AMAZONAS: Nacional acusa árbitro de racismo

Por: Thiago Henrik

 

O presidente do Nacional, Luís Mitoso, pretende processar por racismo o árbitro Francisney Oliveira da Silva. O juiz fez um Boletim de Ocorrência (B.O) no 14° Departamento Integrado de Polícia (DIP), no Jorge Teixeira, acusando o volante Lima de agressão logo após o jogador ser expulso na partida com a ASA, no domingo.

 

Segundo Mitoso, pelo menos três jogadores incluindo Lima, relataram que o árbitro teria os ofendido de forma preconceituosa durante o jogo, que ocorreu no estádio Roberto Simonsen, pela quinta rodada do Campeonato Amazonense. Os outros titulares do Naça que, supostamente, sofreram racismo foram o volante Viola, expulso também no segundo tempo da partida, e o lateral-esquerdo Jean Batista.

 

“Ele (Francisney da Silva) faltou no mínimo com respeito aos nossos jogadores. Afinal, para chegar alguém de ‘negão’ ou neguinho’ precisaria ao menos ter intimidade, senão é algo pejorativo. Quando expulsou o Viola, ele disse: ‘vai saindo negão’. Isso é racismo, um crime inafiançável”, declarou Mitoso, que é advogado e vereador.

 

O dirigente do Nacional só oficializará o processo por racismo contra o árbitro Francisney da Silva, caso o mesmo decida ir em frente em procurar a Justiça Comum para julgar, de forma penal, o volante Lima. “Estou esperando o advogado dele (do árbitro) entrar em contato conosco. O Nacional está disposto a entrar num acordo”, declarou Mitoso.

 

O presidente da Comissão Estadual de Arbitragem de Futebol (CEAF), Vladimir Bastos, afirmou que o árbitro Fransciney da Silva não se pronunciará sobre o ocorrido na partida. “Ele já entregou a súmula e o relatório. Agora, é aguardar o julgamento do Tribunal de Justiça Desportiva (TJD-AM)”, disse Bastos.

 

Fonte: Futebol Nortista

+ sobre o tema

Polícia que mata muito demonstra incompetência de governos de SP, RJ e BA

Ninguém em sã consciência espera que um policial lance...

Fome extrema aumenta, e mundo fracassa em erradicar crise até 2030

Com 281,6 milhões de pessoas sobrevivendo em uma situação...

Eu, mulher negra…

EU, MULHER NEGRA…Eu, mulher negra…Tenho orgulho de quem sou...

para lembrar

Anúncio com Ashton Kutcher acusado de racismo

O novo anúncio com Ashton Kutcher para a empresa...

Clube alemão ganha fama com caveira, rock e luta contra racismo

Por: FÁBIO DE MELLO CASTANHO Sentados em uma...

Atos de racismo perderão o direito de fiança

Pela Constituição, delitos desse tipo não dão direito a...
spot_imgspot_img

Quanto custa a dignidade humana de vítimas em casos de racismo?

Quanto custa a dignidade de uma pessoa? E se essa pessoa for uma mulher jovem? E se for uma mulher idosa com 85 anos...

Unicamp abre grupo de trabalho para criar serviço de acolher e tratar sobre denúncias de racismo

A Unicamp abriu um grupo de trabalho que será responsável por criar um serviço para acolher e fazer tratativas institucionais sobre denúncias de racismo. A equipe...

Peraí, meu rei! Antirracismo também tem limite.

Vídeos de um comediante branco que fortalecem o desvalor humano e o achincalhamento da dignidade de pessoas historicamente discriminadas, violentadas e mortas, foram suspensos...
-+=