AMAZONAS: Nacional acusa árbitro de racismo

Por: Thiago Henrik

 

O presidente do Nacional, Luís Mitoso, pretende processar por racismo o árbitro Francisney Oliveira da Silva. O juiz fez um Boletim de Ocorrência (B.O) no 14° Departamento Integrado de Polícia (DIP), no Jorge Teixeira, acusando o volante Lima de agressão logo após o jogador ser expulso na partida com a ASA, no domingo.

 

Segundo Mitoso, pelo menos três jogadores incluindo Lima, relataram que o árbitro teria os ofendido de forma preconceituosa durante o jogo, que ocorreu no estádio Roberto Simonsen, pela quinta rodada do Campeonato Amazonense. Os outros titulares do Naça que, supostamente, sofreram racismo foram o volante Viola, expulso também no segundo tempo da partida, e o lateral-esquerdo Jean Batista.

 

“Ele (Francisney da Silva) faltou no mínimo com respeito aos nossos jogadores. Afinal, para chegar alguém de ‘negão’ ou neguinho’ precisaria ao menos ter intimidade, senão é algo pejorativo. Quando expulsou o Viola, ele disse: ‘vai saindo negão’. Isso é racismo, um crime inafiançável”, declarou Mitoso, que é advogado e vereador.

 

O dirigente do Nacional só oficializará o processo por racismo contra o árbitro Francisney da Silva, caso o mesmo decida ir em frente em procurar a Justiça Comum para julgar, de forma penal, o volante Lima. “Estou esperando o advogado dele (do árbitro) entrar em contato conosco. O Nacional está disposto a entrar num acordo”, declarou Mitoso.

 

O presidente da Comissão Estadual de Arbitragem de Futebol (CEAF), Vladimir Bastos, afirmou que o árbitro Fransciney da Silva não se pronunciará sobre o ocorrido na partida. “Ele já entregou a súmula e o relatório. Agora, é aguardar o julgamento do Tribunal de Justiça Desportiva (TJD-AM)”, disse Bastos.

 

Fonte: Futebol Nortista

+ sobre o tema

Ronan, do BBB 16, é vítima de racismo nas redes sociais

O participante do BBB 16, Ronan, de 27 anos, tem...

Massacre de Paraisópolis: policiais militares têm segunda audiência

O Tribunal de Justiça de São Paulo retoma, no...

Ferguson não é em nenhum lugar do Brasil! Eu queria que fosse!

Qual é problema geral do Brasil? Nos Estados Unidos, um...

para lembrar

Representatividade é tudo

Uma de minhas lembranças mais remotas é sentar entre...

Arnaldo Bloch – Shopping Fashion Mall: Será que virou um clube racista ?

Cenas chocantes no Fashion Mall por Arnaldo Bloch Conversava com o roteirista...

Snap cria filtro Bob Marley e é acusado de racismo

Os filtros do Snapchat estão na moda, mas nem...
spot_imgspot_img

O amor com o sol da manhã

Eu gosto do amor, eu gosto de amar. Inclusive, já escrevi muito sobre o amor nestas páginas, algumas vezes de forma explícita, outras vezes...

Se o Estado perder o controle, o que vai restar?

Cinco pessoas foram mortas durante a 16ª operação policial do ano no Conjunto de Favelas da Maré, nesta terça-feira, 11 de junho. Uma das...

Após ‘discriminação racial’, Lewis Hamilton compartilha postagem em defesa a Bukayo Saka

O heptacampeão mundial de Fórmula 1, Lewis Hamilton, utilizou suas redes sociais para compartilhar um texto em em defesa do jogador Bukayo Saka, da...
-+=