Alexandra Priscila do Nascimento

Enviado por / FonteWikipédia

Alexandra Priscila do Nascimento (Limeira, 16 de setembro de 1981) é uma handebolista brasileira, integrante daseleção brasileira vencedora do Campeonato Mundial de Handebol Feminino de 2013 na Sérvia como vice-artilheira do torneio.2 Alexandra também esteve em duas edições dos Jogos Olímpicos: 2008, em Pequim, na China1 (terminando em 9º lugar), e dos 2012, em Londres, na Grã-Bretanha, quando o país obteve sua melhor classificação em uma edição de Olimpíadas, a sexta colocação.

Alexandra Priscila do Nascimento
Alexandra Priscila do Nascimento

Jogou dez temporadas, entre 2003 e 2014, no time austríaco Hypo Niederösterreich, do qual era capitã. Quando a equipe terminou sua parceria com a Confederação Brasileira de Handebol que se iniciara em 2011, Alexandra se mudou para oromeno HCM Baia Mare.3 Em 2012, ela foi eleita Melhor jogadora do mundo pela IHF, a primeira vez que um handebolista brasileiro venceu.

Em sua estréia olímpica, Alexandra não deixou a desejar. A ponta direita de 22 anos foi peça fundamental da equipe de Alexandre Schneider. Nos sete jogos de que participou, Alexandra Nascimento marcou um total de 18 gols.

Seu último gol nos Jogos foi fundamental para determinar a colocação geral da seleção brasileira. Na partida contra a China pela disputa do sétimo lugar, Alexandra fez o gol que definiu a vitória do Brasil por 26 a 25.

Tudo aconteceu rápido para Alexandra Nascimento. Aos 10 anos, a ponta direita aprendia a dar os primeiros dribles com a bola de handebol na escola. Em 2000, ela saiu de Vila Velha (ES), onde morava com a família, para jogar em São Paulo. No ano de sua chegada, foi convocada para a seleção brasileira júnior e em 2001 disputou o Mundial com a equipe. Também foi eleita a melhor ponta direita da Liga Nacional.

Alexandra Priscila do Nascimento
Alexandra Priscila do Nascimento

A oportunidade na seleção adulta chegou logo depois, em 2002, quando ela novamente foi premiada como melhor jogadora do campeonato nacional em sua posição. Em 2003, Alexandra integrou o time que conquistou o ouro no Pan de Santo Domingo.

Apesar do sucesso no Brasil, a atleta nunca foi campeã da Liga Nacional. Mas a conquista ficará adiada por tempo indeterminado, já que Alexandra está atuando no Campeonato Austríaco desde o começo deste ano, no mesmo time que a colega de seleção Daniela Piedade – o Hypo Nö -, pelo qual atuou também na Liga Européia, onde estão as melhores jogadoras do mundo.

+ sobre o tema

Um regresso ao passado em Gorée. Não em nosso nome

No decorrer da sua visita de Estado ao Senegal...

UA denuncia execução indiscriminada de negros na Líbia

Rebeldes líbios estariam executando indiscriminadamente pessoas negras por "confundirem"...

Sul-africanos dedicam orações de Páscoa a Mandela

Sul-africanos por todo o país dedicaram as orações do...

Teresa Cristina, que já era imensa, saiu ainda maior do programa Roda Viva

Poucas vezes ou quase nenhuma na vida vi uma...

para lembrar

Um débito colossal

Fonte: Folha de São Paulo Ter, 08 de julho...

Fotos em preto e branco? Não. Incríveis desenhos de uma jovem artista nigeriana

Quando um lápis consegue o mesmo que uma câmera. Estas...

Jorge e Domênica, filhos de Mano Brown, estreiam no cinema com o filme “Na Quebrada”

Jorge Dias e Domênica Dias, filhos de Mano Brown, irão estrear...
spot_imgspot_img

Baile Charme de Madureira: notícia no NY Times, evento criado há 35 anos é patrimônio do Rio, centro da cultura negra e já inspirou...

Destaque no jornal The New York Times, o Baile Charme do Viaduto de Madureira reúne 5 mil pessoas a cada edição semanal e terá neste sábado (3) a...

Já conhece o Glossário do Pensamento Contracolonial Brasileiro?

É difícil escrever em primeira pessoa quando estou falando do Nonada Jornalismo, porque sempre é um trabalho coletivo, inclusive, “coletividade” é um dos nossos valores....

Viola Davis faz discurso emocionante ao ganhar honraria no Globo de Ouro

A noite deste domingo (5) ganhou mais emoção do que imaginávamos. Isso porque, durante a cerimônia do Globo de Ouro 2025, a atriz Viola...
-+=