Alto-falante do Walmart ‘convida’ clientes negros a se retirarem de loja em Nova Jersey; empresa pede desculpas

RIO – A rede americana de supermercados Walmart pediu desculpas publicamente nesta quinta-feira após a polêmica provocada por um comunicado feito, no domingo, pelos alto-falantes de uma loja de Washington Township, no sul de Nova Jersey, que convidava todas as pessoas negras a deixarem a loja.

Ainda não se sabe se foi um funcionário ou um cidadão qualquer o responsável pelo anúncio no microfone. De acordo com clientes que estavam na loja naquele momento, um gerente dirigiu-se imediatamente ao sistema de comunicação e pediu desculpas pelo ocorrido, mas uma onda de reclamações veio em seguida.

– Eu quero saber porque essas declarações estão sendo feitas, isso vai contra o que ensinamos às nossas crianças sobre tolerância – disse Sheila Ellington, que fazia compras no supermercado quando o polêmico pedido foi feito. – Se isso era para ser uma brincadeira, há apenas uma pessoa rindo, e não é nenhum de nós – acrescentou.

Sheila e a amiga, Patricia Covington, disseram planejar boicotar a loja até estarem certas de que o problema foi solucionado e que não acontecerá novamente. Elas ficaram chocadas ao ouvirem o anúncio e por um breve momento achavam ter entendido errado.
– Eu dependo do Walmart para todas as minhas necessidades, porque a loja tem praticamente tudo que você possa querer. Mas até que essa questão seja resolvida de uma maneira que eu me sinta confortável, não posso passar por aquela porta de novo – disse Patricia.

A direção das lojas Walmart disse que o comunicado feito na loja de Nova Jersey é “inaceitável”.

“Estamos tão horrorizados com esse incidente quanto nossos clientes”, disse a empresa em um comunicado. “Quem quer que tenha feito isso está simplesmente errado e agiu de maneira inapropriada. Claramente, isso é inaceitável para nós e nossos clientes”.

Não é a primeira vez que a rede Walmart enfrenta problemas desse tipo.

Por diversas vezes a empresa foi alvo de críticas por parte de clientes negros, que afirmaram ter sido tratados de forma diferenciada nas lojas. O Walmart também já foi alvo de processos trabalhistas em que funcionários denunciavam a promoção e aumento salarial preferencial de funcionárias mulheres.

 

 

 

Fonte: The Blogger

+ sobre o tema

Denúncia de racismo cria tensão na Geografia

por Bárbara D'Osualdo FFLCHUma polêmica se levantou na terça-feira...

“Racistas precisam morrer”, diz Oprah em entrevista a BBC

Uma das mulheres mais influentes do mundo segundo a...

Aluno (que foi candidato cotista) ganha prêmio de melhor aluno universitário

Fonte: Lista de Discriminação Racial - Por Marcus...

para lembrar

Rio de Janeiro quer acelerar implantação do Juventude Viva no estado

Proposta foi defendida hoje (21/10) pelo superintendente de Políticas...

Inscrições racistas são encontradas na Unesp

Frases com ofensas de conotação ao racismo são avistadas...

Quando o racismo sai pela culatra, ou por que a esquerda deve rever posturas, por Joice Berth

O racismo, como bem frisou a escritora moçambicana Paulina...

Protesto de internautas leva Ministério público aceitar denúncia contra Mayara Petruso por racismo

Ministério público aceita denúncia e Mayara Petruso responderá...
spot_imgspot_img

Em memória dos Pretos Novos

Os mortos falam. Não estou me referindo a nenhum episódio da série de investigação criminal CSI (Crime Scene Investigation) ou à existência de vida após a...

Desafios mortais na internet são urgência que o Congresso ignora

Uma menina morreu. Podia ser sua filha, neta, sobrinha, afilhada. Sarah Raíssa Pereira de Castro tinha 8 aninhos e a vida inteira pela frente....

Construção de um país mais justo exige reforma tributária progressiva

Tem sido crescente a minha preocupação com a concentração de riqueza e o combate às desigualdades no Brasil. Já me posicionei publicamente a favor da taxação progressiva dos chamados...
-+=