Aline Santos

Os espanhóis dão muita atenção à formação, enquanto aqui ainda continuamos mais ligados à força. A gente acaba errando mais”17/08/1981, Rio de Janeiro (RJ), Ribarroja (ESP), Posição Armadora esquerda
Participação em Pequim
9º lugarSurpreendente por sua altura, Aline explorou bem o vigor dos seus 1,95 m para contabilizar gols para a seleção brasileira, na campanha que resultou na nona colocação em Pequim. Em cinco jogos, ela foi a segunda artilheira – junto a Duda Amorim – ao marcar 18 vezes. Mesmo assim, a equipe não conseguiu continuar sua gradual evolução e caiu duas posições em relação a Atenas-2004.

Aline Santos foi precoce na carreira no handebol. Descobriu o esporte aos 13 anos e um ano depois já deixou a casa de seus pais, no Rio de Janeiro, para tentar seguir sua carreira atuando em São Paulo.
PAN RIO 2007
PAN RIO 2007

Com a seleção brasileira, conquistou seus maiores resultados e também visibilidade internacional. Ainda nas categorias de base, conquistou a medalha de ouro no Pan-Americano de Handebol Júnior, em 1998.

Foi por intermédio da goleira Chana, primeira brasileira contratada por um clube europeu, que a armadora entrou no Campeonato Espanhol, um dos mais fortes do mundo, no mesmo ano em que vivia sua melhor fase no Brasil: jogando pelo Santo André ela foi a artilheira da Liga Nacional-2003, com 134 gols.

Para a armadora, a experiência no exterior foi fundamental para o aprimoramento de sua técnica. “Os espanhóis dão muita atenção à formação, enquanto aqui ainda continuamos mais ligados à força. A gente acaba errando mais”, analisou ela, que se firmou na seleção adulta.

Nos Jogos Olímpicos de Atenas, em 2004, Aline Santos teve uma atuação destacada. A armadora de 1,95 m entrou em quadra em todas as partidas dos Jogos e marcou 19 gols no total. Se no ataque Aline não teve uma participação superior em relação às suas companheiras, na defesa ela foi a principal jogadora, contabilizando 15 bloqueios de arremesso.

Três temporadas depois, Aline se transferiu para o Le Havre, na França. Mesmo já tendo participado de uma Olimpíada e de três Mundiais, só estreou em Jogos Pan-Americanos em 2007, jogando em sua casa no Rio. A carioca contribuiu para manter a hegemonia brasileira na modalidade, com o terceiro ouro consecutivo e a garantia de vaga para Pequim.

Depois de jogar na França, Aline voltou a defender um clube espanhol, jogando com as cores do forte Cementos la Union Ribarroja, que conquistou os títulos espanhóis nas temporadas de 2005/2006, pela primeira vez na história, e de 2006/2007.

+ sobre o tema

Obras resgatam Lima Barreto e Mário de Andrade para o público infantojuvenil

Dois livros, recentemente publicados, chamaram-me a atenção sobre como...

Impeachment: o que pensa a juventude negra?

Entre as contradições de 13 anos de governo petista,...

Brasileiro Diogo Sales estará em Game of Thrones em 2016

A série Game of thrones, da HBO, é uma...

Dia 20 de novembro é o Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra

Algumas cidades brasileiras decretaram feriado nesta data O...

para lembrar

As discussões do GT Racismo e Saúde no 8º CBCSHS

Para o 8º Congresso de Ciências Sociais e Humanas...

Livro: Frantz Fanon – Um revolucionário, particularmente negro

Lançamento no dia 11/05, ás 19h30, no Al Janiah Por Anderson...

Ativista negro é solto após 43 anos preso nos EUA

Marshall Conway era membro e ativista negro do grupo...

Há meio século, Feiticeira usou blackface para condenar racismo e levou Emmy

Técnica controversa do século 19 empregada por atores brancos...
spot_imgspot_img

Erikah Badu fará show no Brasil em novembro

A cantora norte-americana Erykah Badu, uma das principais vozes do neo soul, está de volta ao Brasil. A artista confirmou um show exclusivo em São...

Musical conta trajetória da cantora, ativista e deputada Leci Brandão

O respeito é o sentimento mais citado pelos artistas que participam do musical Leci Brandão - Na palma da mão. O espetáculo conta a trajetória...

Com Mano Brown, festa 100% Favela homenageia as mulheres do rap

No dia 14 de setembro (sábado), a festa 100% Favela + Mulher acontece na Favela Godoy, no bairro Capão Redondo, Zona Sul de São Paulo....
-+=