O Existencialismo de Sartre em O Ser e o Nada

por 

Comprei o Ser e o Nada de Sartre quando entrei na faculdade de filosofia queria me inteirar do que se tratava e finalmente entender o que era existencialismo. O livro foi lançado em 1943 em plena Segunda Guerra Mundial, é volumoso, e sua leitura, pelo menos para mim, é densa e difícil, mas, ao final é fundamental para entendimento desse posicionamento filosófico. O existencialismo parte do principio de que a liberdade humana é a essência de todas as coisas, o homem seria capaz de se fazer a si mesmo a partir de suas escolhas.

O livro se inicia tratando sobre a consciência humana afirmando que esta é relacionada a algo exterior a ela própria. O homem é o grande elemento central de sua obra, e para ele, é esse homem que é capaz de modificar as coisas, já que a existência precede a essência, e é aí que reside a liberdade da natureza humana. Os outros seres são predeterminados, o homem é livre, então o homem nada mais é do que aquilo que ele faz de si  mesmo. Sendo assim, o próprio homem decide o seu caminho, se decidir ser herói ou covarde ele é o único responsável por esse ato praticado.

sartre e simoni

Sartre defende a acusação de que o existencialismo seria pessimista afirmando que seria uma doutrina otimista, pois nela está inserida o destino do homem. O homem existe, se descobre, aparece no mundo, só depois ele se define, sendo assim, o único fundamento de ser é a liberdade. O homem escolhe os seus projetos usando de sua liberdade e os seus valores, esses valores serão criados a partir das escolhas por ele feita, de onde não tem como fugir.

existencialismo_

Essa liberdade é diferente da liberdade do humanismo que está relacionada a livre arbítrio, fazer ou não fazer, a liberdade sartreana é a capacidade do sujeito encaminhar o que será de sua vida responsabilizando-o pelos seus atos. A liberdade do existencialismo apresenta limitações impostas pela sociedade e suas regras as quais devemos nos submeter e é devido a essa submissão que as vezes o homem entra em conflito com o meio social em que vive.

existencialismo

Ao colocar o homem como responsável por sua existência, Sartre afirma ser um existencialista ateu, desse modo conclui que não há uma natureza humana e que não há um Deus para originá-la. Entendo que aqui o que Sartre pretende é que independente de Deus existir ou não, nada poderá livra-lo de si próprio, nem mesmo a concretude de Deus.

existencialismo pintura

Toda a proposta apresentada por Sartre nessa obra é muito forte, e tive a sensação de que não sabemos exatamente quem somos, falta o ser, vivemos num caminho de contentamento com nossas ações fragmentadas, ao ponto de ser quase insuficiente a criação de uma identidade definitiva e autônoma. Lendo Sartre sinto um mal estar inquietando o meu ser, capaz de provocar minha existência, e consumir ilusões e crenças de que somos sustentáculo, da identidade, do nome, do título, da profissão e tudo o mais que seja capaz de levar a esperança vazia de ser humano, de ser Deus.

 

Leia também: Simone de Beauvoir: o que é ser mulher?

 

Dihitt

+ sobre o tema

Ascensão econômica desde 2003 não modifica valores políticos, diz pesquisa

Estudo mostra que população associa ganhos dos últimos 10...

Marcos Coimbra: O “povão” e a nova maneira de avaliar os candidatos

Por Marcos Coimbra, no Correio Braziliense   A...

5 coisas que você deve saber antes de considerar ir morar no exterior

Outro dia compartilhei um texto no Facebook no qual...

Campanha Justiça por Miguel recebe apoio de artistas

Nesta quarta-feira (2), artistas, militantes, ativistas, advogados e familiares...

para lembrar

Giovana Xavier: ‘Se quero definir-me, sou obrigada inicialmente a declarar: Sou uma mulher NEGRA’

A convite do projeto Celina, historiadora escreve carta à...

“Mulheres não são chimpanzés”, diz Elisabeth Badinter

A filósofa francesa Elisabeth Badinter entrou para o movimento...

Tereza Ferraz e Simone de Beauvoir

Queridas amigas Ha algum tempo me afastei da militancia feminista,...

Quem tem medo de Simone de Beauvoir?

|O segundo sexo | Clássico da literatura que abriu frentes para discussões e avanços sociais relativos às mulheres celebra 70 anos Por Camila Holanda, Do...

Isabela Reis: É impossível construir um futuro sem conhecer o passado, sem reverenciar a ancestralidade

A convite do projeto Celina, jornalista escreve carta à filósofa francesa, refletindo sobre a atualidade de "O segundo Sexo" 70 anos depois de seu...

Giovana Xavier: ‘Se quero definir-me, sou obrigada inicialmente a declarar: Sou uma mulher NEGRA’

A convite do projeto Celina, historiadora escreve carta à filósofa francesa, refletindo sobre a atualidade de"O segundo Sexo" 70 anos depois de seu lançamento Giovana...
-+=