Aline Santos

Os espanhóis dão muita atenção à formação, enquanto aqui ainda continuamos mais ligados à força. A gente acaba errando mais”17/08/1981, Rio de Janeiro (RJ), Ribarroja (ESP), Posição Armadora esquerda
Participação em Pequim
9º lugarSurpreendente por sua altura, Aline explorou bem o vigor dos seus 1,95 m para contabilizar gols para a seleção brasileira, na campanha que resultou na nona colocação em Pequim. Em cinco jogos, ela foi a segunda artilheira – junto a Duda Amorim – ao marcar 18 vezes. Mesmo assim, a equipe não conseguiu continuar sua gradual evolução e caiu duas posições em relação a Atenas-2004.

Aline Santos foi precoce na carreira no handebol. Descobriu o esporte aos 13 anos e um ano depois já deixou a casa de seus pais, no Rio de Janeiro, para tentar seguir sua carreira atuando em São Paulo.
PAN RIO 2007
PAN RIO 2007

Com a seleção brasileira, conquistou seus maiores resultados e também visibilidade internacional. Ainda nas categorias de base, conquistou a medalha de ouro no Pan-Americano de Handebol Júnior, em 1998.

Foi por intermédio da goleira Chana, primeira brasileira contratada por um clube europeu, que a armadora entrou no Campeonato Espanhol, um dos mais fortes do mundo, no mesmo ano em que vivia sua melhor fase no Brasil: jogando pelo Santo André ela foi a artilheira da Liga Nacional-2003, com 134 gols.

Para a armadora, a experiência no exterior foi fundamental para o aprimoramento de sua técnica. “Os espanhóis dão muita atenção à formação, enquanto aqui ainda continuamos mais ligados à força. A gente acaba errando mais”, analisou ela, que se firmou na seleção adulta.

Nos Jogos Olímpicos de Atenas, em 2004, Aline Santos teve uma atuação destacada. A armadora de 1,95 m entrou em quadra em todas as partidas dos Jogos e marcou 19 gols no total. Se no ataque Aline não teve uma participação superior em relação às suas companheiras, na defesa ela foi a principal jogadora, contabilizando 15 bloqueios de arremesso.

Três temporadas depois, Aline se transferiu para o Le Havre, na França. Mesmo já tendo participado de uma Olimpíada e de três Mundiais, só estreou em Jogos Pan-Americanos em 2007, jogando em sua casa no Rio. A carioca contribuiu para manter a hegemonia brasileira na modalidade, com o terceiro ouro consecutivo e a garantia de vaga para Pequim.

Depois de jogar na França, Aline voltou a defender um clube espanhol, jogando com as cores do forte Cementos la Union Ribarroja, que conquistou os títulos espanhóis nas temporadas de 2005/2006, pela primeira vez na história, e de 2006/2007.

+ sobre o tema

Coberta de glitter, Beyoncé posa para capa de revista

Coberta de glitter, Beyoncé posa para capa de revista. Beyoncé mostrou...

Festival de cultura negra ocupa a PUC-MG

Grupo de estudantes negros e negras organiza Festival de...

A história do homem que foi empalhado e exibido como um animal

Escritor holandês Frank Westerman conta caso do negro que...

Construção civil passa a contratar haitianos após qualificação de operários brasileiros

O crescimento contínuo nos últimos dez anos da construção...

para lembrar

24 anos após genocídio em Ruanda, racismo e discurso de ódio aumentam

800 mil pessoas foram assassinadas no país africano; Dia...

Personalidades sul-africanas percorrerão país de moto para homenagear Mandela

Várias personalidades do mundo da cultura e dos negócios...

“Uma África livre da fome até 2025” – conclama a União Africana

O coordenador-executivo da Iniciativa África do Instituto Lula...

Encontro “Lendo Mulheres Negras” será com Cidinha da Silva e seu novo livro

“Encontros Literários aberto para todxs que queiram se debruçar...
spot_imgspot_img

Leci Brandão – Na Palma da Mão em curta temporada no Imperator

Com direção de Luiz Antonio Pilar e texto de Leonardo Bruno, musical que celebra vida e obra da artista se apresenta no Imperator Vencedor do Prêmio Shell de Teatro na categoria "Direção" Nome incontornável da música brasileira, compositora e intérprete de...

Festival Feira Preta tem shows de Luedji Luna, Tasha & Tracie e Marcelo D2 a partir de sexta no Parque Ibirapuera, em SP

Mais uma edição do Festival Feira Preta, um dos maiores eventos de cultura negra da América Latina, vai ser realizado a partir desta sexta-feira...

Podcast Pessoas: Temporada Vidas Negras é destaque do mês no Museu da Pessoa

Nele, cada episódio apresenta a edição de uma entrevista que compõe o acervo do Museu da Pessoa no formato storytelling. O Podcast, lançado em 2020,...
-+=