Ampliando a Agenda: Por Helio Santos

Estão marcados para o próximo dia 12 (domingo que vem) novos protestos e, ao que tudo indica, a agenda continua a mesma: contra a corrupção, contra a estagnação econômica e tendo a presidenta Dilma Rousseff no centro das insatisfações.

Por Helio Santos Do Brasil de Carne e Osso

Vou propor aqui hoje que ampliemos essa agenda, tanto no conteúdo dos temas quanto na profundidade do que já vem sendo posto. Quanto à insatisfação, é um direito de todas e todos manifestá-la livremente.

A corrupção precisa ser vista em toda a sua largueza. Não se trata apenas de empreiteiras que pagam propinas para vender obras superfaturadas A maior parte do roubo diz respeito à sonegação de impostos; utilizando muitas vezes da remessa ilegal de dinheiro para paraísos fiscais – os brasileiros endinheirados têm verdadeira paixão por esse tipo de falcatrua. A operação Zelotes da Polícia Federal começa a iluminar um túnel quase sem fim: mais uma vez, grandes empresas causando prejuízo ao tesouro nacional; desta vez mais de 6 bilhões de reais – isso significa 3 vezes o valor das perdas da Operação Lava Jato que investiga a Petrobrás!

 

Um pai de família, morador da periferia brasileira, paga impostos em quase todos os bens e serviços que consome: no alimento que compra, sempre buscando as ofertas mais baratas, no material escolar para seus filhos que paga às duras penas em virtude do alto preço, na conta de luz e nos remédios que adquire para a sua mãe; já com a saúde combalida. Em todos esses itens os impostos já estão incluídos nos preços. Este nosso pai de família não tem como sonegar mesmo se quisesse.

Leia também: As ideias fora do lugar

A sonegação, leitora e leitor, ocorre no momento em que esses impostos deveriam ser recolhidos pelas empresas aos cofres públicos; “recolhidos” porque já foram devidamente pagos por quem comprou bens ou serviços, produzidos ou revendidos por essas mesmas organizações. A união, os estados e os municípios não recebem o bolo tributário que seria rateado entre as três esferas da federação. Resultado: o nosso contribuinte forçado e sua família empobrecem ainda mais. O roubo a que me referi atinge precipuamente a esse tipo de “gente diferenciada”. A escola infantil da filha mais nova daquele brasileiro humilde não virá, assim como não veio para os seus irmãos já adolescentes. A educação infantil para aquela criança continuará apenas como um direito “plasmado na constituição” – como diriam advogados ladinos, sempre prontos a livrar a cara de ladrões contumazes, que assaltam o país impunemente desde sempre.

A Procuradoria da Fazenda até criou uma ferramenta para medir a sonegação fiscal: o “Sonegômetro”. Acredita-se que em 2014 cerca de 500 bilhões de reais deixaram de ser recolhidos aos cofres públicos. Leitora/leitor, você tem uma ideia do se poderia fazer com essa dinheirama toda, se esses recursos fossem investidos adequadamente na educação destinada aos filhos dos pais de famílias, que pagam todos seus impostos indiretamente em quase tudo aquilo que consomem?

Parte dessa resposta vamos comentar no artigo do meio da semana.

A agenda do dia 12 precisa “segurar” esse pleito: “Pelo fim da sonegação endêmica”; “Por uma educação fundamental pública de excelência”; “Pelo fim do roubo aos mais pobres”.

Nessa direção, sugiro inserir nessa agenda a igualdade de oportunidades em todas os setores em que a vida flui: na educação, no atendimento à saúde (o que deverá incluir serviços odontológicos), no mercado de trabalho, na mídia e em todos os espaços em que a cidadania se manifesta. Essa “igualdade” aventada aqui – é claro – trabalha com a ideia de equidade. Não devemos nos esquecer: nada mais desigual do que tratar a todos igualmente.

Nessa nova perspectiva dos protestos, a agenda do dia 12 deve “segurar” também mais esse pleito: “Pela igualdade de oportunidades para negros e mulheres”; “Por um Brasil que valorize as diferenças”; “Pelos direitos da empregada doméstica”; “Pela criminalização da homofobia”; e por esse caminho pode-se pensar em outros subtemas preciosos. Se as manifestações não abraçarem de bom grado esse alargamento da agenda, que vai na direção da real integração do gigante Brasil, ficará escancarado o seu justo tamanho. Não adianta simular um discurso moderno, mas distante da modernidade. Se isto de fato ocorrer, vai ficar muito parecido com o discurso dos bispos fundamentalistas e ladrões que se animam falando do Cristo de papel da bíblia, mas que borram de medo toda vez que se deparam com a ação do Cristo, que é amor e solidariedade sem limites.

Se organizem em suas cidades para se manifestar, lembrando que “ampliar a agenda” é buscar uma mudança nos costumes do nosso país – uma revolução cultural pela cidadania de todos de fato e não um fantoche de ressentidos sem lastro com o Brasil real. No outro artigo do meio da semana (dia 9), vamos apresentar mais tópicos para a agenda inclusiva do dia 12. Sugestões são bem vindas. Até lá.

+ sobre o tema

Tribunais são enviesados contra mulheres e negros e não fazem justiça, diz advogada da OAB

Os Tribunais de Justiça são enviesados e, por isso,...

Em 2025 comemoraremos as mudanças que começam aqui e agora

Em 2025 comemoraremos a primeira década de significativa redução...

O silêncio da mídia diante da denúncia de golpe do fotógrafo brasileiro ganhador do Pulitzer

Dez dias atrás, o fotógrafo Mauricio Lima foi festejado pelos grandes meios...

para lembrar

Por 8 votos a 3, STF proíbe doações de empresas a políticos

Depois de um ano e nove meses, o STF...

O Que Fazer Pela Equidade Racial Hoje – Artigo III

O Brasil tem uma desigualdade renitente porque não deseja...

Operação conjunta busca prender 24 PMs suspeitos de corrupção no Rio

Um dos detidos é o terceiro oficial na hierarquia...

Cai o terceiro ministro de Temer: Osório, da AGU

Demissão de Fábio Medina Osório, nomeado para a Advocacia-Geral...

A democracia corroída por dentro

Está evidente que a democracia é um regime político que pode ser corroído por dentro.A celeridade no avanço da chamada minirreforma eleitoral é um exemplo. Numa...

Os recados dos intelectuais negros para o BNDES

Os participantes do painel "Capital a serviço da Diversidade" deram diversos recados para o BNDES sobre como conseguir fazer a diferença para a equidade...

Eleitor negro brasileiro é o único que elege seus inimigos, diz ativista Hélio Santos

"O eleitor negro brasileiro é o único que elege os seus inimigos. E isso não é uma força de expressão", afirma Hélio Santos, um dos...
-+=