Alunos plantam muda de Baobá no Parque da Cidade em São José

Cerca de 100 alunos e mais de 10 professores da EMEI Professora Idelena Menezes Carvalho e da EMEF Vera Lúcia Carnevalli Barreto participaram na manhã desta segunda-feira (8) do plantio de uma muda da árvore gigante Baobá, no Parque da Cidade.

No Portal R3

A muda é da espécie Baobá Adansonia Digitata, comum na África Central e Sul da África, e é única na região metropolitana do Vale do Paraíba. A árvore é uma das maiores e mais antigas do mundo, chegando a alcançar 25 metros de altura, 11 de diâmetro no tronco e pode viver até 6 mil anos.

O plantio foi organizado pela Secretaria de Promoção da Cidadania – Departamento de Igualdade Racial, que recebeu a muda da Fundação Bienal de São Paulo, por conta do trabalho realizado em favor da igualdade das raças na cidade de São José dos Campos.

O Baobá é símbolo do continente africano. Atualmente é possível encontrar poucos exemplares da árvore no Brasil, espalhados pelos estados de Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Alagoas, Ceará, Mato Grosso e Goiás. Os Baobás passaram a fazer parte da flora brasileira depois do descobrimento, trazidos por sacerdotes africanos devido à crença religiosa.

Baobá

A árvore, originária de Madagascar (África), é emblema nacional do Senegal e considerada sagrada. O Baobá é utilizado como fonte de inspiração para lendas, poesias e ritos na África, onde os nativos têm a espécie como a personificação do espírito africano, por isso é tida como a árvore da vida e de grande importância para diversas tribos. Os nativos se reúnem diante dos Baobás porque acreditam que o espírito da árvore ajuda a tomar decisões.

A espécie também tem presença na literatura, como no “O Pequeno Príncipe”, escrito pelo francês Antoine de Saint-Exupéry, que pode ter se inspirado na espécie existente na Praça da República, em Recife, quando passou por lá. Na obra, o protagonista temia os Baobás, pois o crescimento excessivo dessas árvores poderia tomar todo o espaço do asteroide onde vivia.

 

Leia Também:

BAOBÁ – árvore símbolo fundamental das culturas africanas tradicionais

Secretaria inscreve para passeio para conhecer os baobás do Recife

+ sobre o tema

Yohan Blake, o homem mais rápido do mundo. Entre os mortais

Caro(a) leitor (a), não estranhe o título do...

Conheça o cantor Michael Kiwanuka

Filho de Ugandenses o britânico Michael Kiwanuka ficou...

A inserção do negro no futebol brasileiro

Considerado esporte de elite em seus primórdios, o futebol...

para lembrar

História do Jazz – Blues

    Confira esta vídeo:     Fonte: Youtube

Palmares 25 Anos: Atividade em Campinas/SP promove plantio de árvores sagradas

Homenagear os negros e negras que foram escravizados na...

Encontro de Culturas Populares termina domingo (6)

O encontro avalia as políticas públicas de cultura implantadas...
spot_imgspot_img

Casa onde viveu Lélia Gonzalez recebe placa em sua homenagem

Neste sábado (30), a prefeitura do Rio de Janeiro e o Projeto Negro Muro lançam projeto relacionado à cultura da população negra. Imóveis de...

No Maranhão, o Bumba meu boi é brincadeira afro-indígena

O Bumba Meu Boi é uma das expressões culturais populares brasileiras mais conhecidas no território nacional. No Maranhão, esta manifestação cultural ganha grandes proporções...

“O batuque da caixa estremeceu”: Congado e a relação patrimonial

“Tum, tum-tum”, ouçam, na medida em que leem, o som percussivo que acompanha a seguinte canção congadeira: “Ô embala rei, rainha, eu também quero...
-+=