Amar o distante

Minha rua, aqui na Vila Madalena, não tem pedrinhas de brilhante para o meu amor passar. Ela tem casinhas e alguns cachorros nos quintais. Entre eles, o meu Chico. Ele está com quinze anos, meio cego, meio surdo, meio gordo. No mais, está tudo bem com ele, obrigada. O Chico tem outros vizinhos. Algumas vezes, durante o dia, eles conversam, do jeito que cães fazem, latindo.

Mas – repare que na vida há sempre uma conjunção adversativa – há na rua uma vizinha que odeia cachorros. Ela não suporta trinta segundos de latido. Abre a janela e solta todos os impropérios (eufemismo para palavrões) de seu vasto repertório. Decorridos mais de seis anos de vizinhança, tomei ciência de algumas informações de sua biografia.

Por exemplo, minha vizinha é educadora de um afamado e caro colégio. Desses com origem cristã, empenhados em formar a tal elite de amanhã. Penso que seus alunos ficariam boquiabertos ao ouvir o menu de ofensas verbais da professora. Agora que malfalei dela, vou contar do marido. Ele também detesta cães.

O método de ataque dele é diferente. No lugar de vitupérios, ele toca uma corneta, aguda para furar tímpanos humanos e caninos. Uma tarde, o meu Chico me perguntou se ele era general de alguma banda. Respondi que na verdade ele é psiquiatra. Isto é, a matéria-prima do trabalho do casal é gente.

 

Esses vizinhos me lembram um colega de faculdade, de quem fui muito amiga e depois nem tanto. Ele hoje é chamado para falar em mesas que tratam de direitos humanos, direitos ecológicos, direitos de manifestação etc. Um protocolo completo do politicamente correto. Reconhece diferenças, dá loas à diversidade. Mas não tolera feministas, principalmente aquelas que põem a boca no trombone.

É claro que eu sei que há muitas pessoas que ajudam o Médico sem Fronteiras, atuando na longínqua África, mas ficam histéricas com a proximidade geográfica de um Conselho Tutelar ou de uma Fundação Casa. Gente que apoia greves reivindicando reajustes salariais, mas fecha a carteira quando a empregada doméstica pede um aumento.

Confesso que não gosto dos meus vizinhos que não gostam do meu cachorro. Sonho até que um caminhão de mudança encoste e os leve para bem longe da minha rua. No entanto, de uma certa maneira, eu posso compreender como funcionam suas cabeças. Igualzinhas à maioria das cabeças. Afinal, amar a humanidade é fácil. Difícil é gostar do vizinho.

Imagem: Régine Ferrandis, de Paris

Fonte:Yahoo

+ sobre o tema

Salve Zumbi e João Cândido, o mestre sala dos mares

Por Olívia Santana   Há 15 anos, após uma grande marcha...

Olimpíadas de Tóquio devem ser novo marca na luta por igualdade

Os Jogos Olímpicos da Cidade do México, em 1968,...

Matias, o menino negro fotografado com um boneco de “Star Wars”, foi a Hollywood. Por Cidinha da Silva

Em tempos de comunicação-relâmpago pela Web, a imagem viralizada...

para lembrar

Anjo torto – Por: Fernanda Pompeu

Um dos grandes prazeres de uma Copa do Mundo, além...

Infância velha

Tenho cada vez mais certeza de que a essência...

Escrever as ruas

Quem goleou foi o Supremo Tribunal Federal, no último...

A rainha do lar virou cidadã

Neste 8 de março de 2010, o Dia Internacional...

Fátima Oliveira dos 1000 Legados

Temos trabalho e prazer para muitas gerações Por Fernanda Pompeu em seu blog  Em 2005, tive a honra e o prazer de entrevistar a médica Fátima Oliveira (1953-2017)....

A vida é raçuda

Alvorada Acordar cedo é fonte de sofrimento para Celina Macunis. Toda vez que é obrigada a sair da cama antes das 10, vivencia a espantosa...

Luiza Bairros (1953-2016)

Morreu no 12 de julho 2016 a grande Luiza Bairros. Ela foi de tudo: ativista, professora, ministra. Gaúcha e baiana. O texto que segue...
-+=