Aline Santos

Os espanhóis dão muita atenção à formação, enquanto aqui ainda continuamos mais ligados à força. A gente acaba errando mais”17/08/1981, Rio de Janeiro (RJ), Ribarroja (ESP), Posição Armadora esquerda
Participação em Pequim
9º lugarSurpreendente por sua altura, Aline explorou bem o vigor dos seus 1,95 m para contabilizar gols para a seleção brasileira, na campanha que resultou na nona colocação em Pequim. Em cinco jogos, ela foi a segunda artilheira – junto a Duda Amorim – ao marcar 18 vezes. Mesmo assim, a equipe não conseguiu continuar sua gradual evolução e caiu duas posições em relação a Atenas-2004.

Aline Santos foi precoce na carreira no handebol. Descobriu o esporte aos 13 anos e um ano depois já deixou a casa de seus pais, no Rio de Janeiro, para tentar seguir sua carreira atuando em São Paulo.
PAN RIO 2007
PAN RIO 2007

Com a seleção brasileira, conquistou seus maiores resultados e também visibilidade internacional. Ainda nas categorias de base, conquistou a medalha de ouro no Pan-Americano de Handebol Júnior, em 1998.

Foi por intermédio da goleira Chana, primeira brasileira contratada por um clube europeu, que a armadora entrou no Campeonato Espanhol, um dos mais fortes do mundo, no mesmo ano em que vivia sua melhor fase no Brasil: jogando pelo Santo André ela foi a artilheira da Liga Nacional-2003, com 134 gols.

Para a armadora, a experiência no exterior foi fundamental para o aprimoramento de sua técnica. “Os espanhóis dão muita atenção à formação, enquanto aqui ainda continuamos mais ligados à força. A gente acaba errando mais”, analisou ela, que se firmou na seleção adulta.

Nos Jogos Olímpicos de Atenas, em 2004, Aline Santos teve uma atuação destacada. A armadora de 1,95 m entrou em quadra em todas as partidas dos Jogos e marcou 19 gols no total. Se no ataque Aline não teve uma participação superior em relação às suas companheiras, na defesa ela foi a principal jogadora, contabilizando 15 bloqueios de arremesso.

Três temporadas depois, Aline se transferiu para o Le Havre, na França. Mesmo já tendo participado de uma Olimpíada e de três Mundiais, só estreou em Jogos Pan-Americanos em 2007, jogando em sua casa no Rio. A carioca contribuiu para manter a hegemonia brasileira na modalidade, com o terceiro ouro consecutivo e a garantia de vaga para Pequim.

Depois de jogar na França, Aline voltou a defender um clube espanhol, jogando com as cores do forte Cementos la Union Ribarroja, que conquistou os títulos espanhóis nas temporadas de 2005/2006, pela primeira vez na história, e de 2006/2007.

+ sobre o tema

Nem falso, nem inócuo. Exemplar

Fonte: Estado de São Paulo - por: Roseli Fischmann*- O discurso...

O livro ‘Domingos Sodré, um sacerdote africano’

Enviado por implacavel Do blog Ouro de Tolo História e Outros...

Memória dos Quilombos: África, Diáspora, Cabo Verde e Brasil

Uma pesquisa de Ademir Barros dos Santos e Nuno...

Camaronês que quase foi morto em mina de diamantes vira ator no Brasil

Os camaroneses Melanito Biyouha e Tommy Germain realizaram sonhos...

para lembrar

Deborah Small, ativista negra norte-americana, participa de eventos em São Paulo

Após concluir agendas no Rio de Janeiro, em Salvador...

Alexandra e Damien Loras deixam a vida diplomática para continuar em SP

O cônsul da França em São Paulo, Damien Loras,...

Ginasta amadora levanta público no Rio: ‘Não vim competir. Vim ser feliz’

Cada vez que pisava na quadra para sua apresentação...

Documentário Mulheres Negras: Projeto de Mundo revela olhar feminino negro

Com lançamento marcado para o dia 12 de setembro,...
spot_imgspot_img

Comida mofada e banana de presente: diretora de escola denuncia caso de racismo após colegas pedirem saída dela sem justificativa em MG

Gladys Roberta Silva Evangelista alega ter sido vítima de racismo na escola municipal onde atua como diretora, em Uberaba. Segundo a servidora, ela está...

Uma mulher negra pode desistir?

Quando recebi o convite para escrever esta coluna em alusão ao Dia Internacional da Mulher, me veio à mente a série de reportagens "Eu Desisto",...

Da’Vine Joy Randolph vence o Oscar de Melhor atriz coadjuvante

Uma das favoritas da noite do 96º Oscar, Da'Vine Joy Randolph se sagrou a Melhor atriz coadjuvante da principal premiação norte-americana do cinema. Destaque...
-+=