AMAZONAS: Nacional acusa árbitro de racismo

Por: Thiago Henrik

 

O presidente do Nacional, Luís Mitoso, pretende processar por racismo o árbitro Francisney Oliveira da Silva. O juiz fez um Boletim de Ocorrência (B.O) no 14° Departamento Integrado de Polícia (DIP), no Jorge Teixeira, acusando o volante Lima de agressão logo após o jogador ser expulso na partida com a ASA, no domingo.

 

Segundo Mitoso, pelo menos três jogadores incluindo Lima, relataram que o árbitro teria os ofendido de forma preconceituosa durante o jogo, que ocorreu no estádio Roberto Simonsen, pela quinta rodada do Campeonato Amazonense. Os outros titulares do Naça que, supostamente, sofreram racismo foram o volante Viola, expulso também no segundo tempo da partida, e o lateral-esquerdo Jean Batista.

 

“Ele (Francisney da Silva) faltou no mínimo com respeito aos nossos jogadores. Afinal, para chegar alguém de ‘negão’ ou neguinho’ precisaria ao menos ter intimidade, senão é algo pejorativo. Quando expulsou o Viola, ele disse: ‘vai saindo negão’. Isso é racismo, um crime inafiançável”, declarou Mitoso, que é advogado e vereador.

 

O dirigente do Nacional só oficializará o processo por racismo contra o árbitro Francisney da Silva, caso o mesmo decida ir em frente em procurar a Justiça Comum para julgar, de forma penal, o volante Lima. “Estou esperando o advogado dele (do árbitro) entrar em contato conosco. O Nacional está disposto a entrar num acordo”, declarou Mitoso.

 

O presidente da Comissão Estadual de Arbitragem de Futebol (CEAF), Vladimir Bastos, afirmou que o árbitro Fransciney da Silva não se pronunciará sobre o ocorrido na partida. “Ele já entregou a súmula e o relatório. Agora, é aguardar o julgamento do Tribunal de Justiça Desportiva (TJD-AM)”, disse Bastos.

 

Fonte: Futebol Nortista

+ sobre o tema

“Deixa isso pra lá?” por Mauricio Pestana

enviado para o Portal Geledés por Maurício Pestana Em pleno...

Skinheads são presos por racismo e agressão a negro em SP, diz polícia

Por: Kleber Tomaz Suposto morador de rua alega que foi...

Transformar consciência em ação

Em 2024, completam-se 330 anos da destruição do Quilombo...

Justiça recebe denúncia por racismo contra professora da UFPR

O juiz Mauro Bley Pereira Junior, da 3ª Vara...

para lembrar

No Brasil não há racismo?

por Arísia Barros   O racismo é assim cotidiano e persistente....

Intolerância religiosa. Terreiro de Mãe Rosana foi incendiado na madrugada

Estamos realmente retornando à barbárie! Acabo de receber a...

ONU acusa Trump de racismo

“Francamente alarmada” com as declarações do Presidente norte-americano. É...
spot_imgspot_img

Post da PM mostra policiais com braço erguido em frente a cruz em chamas

Um perfil do 9º Baep (Batalhão de Ações Especiais de Polícia), de São José do Rio Preto, publicou no Instagram um vídeo em que...

Assassinatos de jovens negros por polícia serão denunciados em fórum da ONU

Entre 14 e 17 de abril, acontece na sede da ONU, em Nova York, a 4ª edição do Fórum Permanente de Afrodescendentes, com o...

Senegaleses protestam em SP pelo assassinato de ambulante: ‘Não foi uma fatalidade’

Centenas de pessoas caminharam pelo centro de São Paulo, na tarde desta segunda-feira (14), exigindo justiça para o senegalês Ngange Mbaye, mais uma vítima da...
-+=