar do sucesso no Brasil, a atleta nunca foi campeã da Liga Nacional. Mas a conquista ficará adiada por tempo indeterminado, já que Alexandra está atuando no Campeonato Austríaco desde o começo deste ano, no mesmo time que a colega de seleção Daniela Piedade – o Hypo Nö -, pelo qual atuou também na Liga Européia, onde estão as melhores jogadoras do mundo.

+ sobre o tema

Afro-uruguaios

Afro-uruguaios notáveis: Rubén Rada Afro-uruguaios refere-se a uruguaios de ancestralidade negra africana. Eles...

Jesus Chucho Garcia: HAITÍ …..el costo de la dignidad histórica

Occidente históricamente no perdona que ese pueblo de esclavizados...

Jovens criam loja virtual com produtos do continente africano

Por dentro Da África Rio – Ele vive no Brasil...

Primeira negra a ganhar ouro olímpico, Alice Coachman morre aos 90 anos

Americana conquistou medalha no salto em altura nas Olimpíadas...

para lembrar

Ginasta americana rouba a cena imitando Beyoncé em torneio nos EUA

Sophina DeJesus venceu a competição e seu vídeo teve...

Pelé chora ao anunciar a volta de Robinho ao Santos

Por: Ricardo Viel Rei do Futebol foi coadjuvante na apresentação...
spot_imgspot_img

Rebeca Andrade lidera Brasil à prata por equipes no Pan-Americano

Rebeca Andrade estreou com uma medalha de prata nos Jogos Pan-Americanos. Neste domingo, a campeã olímpica liderou o Brasil ao pódio por equipes em...

Queniano Kelvin Kiptum quebra recorde da maratona em Chicago

O corredor queniano Kelvin Kiptum venceu a Maratona de Chicago, na manhã deste domingo (8), completando o percurso de 42,195 quilômetros pela cidade americana em duas...

Ouro para o Brasil: Rebeca Andrade é bicampeã no salto no Mundial de Ginástica

Rebeca Andrade conquistou, neste sábado, a medalha de ouro no Mundial de Ginástica no salto. A brasileira, atual campeã olímpica, superou a norte-americana Simone Biles, que...
-+=